• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

10 dicas essenciais para uma boa convivência no trabalho

Conceitos como o respeito ao próximo, não julgar os demais e ser tolerante com as pessoas vêm de casa e são importantes pra uma boa convivência no trabalho. Este ambiente requer posturas assim pra que as ações em equipe funcionem.

O fato é que nem sempre as pessoas estão preparadas pra esse momento de convívio com tanta gente diferente. O excesso de competitividade de alguns, por exemplo, assusta — deixando qualquer um em uma situação de dúvida sobre como agir.

Pra te ajudar com isso, a gente preparou este artigo com 10 dicas essenciais pra uma boa convivência no trabalho. Confira!

1. Respeito acima de tudo

1. Respeito acima de tudo

Esse é o princípio básico pra toda e qualquer convivência no trabalho. Respeite os demais, independentemente do cargo que ocupam. Cumprimente as pessoas, agradeça e seja gentil.

2. Resolva conflitos diretamente com os colegas

Toda vez que algum assunto polêmico envolver o seu nome, não leve adiante pra outros colegas sem relação com o problema. Chame os envolvidos pra conversar de maneira cordial!

3. Fuja das rodinhas de fofoca

3. Fuja das rodinhas de fofoca

Fofocas e especulações não combinam com a boa convivência no ambiente de trabalho, pois alimentam sentimentos e atitudes ruins. Além disso, você perde o foco nas suas tarefas e pode se prejudicar.

4. Tenha cuidado com as brincadeiras

O excesso de convivência com as pessoas no ambiente de trabalho pode te levar a pensar que há liberdade pra brincar com os demais. O fato é que nem todo mundo gosta! Por esse motivo, tome cuidado, evite piadas de mau gosto e atitudes que desrespeitam as pessoas.

5. Evite barulhos e distrações

5. Evite barulhos e distrações

O ideal é realizar suas tarefas de modo discreto, pra não incomodar os colegas de trabalho. Use fones de ouvido quando tiver que escutar algum áudio e maneire no tom de voz durante as chamadas.

6. Não se esqueça da organização

O seu trabalho afeta diretamente o do próximo, pois em uma empresa tudo está conectado. Em síntese, mantenha suas tarefas e espaço organizados. Assim, qualquer colega tem fácil acesso a um documento quando precisar e você não estiver presente.

7. Aceite as diferenças

7. Aceite as diferenças

Cada pessoa tem particularidades e elas devem ser respeitadas. Gênero, orientação sexual, etnia, religião e outras características formam os indivíduos, portanto, você não tem o direito de excluir e discriminar.

8. Ofereça e peça ajuda aos demais

A boa convivência no trabalho requer relações cordiais com todos, ainda mais que as equipes, apesar de serem diferentes, trabalham pelo mesmo propósito. Por isso, ofereça e peça ajuda aos demais sempre que for necessário! 

9. Mantenha seus prazos em dia

9. Mantenha seus prazos em dia

Quando um dos seus prazos deixa de ser cumprido, isso acaba afetando a rotina de trabalho dos demais — sobretudo quem depende de você. Sendo assim, organize-se pra não provocar atrasos!

10. Promova um clima amistoso entre todos

Sorria! Dê bom dia! Pergunte se as pessoas estão bem ou se precisam de algo! Lembre-se de que o ambiente de trabalho é o espaço onde você passa a maior parte do dia. Portanto, precisa ser leve, gostoso e produtivo.

Com estas dicas, você promoverá uma boa convivência no trabalho e estimulará ações positivas pra conquistar resultados, alcançar metas e realizar objetivos pessoais e em equipe!

Dica extra! Adquirindo novos conhecimentos, você pode contribuir ainda mais pra sua carreira e lugar onde estiver trabalhando. Dá uma olhada nos cursos de pós-graduação da Pós Descomplica e estude na maior plataforma de ensino online do Brasil!