• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra como sair da estagnação profissional

Quando você começa a se sentir desmotivado, sem rumo, vivendo no automático e não consegue pensar em nenhuma conquista significativa, pode ser que esteja sofrendo com a estagnação profissional. 

Mas não se preocupe. Esse sentimento de carreira paralisada é comum e vamos ajudar você a sair dele com algumas dicas. Confira!

Como lidar com a estagnação profissional?

Antes de tudo, o primeiro passo para lidar com a estagnação profissional é assumir que está vivendo este momento. O reconhecimento é fundamental para que você possa, então, buscar formas de sair dessa situação. 

Veja as dicas que separamos para acabar de vez com o problema em sua vida:

Busque inovação

Pense no que mais te dá prazer dentro do ambiente de trabalho. Algum cliente ou projeto em específico? Alguma área te parece mais interessante? 

Tente encontrar formas de fazer algo diferente. Você pode investir em um curso para, até mesmo, mudar de função, área ou profissão. Ou então apenas buscar algo que te torne apto a realizar determinadas tarefas que goste mais. 

Repense suas expectativas

Coloque no papel quais eram suas expectativas e metas para alcançar naquele ano ou naquela empresa. Verifique se cumpriu todas, quais mudaram e quais foram esquecidas. 

Veja se alguma te enche os olhos e te faz sentir aquela motivação que está faltando. Caso tenha uma resposta positiva para alguma delas, faça de tudo para alcançá-la. Esse será seu novo propósito profissional!

Já se não encontrar nenhuma, é hora de redefinir os planos!

Foque nos pontos positivos

Ter uma visão pessimista só irá te levar a aumentar sua estagnação profissional. Isso porque não há quem sinta motivação ao ver apenas erros e resultados negativos acontecendo. 

Por isso, é importante se apegar no que está dando certo. Verifique o que você está fazendo e tente aplicar as mesmas táticas no que não está indo tão bem. Use suas qualidades ao seu favor e tente encaixá-las em tudo o que você faz no dia a dia. 

Isso também ajudará a se livrar da autossabotagem

Faça listas

Listar suas conquistas, pontos fortes, objetivos e pontos de melhoria ajudam a visualizar tudo o que está acontecendo em sua volta. Além disso, você concretiza as coisas de forma que possa reler e se lembrar delas. 

Isso será um exercício que ajudará a te manter focado e ter uma visão melhor sobre o quanto você é capaz de fazer algo!

Arrisque!

Não tenha medo e arrisque! Se você tem o desejo de mudar, faça isso acontecer. Tenha um planejamento e foque para conseguir realizá-lo. Mostre suas novas ideias e crie coisas que façam você se sentir bem. 

Coloque essas dicas em prática para se livrar da estagnação profissional e busque o melhor caminho! Se o que você procura é mais conhecimento, uma solução é se especializar e buscar uma Pós-Graduação. O Descomplica oferece cursos nas áreas de Gestão, Marketing, Tecnologia, Educação, Direito e Engenharia.

Gostou do conteúdo? Leia mais artigos como este no Tudo Sobre Pós