• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vale a pena fazer cursos rápidos online? Descubra!

Quando o assunto é mercado de trabalho e qualificação, não dá pra contar apenas com a sorte. É bom aproveitar qualquer tempo livre pra turbinar o currículo e fazer alguns cursos rápidos online, por exemplo.

Esses cursos livres, além de práticos, ajudam bastante a complementar sua formação, sabia? Isso porque trazem detalhes que nem sempre a gente consegue com uma lupa durante a faculdade ou a pós-graduação.

Se você está pensando em dar aquela valorizada nas suas competências pra progredir na carreira, fique de olho neste post. A gente vai falar muita coisa bacana sobre cursos rápidos online. Continue a leitura!

O que são cursos rápidos online?

O que são cursos rápidos online?

Também conhecidos como cursos livres em alguns casos, esses cursos rápidos online são uma forma prática de aprender assuntos específicos, que complementam determinada formação.

Diferentemente de uma graduação, que costuma durar de 2 a 4 anos, os cursos rápidos conseguem passar o que pretendem em pouco tempo. Ao final, a pessoa recebe uma certificação, normalmente com as horas utilizadas.

Os cursos rápidos que são ofertados 100% online também permitem que você organize melhor sua agenda e rotina de estudos. Eles são planejados a partir de alguns objetivos gerais e específicos.

Exemplo? O conteúdo de um curso rápido online pode girar em torno de alguma competência que precisa ser trabalhada. Também pode ser sobre algum problema que mereça ser solucionado ou outro assunto central.

Por que esse tipo de curso está em alta?

Por que esse tipo de curso está em alta?

A gente nem precisa dizer que a pandemia ajudou a popularizar os cursos rápidos online, né? Afinal de contas, a educação a distância tem sido uma verdadeira mãe pra maioria das pessoas continuarem os estudos.

Mas não é só por isso. Os cursos rápidos online viraram uma tendência porque o mercado viu alguns benefícios neles. A gente pode citar a crescente procura por profissionais com boas soft skills e hard skills, que podem ser aperfeiçoadas por meio desses cursos.

Quais são as vantagens dos cursos rápidos online?

Quais são as vantagens dos cursos rápidos online?

Além do que a gente mostrou até aqui, dá pra elencar várias vantagens interessantes. Quer ver só? A seguir, conheça os maiores benefícios de quem escolhe fazer cursos rápidos online!

Economia de tempo e dinheiro

Quando o curso é online, você não precisa se deslocar no trânsito. Já parou pra pensar na tremenda economia de tempo? E, com ela, você também poupa suas finanças, porque para de gastar com transporte, gasolina e alimentação fora de casa.

Agora, quando o curso online também é rápido, você consegue otimizar seus estudos e currículo sem esperar meses ou anos. Pra você ter ideia, aqui no Descomplica, os cursos livres têm carga horária mínima de 6 horas, podendo chegar a 40 horas.

Flexibilidade

Seu melhor rendimento é durante o dia ou à noite? O trabalho não te deixa estudar como queria? Não tem problema, porque os cursos rápidos online foram feitos justamente pra você.

Uma das maiores vantagens desses cursos é a possibilidade de estudar onde e quando quiser. Então, dá pra você encaixar algumas aulas aqui e ali, sem comprometer toda a agenda da semana.

Muita gente deixa pra estudar à noite, depois do trabalho, ou nos fins de semana. Não importa a hora ou o lugar. O importante mesmo é que, com a flexibilidade dos cursos rápidos online, você estuda sem comprometer o sucesso profissional.

Isso sem falar da facilidade de ter todo o material que precisa online. Já parou pra pensar quantas árvores os estudantes de cursos rápidos online já salvaram? Brincadeiras à parte, essa migração dos materiais pra nuvem é prática e sustentável.

Comprovação dos estudos

Nada melhor que poder comprovar pro mundo que você fez um curso bacana! Quando ele é de qualidade e confiável, vai oferecer ao final um certificado ou diploma que ajuda bastante nisso.

O mercado de trabalho hoje valoriza muito isso, viu? Afinal de contas, quando um currículo apresenta certificações assim, mostra que a pessoa gosta de se manter atualizada em sua área. E essa é uma característica fundamental.

Interatividade e comunicação

Tudo o que você precisa fica disponível a qualquer momento, na ponta dos dedos. Bom demais, não é mesmo? Os cursos online são interativos e garantem uma absorção bem melhor do conteúdo, gerando maior produtividade.

Isso acontece porque você tem contato com o assunto de diferentes formas: áudios, slides, vídeos, fotos, infográficos, e-books e, claro, fóruns. Dá pra trocar ideia com colegas, tirar dúvidas com professores e até fazer networking. Tudo isso sem sair de casa, só com a telinha do seu celular ou computador ligada.

Como escolher um bom curso online?

Como escolher um bom curso online?

Pra ter todas as vantagens acima, você não pode também fazer qualquer curso rápido por aí. A internet está repleta de opções, principalmente agora, com a pandemia. Mas não dá pra perder tempo com cursos online duvidosos.

Então, como é que a gente sabe que está fazendo um curso bom? O primeiro passo é conferir a procedência de quem oferta a oportunidade. A marca é conhecida no mercado? As empresas valorizam suas certificações nos processos de seleção e recrutamento?

Os cursos livres do Desco, por exemplo, emitem certificados pela Faculdade Descomplica, que é nota máxima no MEC. Então, por mais que uma certificação de curso rápido online não seja legalmente validada pelo MEC (como ocorre com diplomas de graduação e pós-graduação), você sabe que ele vem de uma instituição séria e respeitada.

Os cursos rápidos online do Descomplica são montados pensando nas principais demandas do mercado de trabalho. Isso porque a gente conta com professores gabaritados, que sabem o que estão fazendo e do que estão falando! As videoaulas são exclusivas, com exercícios pra colocar em prática seu aprendizado.

Pra receber seu certificado, é só assistir a pelo menos 75% das videoaulas. Mas é muito importante fazer os exercícios e conferir os materiais de apoio, por mais que não sejam atividades de avaliação. Afinal, tudo isso ajuda a fixar o conteúdo, e isso é o mais importante no fim das contas, não é verdade?

Além dos cursos rápidos online, você também pode fazer uma ótima pós-graduação, no mesmo esquema e com as mesmas vantagens. Conheça os cursos da Pós Descomplica e comece a estudar hoje mesmo!