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Os principais desafios da Gestão de Pessoas: como encontrar as soluções?

Com os ambientes corporativos se modernizando cada vez mais depressa, é natural que os desafios da gestão de pessoas acompanhem esse ritmo acelerado.

Atualmente, com o trabalho remoto se apresentando como uma necessidade, a questão se torna ainda mais central. Tanto pro setor de recursos humanos quanto pros líderes da empresa, o tópico merece uma atenção particular.

Mas você sabe quais são esses desafios que o setor apresenta hoje? É isso que a gente vai apresentar aqui. Além disso, também vamos mostrar as soluções pra cada um deles.

Se interessou pelo tema? Então, acompanhe a leitura!

Os principais desafios da gestão de pessoas

Seja no trabalho presencial ou a distância, os desafios neste campo continuam bem parecidos. Nesse contexto, a gente consegue identificar três principais:

  • engajamento e produtividade da equipe;
  • clima organizacional saudável;
  • desenvolvimento dos colaboradores.

Pra lidar com esses pontos, a equipe de gestão de pessoas precisa trabalhar bem as questões micro e macro da organização. Isso porque, embora cada um seja uma situação individual, eles se relacionam.

Assim, é preciso entender cada desafio como sendo único pra encontrar soluções pro todo.

Manter a equipe produtiva e engajada

Conseguir manter toda uma equipe entrosada e produzindo bem sempre foi um desafio. Hoje, com o home office sendo uma realidade, isso é ainda mais complexo.

Nem sempre é fácil conseguir que os colaboradores estejam entusiasmados com o trabalho cotidiano. Pra resolver essa questão, é interessante que o time de gestão de pessoas tenha estratégias que mantenham os setores na mesma página. 

Uma cultura de feedbacks honestos e transparentes com os líderes, por exemplo, funciona muito bem. Com eles, os funcionários podem saber se estão fazendo um bom trabalho e onde podem se dedicar mais.

Criar um clima organizacional saudável

Uma equipe que não consegue se entender, dificilmente vai conseguir estabelecer um ambiente saudável pro trabalho. Por isso, uma boa orientação pra resolução de conflitos também é fundamental.

Tanto no trabalho presencial quanto no remoto, é preciso que a política de boa convivência prevaleça.

Um ecossistema de trabalho agradável e colaborativo é um ponto crucial pro crescimento da empresa e crescimento dos funcionários.

Garantir o desenvolvimento dos colaboradores

As relações de trabalho estão sempre passando por mudanças. Assim, é importante que a equipe esteja sempre atualizada.

Por isso, é fundamental que os colaboradores tenham acesso a programas de capacitação para responderem bem às demandas do mercado e fazerem um trabalho ainda melhor.

Um plano de carreiras, que apresente possibilidades de crescimento dentro da empresa, também é imprescindível.

As principais estratégias para ter sucesso

Como a gente disse no começo do artigo, cada um dos desafios apresenta suas próprias características. No entanto, eles integram uma mesma estrutura, com as soluções se relacionando entre si.

Dentro do escritório, no home office ou em qualquer lugar que seja, a equipe precisa estar sempre na mesma página. Portanto, é importante focar sempre em:

  • diálogo;
  • transparência;
  • liderança.

Os desafios da gestão de pessoas nunca vão ser fáceis. Entretanto, com as estratégias certas, é sempre possível encontrar soluções. Se você gostou do tema, conheça o MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching da Faculdade Descomplica.