• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como trabalhar de home office: guia definitivo

Trabalhar de home office sempre foi uma possibilidade para algumas empresas do mundo. Mas para a prevenção do contágio do Coronavírus, o Ministério da Saúde passou a recomendar fortemente que as pessoas ficassem em casa. Ao mesmo tempo, a vida não para e para continuar oferecendo serviços importantes como a Educação, a solução foi transformar o dia a dia no escritório e trazê-lo para o conforto do lar.

Embora pareça simples, milhares de brasileiros podem nunca ter trabalhado em outro local que não fosse o espaço físico da empresa e aí surgem muitas perguntas: Como trabalhar de home office? Vou me sentir sozinho(a)? Como irei explicar minhas dúvidas para os colegas? A gente reuniu uma série de dicas em conteúdo gratuito para te ajudar a entender como trabalhar sem sair de casa.

👩‍💻 CURSO GRÁTIS – APRENDA A TRABALHAR E ESTUDAR DE CASA👩‍💻

Quer saber como fazer o trabalho remoto e ainda mandar super bem com a sua equipe? Confere aqui embaixo esse guia que montamos para você.

O que significa home office?

Home office é uma expressão em inglês que pode ser simplesmente traduzida por trabalho em casa. Além de estar no ambiente que foi escolhido para ser a sua residência – ou seja, é tudo arrumado, organizado e decorado do jeito que você sempre quis.

Existem muitos motivos para se manter em casa. Hoje, vivemos um momento raro, em que todo o mundo está se mobilizando para impedir que o COVID-19 se espalhe para pessoas que estão no grupo de risco, ou seja, pessoas idosas e/ou com doenças crônicas. Mas essa modalidade de trabalho também traz vantagens para trabalhadores e empresas.

À primeira vista, esse momento pode ser difícil, por isso, criamos uma série de conteúdos que te ajudam a entender de que maneira você pode aprender a trabalhar sem sair de casa. Clique aqui e conheça nosso curso gratuito!

E se ainda te parece difícil fazer o home office, a gente garante que manter a produtividade é mais fácil do que você imagina. Vem conferir como continuar produzindo mais e melhor nesse período!

📱 BAIXE O EBOOK -10 APPS PARA SER MAIS PRODUTIVO 📱

Vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa oferece muitos benefícios. Confira!

Existem muitos motivos para se manter em casa. Hoje, vivemos um momento raro, em que todo o mundo está se mobilizando para impedir que o COVID-19 se espalhe para pessoas que estão no grupo de risco, ou seja,pessoas idosas e/ou com doenças crônicas.

Mas existem um movimento que defende o home office por diversos razões como os engarrafamentos e o trânsito intenso em grandes cidades. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas demoram cerca de duas horas para chegar ao local de trabalho, segundo estudo da Firjan, elaborado em 2015. O trabalho em casa possibilita estar menos tempo no transporte público e consequentemente, tendo mais qualidade de vida.

Outra razão forte para realizar tarefas profissionais sem sair do lar é aumento de produtividade. Uma empresa chinesa da área de Turismo, a CTrip, indicou que adotaram o trabalho remoto, os colaboradores mostraram ser 13% mais produtivos. A empresa saiu ganhando também em receita. A análise mostrou que o lucro aumentou 22% – graças a economia no escritório e ao acréscimo nas vendas. 

Isto é: os porquês para ficar em casa são muitos! E com mais tempo longe do trânsito você pode investir até mesmo no seu aperfeiçoamento profissional, começando quem sabe, uma Pós-Graduação ou até mesmo um curso livre. Inclusive se você já está interessado em fazer uma especialização em Educação, Direito, Gestão, Tecnologia, Engenharia e Marketing.

Como fazer home office  e mandar bem no dia a dia de trabalho

Algumas organizações já permitem que funcionários trabalhem de casa, justamente por entenderem que esse é um movimento cada vez mais forte ao redor do mundo. E quem afirma é a Agência WGSN, uma das principais caçadoras de tendências do mundo.

Por isso, hoje já se sabe que há várias técnicas para fazer com que o home office seja produtivo. Veja as nossas dicas

1. Crie um ambiente de trabalho

É muito importante que você tenha um espaço dedicado ao seu dia a dia de trabalho. Pode parecer bobeira, mas ter um local específico para as suas atividades garante que aquele se torne realmente o ambiente em que você estará 100% focado nas entregas profissionais. Dê preferência a trabalhar em uma bancada espaçosa, para que possa deixar à vista tudo o que costuma usar no escritório, como cadernos para anotações ou ainda post-its. 

E lembre-se uma cadeira confortável é fundamental. Afinal, serão muitas horas por dia em um mesmo lugar. É muito importante que você tenha um espaço dedicado ao seu dia a dia de trabalho. Pode parecer bobeira, mas ter um local específico para as suas atividades garante que aquele se torne realmente o ambiente em que você estará 100% focado nas entregas profissionais. 

Dê preferência a trabalhar em uma bancada espaçosa, para que possa deixar à vista tudo o que costuma usar no escritório, como cadernos para anotações ou ainda post-its. E lembre-se uma cadeira confortável é fundamental. Afinal, serão muitas horas por dia em um mesmo lugar.

2. Elimine distrações

Não estamos dizendo que você não pode fazer uma pausa  – inclusive deve fazer -, mas o ideal é evitar que esses intervalos sejam constantes ou sem relação com as suas tarefas. Elas podem tirar seu foco e fazer com que o retorno ao momento de plena concentração. 

Por isso, nossa dica é evitar o uso de redes sociais ou aplicativos de streaming de séries e filmes (deixar a tela em segundo plano passando aquele seu filme favorito pode não ser a melhor das opções).

3. Comunique-se

Estar em casa é não sinônimo de estar sozinho. Fazer home office é algo que exige esforço de comunicação. Seja por Slack, Skype, Telegram, Whatsapp, ou qualquer outro aplicativo de mensagens, o trabalhador remoto deve utilizar a tecnologia a seu favor. A nossa #dica é permanecer online ao longo da jornada de trabalho. E claro, se desconectar quando a carga horária estipulada para o seu dia já tiver terminado. Assim, você estabelece também um limite para o período em que você recebe demandas. 

4. Organize suas prioridades

Se mesmo com todo o esforço de eliminar distrações, se tornar difícil determinar quais tarefas você precisa finalizar primeiro ou ainda quais são as mais importantes. Sendo assim,  o truque é logo no começo do dia criar uma lista de prioridades e ir riscando aquilo o que foi terminado. Além de ser uma ótima motivação, dá uma sensação de alívio ver que mais uma atividade foi entregue.

Vale evitar deixar o email o dia inteiro conectado ou outros apps que tirem sua atenção quando houver alguma entrega mais prioritária ou quando surgirem imprevistos.

5. Respeite ao máximo a sua jornada de trabalho

É muito importante estabelecer um período de trabalho. Independente se você é freelancer, se é CLT ou contratado para jornada intermitente, vale criar uma rotina. Ela vai te ajudar a criar o hábito de atuar naquele período visando um ato profissional. 

Outra grande vantagem de criar um momento fixo para trabalhar é que, com isso, se impede de fazer horas extras e criar gatilhos de estresse e problemas na saúde mental.

Curtiu o post? Tem muito mais aqui no Tudo sobre Pós!