• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra como ser mais produtivo de uma vez por todas!

Você chegou até aqui com uma preocupação na cabeça: como ser mais produtivo? Pois bem, saiba que não é a única pessoa a buscar uma resposta pra isso. Afinal, ao mesmo tempo que o dia parece ter menos horas, as distrações são inúmeras.

Apesar de todos os estímulos tecnológicos e do acúmulo de tarefas, a solução existe. De fato, é natural que no meio do caminho a gente se perca mesmo. E tudo bem! O segredo é retomar as rédeas da sua rotina e otimizar a produtividade.

Então, que tal vencer a procrastinação e a falta de organização da sua agenda? Aproveite os próximos minutinhos que tem aí pra terminar de ler este post e saber como colocar todas as nossas dicas em prática!

Comece a estudar seus hábitos

Parece loucura, mas a produtividade tem muito a ver com hábitos. Ou melhor, com a criação de bons hábitos. Portanto, se nunca fez isso, comece a perceber o que você faz no piloto automático:

  • acordar e pegar o celular;
  • checar as notificações do celular quando fica entediado;
  • procurar um lanchinho pra beliscar quando se sente cansado;
  • ligar a televisão sempre que entra no quarto (ou na sala).

A gente poderia ficar aqui até esgotar o limite de palavras pra dar mais exemplos. Mas já deu pra notar que esses hábitos são repetidos sem pensar, certo? Dessa forma, identifique a raiz do problema pra lidar com a sua improdutividade.

Será que você perde minutos preciosos do dia conferindo e-mails sem real necessidade? E aquela conversa no WhatsApp que se estende numa hora inapropriada? Enfim, estude esses comportamentos e tente reprogramá-los.

Divida seu tempo em pequenos blocos de minutos

Pode ser que você entre em pânico ao ver muita coisa pra fazer. Também existe a chance de se assustar com as horas de trabalho ou estudo pela frente. Calma! Em vez de pensar em apenas 24 horas, que tal imaginar que seu dia tem 1440 minutos?

Muita coisa, não é mesmo? O número grande soa mais longo que as horas. Logo, dá pra dividir seu expediente em pequenos blocos de minutos. Ainda que se trate do mesmo período, a sensação é que você tem mais tempo.

Muita gente costuma usar a técnica Pomodoro. Em relação a ela, vale saber que são pequenos blocos de 25 minutos intercalados por 5 minutos de pausa. Esses descansos curtos ajudam a recuperar o fôlego. Após uma bateria de quatro blocos, é só se presentear com um descanso maior, de 15 a 20 minutos.

Comece sempre pelo mais difícil

É natural querer colocar um ponto final naquelas coisas mais fáceis. Afinal de contas, a sensação de que algo foi feito aparece. Mas é pura ilusão e não te ajuda a ser mais produtivo. Isso porque essas são só pequenas desculpas pra postergar aquelas tarefas realmente importantes e profissionalmente desafiadoras.

Provavelmente, você deve estar aí refletindo. Já cansou de fazer isso, né? Só que nunca é tarde pra mudar os hábitos — lembra deles? Então, se quiser mesmo saber como ser mais produtivo, experimente matar o leão maior logo de primeira.

Quando a gente faz isso, ataca de frente nosso maior problema. De quebra, ainda vence a preguiça. Assim, vai ter o resto do dia pra fazer outras coisas. Sejam elas atividades menos prioritárias, seja aquele merecido descanso.

Aprenda a dizer não

Apesar de ser simples, essa é extremamente difícil. Ademais, a dica vale pra tudo na vida. Até pra planejar uma carreira de sucesso. Quando a gente aprende a dizer não pro que não é relevante e prioritário, encontra a fonte da produtividade.

Em várias situações, a gente não consegue recusar convites, pedidos ou até oportunidades. Nem sempre é o momento certo, fato. Daí, a gente sempre diz sim e vê tudo acumular. Então, por mais que seja difícil, filtre o que é importante e diga não pro resto.

Delegue algumas tarefas

Se for difícil seguir a dica anterior, que tal dividir o peso com outra pessoa? Caso não seja possível dizer sim pra alguma coisa, repasse a tarefa pra alguém. Dessa forma, você não deixa ninguém na mão, descentraliza funções e não se sobrecarrega.

Definitivamente, esqueça aquela visão de que ser multitarefas é essencial. Isso é um mito! Ao contrário, a pessoa que foca em uma coisa de cada vez tem muito mais chances de ser produtiva. Isso porque, ela se concentra 100% em uma atividade por vez.

Adote a filosofia do 80/20

Já que a gente falou em porcentagem, vale a pena mencionar a regra 80/20. Também conhecida como Princípio de Pareto, a ideia é a seguinte: 80% do sucesso vem somente de 20% dos seus esforços.

Bem, e como ser mais produtivo com essa proposta? Primeiramente, considere as dicas anteriores. Elas vão ajudar você a descobrir o que realmente importa — os 20%. Depois que você centraliza seu esforço nisso, vai ver que é o que faz a diferença em todo o resto.

Cuide da sua saúde

Para dar conta do recado, seu corpo e mente precisam estar preparados. Afinal de contas, sem saúde e energia você não vai conseguir ser produtivo. Portanto, tenha isso como prioridade! Cuide da alimentação, tome bastante água e pratique atividades físicas.

Apesar de serem conselhos bem clichês, muitas pessoas deixam de seguir. Por isso, vale a pena incluir esses cuidados em seus hábitos. Lembra da primeira dica aqui do post? Pois é, esse é um ótimo caminho pra ter disposição e tornar a rotina mais produtiva.

Não se cobre tanto

Por mais que todas as nossas dicas sejam sobre como ser mais produtivo, não vale a pena ficar pensando só nisso. De fato, hoje a produtividade é uma cobrança constante do profissional do futuro. Mas sua vida não se resume a isso, combinado?

Além do mais, não fique medindo sua produção com a régua dos outros. Aqui, entram aqueles que a gente segue nas redes sociais, colegas de profissão ou, até mesmo, autores de livros sobre o assunto. Lembre-se: o que vale pra você pode ser diferente, porque cada um tem sua própria rotina!

Agora que você já sabe como ser mais produtivo, por qual dica vai começar? A gente espera que você aproveite todas elas. Aliás, aplique as boas práticas de produtividade no trabalho e no estudo. Assim, vai sobrar tempo pra tudo — até pra descansar e se divertir. Acredite!

Gostou do que aprendeu? Então, agora pra aprimorar ainda mais sua produtividade, que tal conhecer e investir no curso de Gestão de Tempo do Descomplica?