• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como superar os desafios da educação em tempos de pandemia?

Desde abril de 2020, a realidade de todo mundo mudou com o surgimento do novo coronavírus. São vários obstáculos a mais e você, estudante, deve ter notado os novos desafios da educação em tempos de pandemia.

Pra quem ainda precisa lidar com a decisão de qual faculdade fazer, o cenário é bem complicado. Por isso, a gente resolveu ajudar você com isso!

3 dicas valiosas de como superar os desafios da educação em tempos de pandemia

Ok, o cenário atual não é dos melhores, mas você não vai desistir dos seus estudos, dos seus sonhos, por isso, vai?

Confira a seguir os 3 principais desafios da educação em tempos de pandemia e como superar cada um deles.

1. Se sente só? Use a tecnologia a seu favor!

O isolamento físico, além de proteger o próximo e a si mesmo, também traz alguns efeitos colaterais bem chatinhos. Como, por exemplo, a sensação de estar só.

Você sente falta dos amigos, como se vocês não se falassem a séculos, né? Não é só você que se sente assim nesse período de pandemia.

O cenário em que a gente vive agora exige, mais ainda, uma característica essencial de qualquer ser humano: a comunicação

Graças à tecnologia, você pode se comunicar com qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Você pode e deve usar isso a seu favor!

A saudade apertou e bateu aquela vontade de ver os amigos? Marca uma call com a galera! Estudar e interagir em grupos online vai ser ótimo, tanto pro seu desempenho nos estudos quanto pra sua saúde mental.

2. Repita com a gente: “o EaD é meu aliado”

Pra você que curtia a educação presencial, mudar pro estudo a distância deve ser difícil. Mas difícil não é sinônimo de impossível, certo?

A gente entende as suas dificuldades, afinal, são modelos de ensino diferentes e se adaptar nem sempre é fácil. Mas dá pra resolver fácil!

O primeiro passo pra superar esse desafio é ver que EaD não é um bicho de sete cabeças, aliás, pode ser uma libertação pra você. 

Ter horários flexíveis e poder estudar de onde quiser vão te dar mais tempo pra focar em outras atividades e habilidades.

Além disso, o estudo online exige comprometimento. Ou seja, esse modelo de ensino pode te ajudar a ser aquela pessoa resiliente e independente que você quer tanto se tornar.

3. Use e abuse dos seus materiais de estudo!

Uma das coisas mais comuns no estudo online é o material extra que seus professores recomendam.

A gente sabe que, às vezes, bate aquele desânimo pra pegar esse material e estudar um pouquinho mais. Mas, confie no seu professor e acompanhe as indicações, afinal, ele é o especialista em educação e sabe quais materiais podem realmente te ajudar.

Dicas bônus para superar os desafios da educação em tempos de pandemia

Existem outras dicas bem simples que podem ajudar você a superar os desafios da educação em tempos de pandemia:

  • use aplicativos: são ótimos pra monitorar sua rotina de estudos! Use agendas virtuais pra não esquecer das aulas online, por exemplo;
  • procure outras formas de aprender: não entendeu muito da aula? Sem problema, isso é normal e você não precisa se prender só no conteúdo das aulas. Baixar e-books e acompanhar playlists, por exemplo, podem ajudar bastante.
  • tenha certeza de que escolheu a instituição certa: é importante que você se adapte ao novo modelo de ensino, mas a instituição em que você estuda tem que dar o exemplo. Fique de olho!

Pro Descomplica, o “novo normal” não tem nada de novo, afinal, a gente já nasceu no digital. Escolha a sua graduação no Desco e estude com quem realmente entende de ensino online!