• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como ser um bom aluno estudando a distância?

A cada ano que passa a modalidade de estudos EaD se dissemina ainda mais. Como o regime ainda é novidade para muita gente, muitos podem ficar com dúvidas sobre como ser um bom aluno estudando a distância. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de ouro que podem te ajudar a ser assertivo em seus estudos e conseguir alcançar o máximo de seu potencial! Confira abaixo e descubra. 

Os desafios de estudar a distância

Conseguir ser eficiente nos estudos é o grande objetivo de quem aposta em um curso EaD. Afinal, assim como o regime presencial, a modalidade também conta com os seus desafios. Para grande parte dos alunos, as distrações são o que mais atrapalha o rendimento.

Televisão ligada ao fundo, computador e celular podem ser grandes empecilhos, por exemplo. Além disso, a motivação também pode ser afetada. Afinal, não é todo dia que estamos tão determinados a estudar, mas é preciso criar mecanismos para ajudar no ânimo. 

Por último, ainda há a questão da tecnologia, para aqueles que não estão tão familiarizados e também a da independência.

Como ser um bom aluno com 4 dicas

Para te ajudar a passar por cima dos desafios que nós citamos acima e descobrir como ser um bom aluno estudando a distância, selecionamos algumas dicas valiosas. Veja:

  1. Tenha um lugar apropriado para estudar — para se livrar das distrações, uma das melhores estratégias é ter um espaço apropriado para estudar. Isso vai te ajudar se concentrar mais e, consequentemente, absorver mais conhecimento;
  2. crie mecanismos de motivação — encontre artifícios que te ajudem a manter a motivação. Pode ser mesclar conteúdos que gosta mais com aqueles que não gosta tanto, fazer listas, criar prêmios, entre outros;
  3. Planeje momentos de descanso — recarregar as energias é muito importante para garantir que sua mente e seu corpo estarão preparamos para um novo dia de estudos;
  4. Faça um cronograma de estudos — para saber como ser um bom aluno, você precisa ser realista com a sua carga horária. Defina quanto tempo, quando, onde e o que será estudado. 

Gostou das nossas dicas para ser um bom aluno? Continue acompanhando o Tudo Sobre Pós para ter acesso aos melhores direcionamentos de estudo!