• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 dicas de como ser mais produtivo

Sabia que, de acordo com um estudo publicado na editoria de Economia do site UOL, 56% das pessoas sentem dificuldade em equilibrar as atividades profissionais e pessoais no home office? A falta de produtividade afeta muitos profissionais e compromete sua vida pessoal em muitos casos. 

Como, então, ser mais produtivo? A resposta para esta pergunta é complexa e envolve algumas mudanças de comportamento e adoção de boas práticas diárias. O ideal, segundo especialistas, é fazer o mínimo de tarefas para criar o máximo de impacto em suas metas estabelecidas.

Não se trata apenas de riscar todas as tarefas do seu dia, mas, sim, de conseguir resolvê-las da forma mais rápida e eficiente possível.

A seguir, veja algumas dicas de como ser mais produtivo e como aprender a aproveitar ao máximo o seu dia!

Dicas para fazer o seu dia render mais

Grande parte das pessoas acredita que eficiência e produtividade significam resolver o máximo de coisas ou trabalhar X horas por dia. Entretanto, produtividade é sobre os resultados que você conseguiu no tempo que você gastou.

Para conseguir isso, vale a pena investir em algumas práticas, que são:

1. Categorize suas responsabilidades

A principal medida para ser mais produtivo é organizar prioridades de uma forma que a visualização seja fácil. Vale organizar tarefas fazendo categorias para tirar de vista o que não for urgente ou importante.

Dica: pense na próxima semana e faça uma pequena lista das prioridades de três categorias: carreira, relacionamentos e pessoal. Essa listinha te ajuda a lembrar de colocar algo em todas as três e evita desequilíbrios.

2. Dedique-se ao que realmente importa

Um dos principais motivos para se perder tempo é a incerteza em relação ao que fazer e quando fazer. Isso porque as pessoas simplesmente reagem ao que surge durante o dia, sem pensar que podem fazer mais em menos horas se organizarem melhor a sua programação.

Para evitar que isso aconteça, estude as suas necessidades de trabalho, filtrando e priorizando as tarefas na sua lista. De forma resumida, dedique-se ao que importa de verdade, separando horários específicos para as tarefas e aprendendo a dizer “não” quando for apropriado.

3. Invista na “perfeição seletiva”

É impossível fazer tudo de maneira excelente o tempo todo. A ideia de “perfeição geral” só traz frustrações e perda de tempo. 

Em vez disso, seja mais seletivo sobre quais tarefas deseja refinar mais e dedicar seus esforços. Pense, rapidamente, em quanto tempo levaria para fazer algo “bom”, “excelente” ou “normal”. Então, escolha o nível que é apropriado para esta tarefa na comparação com tudo o que está na sua lista.

4. Gerencie sua capacidade (e tempo)

Concentre-se na tarefa que é a mais importante a ser executada naquele dia e trabalhe em ordem de prioridade – do principal para baixo.

Além disso, avalie de forma realista o que você pode fisicamente e mentalmente assumir. É preciso administrar sono, dieta, exercícios e sua própria felicidade.

Como melhorar a gestão do tempo

Hoje em dia, o tempo é o recurso mais escasso do ser humano. Ser mais produtivo no seu dia a dia é fundamental para ter mais tempo livre e, para isso, vale aprender como aplicar técnicas de gestão do tempo na sua vida pessoal e profissional.

Em tempos de home office, esses conhecimentos podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada.

Os cursos livres do Descomplica são perfeitos para aprender a administrar melhor o seu tempo! Com eles, você aprende online e de forma rápida a gerenciar melhor o seu tempo e mais um monte de coisas! 

No curso de Gestão de Tempo do Descomplica, você aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho e sua vida pessoal a partir de técnicas e ferramentas de organização.

Já ouviu falar em growth mindset (mentalidade de crescimento) e sobre o poder do hábito? Essas ideias ajudarão você a mudar sua rotina e sua forma de enxergar o mundo.

Outro ponto abordado é o autoconhecimento, que permite entender melhor suas motivações, valores e cultura, ajudando a avaliar melhor suas decisões e fazer melhores escolhas de como deve investir seu tempo e esforço.

O curso de Gestão de Tempo é indicado para todo mundo que deseja ser mais produtivo e ter mais tempo para fazer o que quiser. Conheça melhor essa oportunidade, disponível por um precinho sensacional!