• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como trabalhar com marketing digital mesmo sem formação?

Muitas pessoas acreditam que para trabalhar com marketing digital é preciso ter uma formação específica, com anos de estudo. Entretanto, quem deseja trabalhar com estratégia digital e escrever copy pode, sim, conseguir uma vaga na área mesmo sem formação universitária. 

O marketing digital é um termo que inclui toda e qualquer estratégia online utilizada pelas empresas para identificar, criar e atingir um público-alvo para transformá-lo em um cliente. Pensar nessas estratégias é essencial para ter bons resultados nesse processo e, para isso, alguns cursos online são perfeitos!

Quer entender como trabalhar com marketing digital mesmo sem formação? Acompanhe as nossas dicas!

Para que serve o marketing digital e quem trabalha com isso

Alguém que trabalhe com marketing digital precisa se concentrar em alcançar clientes em potencial de forma direcionada. Isso inclui ações de marketing de mídias sociais até anúncios pagos, otimização de mecanismos de busca (SEO), entre outras técnicas.

Sabia que existe o cargo chamado “digital marketer”? Esse profissional de marketing digital pode ser ocupado por diversos tipos de pessoa, desde que recebam treinamento e formação específica. É por isso que, hoje em dia, existem tantos cursos voltados ao tema. 

A maioria das profissionais da área evoluem para cargos de maior nicho, dependendo dos interesses pessoais e do conjunto de habilidades que detém. Dá uma olhada, a seguir, em algumas possibilidades de cargos em marketing digital e seus salários:

  • Estrategista de Conteúdo (R$ 6.178 / mês)
  • Gestor(a) de Marketing de Conteúdo (R$ 9.002 / mês)
  • Especialista em SEO (R$ 2.068,00/mês)
  • Gestor(a) de Mídias Sociais (R$ 1.128,00 /mês)
  • Gestor(a) de Mídia Paga (R$ 3.880,00/mês)
  •  Gerente de Marketing Digital (R$ 13.000/mês)
  • Analista de Marketing Digital (R$ 2.100,00/mês)

Para conquistar uma vaga como profissional de marketing, não é necessário ter formação específica. Entretanto, é preciso desenvolver algumas habilidades – algo possível por meio de cursos livres, como os oferecidos pelo Descomplica.

Alguns pontos importantes a serem compreendidos pelo profissional de marketing são:

Jornada do consumidor e funil de vendas: é preciso entender a melhor forma de “atrair, envolver e encantar”. Para isso, são usadas técnicas para entender melhor cada cliente e estratégias para otimizar o processo de vendas.

Análise de dados / Analytics: números são a base que norteia o sucesso de uma campanha. Por isso, é essencial ter a habilidade de interpretar dados e ajustar suas estratégias. Esse profissional deve, ainda, explicar esses dados às outras equipes. 

Marketing de Conteúdo / Estratégia de Conteúdo: postar histórias de impacto e criar postagens em blogs, guias, e-books, infográficos e outros materiais é essencial para atingir o público-alvo e encantá-lo.

Marketing de Mídias Sociais: envolve o uso estratégico de canais sociais de uma marca para vender seus produtos. É preciso criar estratégias para disseminar isso.

Otimização para motores de busca (SEO): as marcas dependem muito do tráfego obtido em motores de busca como o Google. O SEO (Search Engine Optimization ou Motor de Otimização de Busca) é essencial e, para se posicionar melhor nele, é fundamental trabalhar bem o conteúdo. Anúncios pagos também fazem parte dessa estratégia.

Como criar um portfólio de marketing digital

Você fez alguns cursos na área de marketing digital, aprimorou seus conhecimentos e quer uma vaga na área? Veja algumas ações que ajudam a conseguir uma colocação!

1- Planeje alguns projetos fictícios 

Que tal trabalhar sua própria marca e transformar isso em um case? Considere algumas maneiras de usar suas contas pessoais de mídia social para aumentar estrategicamente — e de preferência organicamente — o número de seguidores e de engajamento nos perfis das redes sociais.

Você pode usar esse case em uma entrevista de trabalho, por exemplo. Otimizar os resultados de busca no Google, por exemplo, também é algo muito importante.

2. Ofereça ajuda a conhecidos

Praticamente todas as empresas precisam de ajuda com marketing digital. Então, seus amigos e conhecidos podem se beneficiar das suas habilidades com marketing digital e você consegue ampliar seu portfólio.

3. Peça depoimentos

Pergunte a qualquer pessoa com quem você trabalha (especialmente as que você ajuda gratuitamente) se ela deseja dar um depoimento sobre seu portfólio.

Conhecido como prova social, este depoimento é um forte argumento de venda de produtos ou serviços que você oferece.

5 habilidades necessárias para trabalhar com marketing digital

O universo digital está em constante mudança e requer evolução e aprendizados contínuos. Para trabalhar com marketing digital, é necessário:

1. Conhecer bem o mundo digital

Além de compreender algumas estratégias e táticas voltadas para a internet, é imprescindível entender que, para que as campanhas funcionem, devem ser considerados detalhes como o comportamento dos usuários e o com que tipo de ação eles se engajam.

Isso inclui até conhecer assuntos que não dizem respeito ao seu trabalho de forma direta, tais como memes, termos populares na web, influenciadores, etc.

2. Capacidade de se adaptar rapidamente

Na internet, a velocidade com que as coisas mudam é enorme. Conceitos que eram usados ontem podem não ser mais relevantes amanhã.

Por isso mesmo, o profissional que trabalha com marketing digital deve ser ágil e se adaptar a mudanças rapidamente. Se não fizer isso, você e sua marca ficarão para trás.

3. Pensamento analítico

Para trabalhar com marketing, não basta apenas ser criativo. É preciso ter uma análise estratégica por trás das ações também, desenvolvendo um pensamento analítico, focado na análise de métricas e na extração de insights a partir disso.

Profissionais criativos, mas que ainda não tenham esta característica precisam desenvolvê-la.

4. Pensamento criativo

Como dissemos acima, criatividade e uma abordagem mais analítica são essenciais para um profissional de marketing. Não basta viver só de números: o pensamento criativo também tem um papel essencial no momento de criar campanhas e estratégias eficientes.

A criatividade é uma grande arma na mão dos profissionais de marketing digital e ajuda a pensar em soluções inovadoras.

5. Domínio dos conceitos de marketing digital

Para trabalhar com marketing digital, é importante conhecer bem os termos mais usados e os conceitos que são aplicados no dia a dia. Vale conhecer termos como SEO, métricas, design gráfico, redes sociais e e-mail marketing, por exemplo.

Invista em cursos online para trabalhar com marketing digital

Você curte a área de marketing digital? Então, é hora de investir em cursos online para aprimorar essas habilidades e melhorar seu portfólio.

O Descomplica oferece o curso Introdução ao Marketing Digital, com todas as ferramentas necessárias para que você consiga se destacar na área. 

Totalmente online, o curso livre oferece certificado e fica disponível para você acessá-lo por até um ano. Em 18 aulas, você aprenderá tudo sobre a área e terá os instrumentos ideais para alavancar sua carreira.

Dá uma olhada no curso de marketing digital online do Descomplica e faça já a sua inscrição!