• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra aqui o que faz o profissional formado em Ciências Contábeis

Há muitas faculdades disponíveis e fica difícil escolher a carreira ideal pra você, não é? A gente sabe que bate uma dúvida tremenda no momento de escolher o curso de graduação, mas, se você tem aquele crushzinho por Ciências Contábeis, vale a pena entender o que faz um profissional dessa área!

Ciências Contábeis é uma área bastante promissora e cheia de oportunidades. Entretanto, é fundamental gostar de cálculos, ser disciplinado e ter interesse em leis e regulamentações. 

Acha que essa é sua praia? Então vem com a gente que te contamos o que faz um profissional formado em Ciências Contábeis!

O que faz um profissional de Ciências Contábeis

Antes de prestar vestibular para um curso e se matricular, é importante entender a estrutura do curso, matérias estudadas, campo de atuação depois de formado, perfil do profissional, possibilidades de especialização e como obter sucesso na área.

Quem se forma em Ciências Contábeis pode trabalhar tanto no setor público quanto privado. Ele administra, acompanha e gere as contas de uma organização. É sua responsabilidade registrar despesas, receitas e lucros, fazendo declarações e adequando a empresa a normas e leis fiscais e tributárias.  

Um contador precisa estar atento a prazos e regulamentações, pois é esse profissional que controle e registra as atividades de fluxo de caixa, incluindo tributos, pagamentos e cobranças. Ele deve, ainda, analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais para planejar e executar ações financeiras.

Sua atuação pode ser tanto ampla quanto pontual, em determinadas atividades. A excelência de seu trabalho é determinante para o alcance das metas da corporação e, por isso, esse profissional tem alto grau de responsabilidade

Qual é o perfil de um bom profissional de Ciências Contábeis

É preciso ter afinidade com números para ser um bom contador, mas não é só isso. O perfil de um profissional formado nessa área envolve capacidades interpessoais e de comunicação, bem como competência analítica e facilidade de organização.

Outras habilidades bastante valorizadas nesse profissional são:

  • Raciocínio rápido
  • Capacidade de fazer projeções como base no cenário econômico
  • Planejamento de ações
  • Habilidade de lidar com investimentos
  • Facilidade para otimizar Gastos
  • Pensar em alternativas para aumentar a rentabilidade
  • Manejar demonstrativos contábeis 

Durante o curso de Ciências Contábeis, o futuro profissional se depara com matérias que o ajudam a ter uma visão global e dinâmica sobre contextos econômicos e financeiros. 

Por isso, a grade curricular de Contabilidade é bastante abrangente e mescla elementos de áreas como Administração, Engenharia, Economia, Sociologia e Direito, além de matérias básicas que apoiam o desenvolvimento acadêmico do estudante.

Entre as disciplinas básicas que compõem o currículo do curso estão: 

  • Língua Portuguesa, 
  • Fundamentos da Matemática, 
  • Iniciação à Filosofia, 
  • Estatística Básica, 
  • Inglês Instrumental, 
  • Técnicas de Interpretação de Texto e Redação, 
  • Introdução à Administração,
  • Introdução ao Estudo do Direito

Além disso, o curso pode incorporar outras disciplinas em sua grade, como Teoria Econômica, Matemática Financeira, Economia Brasileira, Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, Sociologia das Organizações e Ética Profissional.

Onde o contador pode trabalhar depois de formado

Um profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar em diversas esferas, com destaque para análise contábil e a análise tributária, ou fiscal. Na primeira, ele compara e interpreta os índices financeiros de uma corporação. Na segunda, realiza procedimentos de apuração e conciliação de geração de tributos de uma instituição.

O contador também pode atuar na perícia contábil e auditoria contábil. A perícia é uma confecção de laudos contábeis, cuja contratação pode ser feita pelas partes ou pelo juiz, para casos que tramitam na Justiça.

Na auditoria, é feito um exame das operações efetuadas em uma entidade para apurar a exatidão dos demonstrativos contábeis. Depois, o contador emite um parecer sobre eles.

O contador pode, ainda, trabalhar com atividades de consultoria, controladoria e fiscalização contábil. Além disso, pode trabalhar com ensino, se fizer cursos de pós-graduação. Graduados em Ciências Contábeis também podem ter seu próprio negócio, atuando em escritórios que prestam serviços relacionados à área.

No serviço público também existem muitas oportunidades para contadores. Ele encontra postos em áreas de prefeituras, universidades, bancos, ministérios, Receita Federal, etc.

Como você pôde ver, há inúmeras possibilidades para quem se forma em Ciências Contábeis. Quer fazer parte dessa história? Conheça a faculdade de Ciências Contábeis do Descomplica!

Nossos cursos são online, flexíveis e com os melhores professores! Ah! E temos nota máxima no MEC!