• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a importância dos custos de produção para a gestão empresarial?

Pra que o processo de produção seja desenvolvido de maneira eficiente, é preciso estabelecer parâmetros que possam fornecer informações confiáveis sobre todo o procedimento. Portanto, o modo mais correto de conseguir isso é o acompanhamento dos custos de produção.

Diante dessa perspectiva, é fundamental que os gestores e tomadores de decisão possam definir esses parâmetros com o intuito de não somente melhorar todo o processo atualmente, como também de aperfeiçoar toda a produção ao longo do tempo.

Neste artigo, a gente vai falar sobre a definição dos custos de produção e quais deles têm o maior impacto sobre o gerenciamento dos recursos que são colocados pra linha produtiva. Acompanhe!

Afinal, o que são os custos de produção?

Afinal, o que são os custos de produção?

A definição mais abrangente diz que os custos de produção são todos os valores financeiros que custeiam de maneira direta e indireta a linha de produção como um todo.

Esses valores não se limitam apenas a valores presentes, mas também a valores futuros, como a depreciação de insumos, fábrica e maquinários. É preciso estar atento a estes valores futuros pra que o cálculo sobre os custos de produção seja feito de maneira correta sem ocorrerem prejuízos à empresa.

Centro de custo: Insumo

Centro de custo: Insumo

O principal custo que incide sobre a produção são os valores dos insumos. Pra toda e qualquer linha produtiva é preciso matéria-prima pra desenvolver qualquer tipo de produto acabado.

Esse custo vai pesar diretamente sobre a linha de produção, fazendo com que o seu cálculo seja feito de maneira mais simples e objetivo possível. Em função disso, a definição desse gasto no nível de gestão se faz de maneira direta sem maiores detalhes.

Centro de custo: Mão de Obra

Centro de custo: Mão de Obra

Um dos custos com maior importância dentro da produção é a mão de obra. Esse tipo de custo pode ser definido de maneira direta, ou seja, funcionários e colaboradores que participam diretamente da produção, como também de maneira indireta, com trabalhadores que não tem uma função direta, mas que são essenciais pra linha produtiva.

Pros gestores e tomadores de decisão, a definição sobre os gastos não acaba se tornando tão complexa. Trabalhadores envolvidos de maneira direta terão seus encargos trabalhistas envolvidos diretamente com a produção.

Já aqueles que trabalham de maneira indireta, poderão, sim, estar atrelados à linha produtiva, ser alocados pra custos operacionais ou, até mesmo, administrativos. Fica a cargo da diretoria fazer a melhor escolha pro melhor desempenho do controle de custos.

Centro de custo: Depreciação

Centro de custo: Depreciação

Um dos custos mais difíceis de definir na linha de produção é a depreciação que incide sobre todo o processo. A depreciação pode ocorrer de duas maneiras recorrentes (contábil e financeira) e devem ser levadas em consideração pra que a gestão de custos seja feita da melhor maneira possível.

Essa definição precisa estar alinhada com os objetivos de produção da empresa e precisa estar de acordo com a visão da diretoria executiva e com os conceitos técnicos financeiros e contábeis vigentes.

Após a determinação da depreciação, fica a cargo da área contábil e financeira acompanhar toda a evolução dos custos e reportar isso aos diretores e tomadores de decisão pra poder avaliar qual seria a melhor conduta a ser assumida.

Sendo assim, a gente pode concluir que os custos de produção são de vital importância pra uma gestão eficiente dos recursos financeiros de um empreendimento.

A gente definiu o que seriam os custos de produção e como eles podem afetar a linha produtiva de maneira abrangente. Além disso, a gente falou sobre os principais custos de produção: insumo, mão de obra e depreciação.

Pra um entendimento mais completo sobre os custos de produção e o gerenciamento de produção otimizado, é recomendável estudar muito sobre o assunto. Escolher uma graduação que possa fornecer o melhor conteúdo é o ideal.

Portanto, acesse a Faculdade Descomplica e tenha o melhor desenvolvimento profissional pra sua carreira.