• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como ser um bom gestor hospitalar? Conheça as melhores dicas!

Quem atua no setor da saúde conhece bem seus desafios. Novas tecnologias e tratamentos continuam surgindo, obrigando os profissionais a se manterem atualizados. Da mesma forma, podem surgir problemas inesperados na rotina clínica, que precisam ser resolvidos imediatamente. Nessa situação, como ser um bom gestor hospitalar?

Primeiramente, é preciso refletir sobre o papel dos gestores e sua importância nas instituições de saúde. A quantidade de informações que o profissional precisa reter pra tomar as decisões certas é enorme.

Portanto, é necessário contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas, além de entender os processos pra implementar melhorias que beneficiem os pacientes. Continue a leitura e conheça todas as dicas do Desco!

Saiba o que faz um gestor hospitalar

Saiba o que faz um gestor hospitalar

Gerir um hospital nada mais é do que ser responsável pela administração da instituição, de acordo com os princípios de planejamento, organização, direção e controle. É claro que essa não é uma tarefa simples, afinal, desafios aparecem constantemente no setor. Como a gente disse, é necessário ter a habilidade de resolvê-los rapidamente.

Um gestor hospitalar faz a gestão de recursos humanos, financeira, de saúde e logística. Além disso, também é sua função gerenciar processos e analisar todas as demandas que surgem. O objetivo é promover a segurança, a saúde e prestar serviços de qualidade.

Esse profissional desempenha um papel central na instituição e é responsável por alcançar excelentes resultados. Os desafios pra esta posição incluem:

  • controlar despesas;
  • tomar medidas pra controlar infecções;
  • melhorar a comunicação;
  • investir em tecnologia pra obter dados.

Tudo isso pra que possa ajudar em tomadas de decisão mais eficientes.

Estimule o bom desempenho no trabalho

Estimule o bom desempenho no trabalho

Colocar o bem-estar do paciente em primeiro lugar é uma das características de um bom gestor hospitalar. Nesse sentido, é interessante descobrir quem é o paciente, qual sua história e quais são suas necessidades no ambiente clínico.

Também é preciso enfatizar que as pessoas anseiam por um atendimento humanizado e receber um tratamento diferenciado. Ser gentil com quem utiliza o seu serviço é fator decisivo pro sucesso.

Aprenda como analisar dados corretamente

Aprenda como analisar dados corretamente

Outra dica de como ser um bom gestor hospitalar é desenvolver um perfil analítico pra coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, essenciais pra medir resultados e tomar decisões estratégicas. 

Na verdade, monitorar os KPI’s (Indicadores-chave de Desempenho) é importante porque fornecem informações valiosas pra aqueles que gerenciam as unidades de saúde.

Fique de olho nas novidades do mercado

Fique de olho nas novidades do mercado

Novas tecnologias e metodologias continuam surgindo no mercado pra otimizar os processos e atividades inerentes ao dia a dia de clínicas e hospitais. Portanto, quem administra instituições de saúde deve sempre acompanhar as notícias do setor. Caso contrário, cairá na obsolescência e perderá espaço na área.

Acostume-se a mapear processos

Acostume-se a mapear processos

O mapeamento de processos é essencial pra gerenciá-los com eficácia. Portanto, cabe ao gestor decidir o trabalho de cada departamento, os papéis e funções de cada integrante das equipes, a importância dos diferentes departamentos e como se complementam. 

Uma visão completa do funcionamento da instituição fornece as ferramentas ideais pra implementar melhorias que satisfaçam os pacientes e os profissionais.

Mantenha a organização e o planejamento

Mantenha a organização e o planejamento

Somente planejando ações com antecedência é que as metas e objetivos buscados podem ser alcançados. Na elaboração do plano, é necessário pensar em cada etapa do trabalho, além do capital humano e financeiro essenciais pra realizá-lo. Somente assim é que se torna possível avaliar cada estágio e fazer as mudanças necessárias com tranquilidade.

Além disso, a organização é uma parte importante do bom andamento das atividades de gerenciamento. Vale lembrar que o gestor é responsável por todos os aspectos da assistência, como finanças, compras de materiais, controle de estoque e logística. O uso de ferramentas tecnológicas que facilitem as tarefas diárias é fundamental.

Invista em tecnologias para facilitar o trabalho

Invista em tecnologias para facilitar o trabalho

Softwares que analisam dados e, assim, facilitam a tomada de decisões, e programas que ajudam a reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados são essenciais pra alcançar a excelência na gestão clínica e hospitalar.

Quem deseja saber como ser um bom gestor hospitalar precisa aprender a usar a tecnologia ao seu favor. Os recursos tecnológicos podem simplificar e agilizar os processos, conduzir avaliações precisas, ajudar a entender as necessidades e perfis dos pacientes e outros benefícios. Por todas essas razões, eles não podem ser ignorados.

Aposte na capacitação contínua da equipe

Aposte na capacitação contínua da equipe

Pra se tornar um bom gestor hospitalar, é preciso também preparar, atualizar e garantir a capacitação da equipe de trabalho nos serviços realizados. 

Portanto, o treinamento frequente diante de novos desafios deve ser visto como um investimento. Afinal, ao executar bem as tarefas e com o suporte de ferramentas avançadas, eles podem satisfazer os pacientes.

Melhore suas habilidades comportamentais

Melhore suas habilidades comportamentais

Flexibilidade, iniciativa, empatia, liderança, resiliência. O gerente do hospital deve possuir certas habilidades comportamentais pra que possa lidar da melhor forma com a situação, principalmente em situações novas ou emergências. 

Normalmente, manter a compostura e tomar medidas racionais é suficiente pra resolver o problema. Também é importante compreender os outros e como orientá-los.

Preste atenção nos feedbacks

Preste atenção nos feedbacks

Acompanhar o canal de críticas, elogios e sugestões pode trazer informações valiosas pro seu trabalho como gestor hospitalar. Desse modo, busque fazer uma análise de como os pacientes enxergam os serviços que a instituição oferece. Outra excelente opção pra descobrir o que pode ser mudado, melhorado ou mantido é por meio de pesquisas.

Cultive um ambiente saudável

Cultive um ambiente saudável

Trabalhar com pessoas, especialmente no ramo da saúde, requer um olhar empático e humanizado. Por isso, é importante saber se colocar no lugar do outro pra compreender suas necessidades e, assim, oferecer a melhor solução. 

Essa premissa se aplica tanto no atendimento de pacientes, quanto na gestão das equipes que atuam no hospital.

Como você pode notar, saber como ser um bom gestor hospitalar envolve desenvolver uma série de comportamentos e habilidades essenciais pra profissão. Portanto, tenha sempre em mente a importância de acompanhar as novidades do setor, compreender as necessidades dos pacientes e da sua equipe, a fim de prestar um excelente atendimento.

Gostou deste conteúdo? Então, descubra como fazer uma pós-graduação em Gestão Hospitalar que caiba no seu bolso e dê o primeiro passo rumo à especialização!