• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 estratégias para se comunicar melhor no ambiente de trabalho

Saber como se comunicar melhor no trabalho pode ajudar você a conseguir excelentes oportunidades. Essa, na verdade, é uma habilidade necessária pra quem deseja se manter relevante no mercado profissional.

Por isso, é importante buscar sempre boas estratégias pra melhorar a comunicação e, enfim, ser capaz de se conectar com facilidade com quem trabalha com você.

Você se interessa pelo assunto? Então, continue a leitura deste post! A seguir, falamos por que a comunicação no trabalho é importante.

Ao final, você confere 7 dicas práticas pra melhorar essa habilidade.

Boa leitura!

dois bonecos de madeira batendo as mãos

Por que a comunicação no trabalho é importante?

A comunicação é um aspecto importante pra todos os tipos de profissionais, não importa o cargo ou a área de atuação.

Saiba que essa habilidade é essencial pra transmitir ideias, defender um ponto de vista ou, ainda, convencer pessoas.

Mas, não é só isso. Uma boa comunicação contribui pra um ambiente mais saudável e produtivo. Ela melhora processos, ajuda na execução de tarefas, evita dúvidas e desencontros de informações.

Em suma, pra empresas, a boa comunicação tende a melhorar resultados. Para os profissionais, ela abre portas e pode alavancar a carreira.

Veja, a seguir, mais vantagens de saber como se comunicar melhor no trabalho:

  • capacidade de lidar melhor com conflitos;
  • melhora nas relações;
  • maior poder de persuasão;
  • melhora da autoconfiança;
  • facilidade pra resolver problemas.
como se comunicar melhor – duas pessoas escrevendo numa lousa e sorrindo

Afinal, como se comunicar melhor no trabalho?

Entendeu por que uma comunicação efetiva é fundamental no trabalho? Neste tópico, reunimos 7 dicas práticas pra ajudar você a otimizar essa competência. Veja!

1. Ouça de verdade

Quer saber como se comunicar melhor no ambiente de trabalho? Então, prepare-se pra ouvir as pessoas de verdade. Mostre interesse no que elas têm a dizer.

Pratique a escuta ativa. Faça o possível pra se concentrar em apenas ouvir. Mude totalmente o foco e deixe o outro falar.

Parece difícil, né? No começo pode ser, afinal, temos a tendência de falar muito mais do que ouvir. Mas, a boa notícia é que dá pra ampliar a habilidade com treinamento.  

Então, pratique a escuta ativa sempre. Não só com seus colegas de trabalho, mas com as pessoas importantes da sua vida.

Ouça de verdade, mas sem se preocupar em preparar algo pra dizer em seguida. Saiba que essa simples atitude pode transformar seus relacionamentos.

Além disso, ela gera confiança, desenvolve a empatia e diminui conflitos.

2. Aposte na leitura

Apostar na leitura é ponto crucial pra começar a se comunicar melhor. Afinal, quanto mais conteúdo consumir, mais amplo será o seu vocabulário. Além disso, a sua expressão verbal se expandirá.

Será mais fácil organizar os pensamentos e dizer o que realmente pretende. Outra vantagem é que o hábito melhora a habilidade da escrita.  

Então, leia sempre que puder. Busque livros do gênero que você mais curte. Confira artigos acadêmicos e notícias sobre o país e o mundo. E, claro, conteúdos relacionados ao seu trabalho.

A tecnologia pode ajudar você a se organizar pra ler muito mais. E, além disso, buscar títulos desconhecidos. 

Separamos, a seguir, os melhores aplicativos pra te ajudar a achar obras bacanas. Veja:

3. Cuide da linguagem corporal

O corpo fala. E quer saber? Ele pode comunicar muito mais do que você gostaria de dizer. Por isso, pra saber como se comunicar melhor é essencial cuidar da linguagem corporal.

Imagine, por exemplo, que você está falando com alguém que fica de braços cruzados o tempo todo. Você acha que essa postura é receptiva?

É provável que essa atitude cause incômodo. É capaz, ainda, que não se sinta confortável pra continuar a conversa, não é verdade?

Esse é um exemplo bem claro de como a linguagem corporal pode prejudicar a sua comunicação. Por isso, é importante prestar atenção aos seus movimentos e transmitir uma imagem positiva.

4. Pense antes de falar

Pra uma comunicação clara e sem ruídos, é importante que você organize seus pensamentos com calma antes de falar. Isso se torna ainda mais importante em situações estressantes, viu?

Então, respire fundo, pratique a escuta ativa, como falamos, e pondere. Ao escolher suas palavras com cuidado, fica mais fácil controlar as emoções e, no final das contas, dizer o que é realmente necessário.

5. Faça perguntas

Perguntas ajudam você a entender melhor o ponto de vista do outro. Elas mostram que você tem interesse genuíno na conversa e, ainda, gostaria de esclarecer dúvidas.

É preciso, no entanto, cuidar pra formular perguntas diretas e objetivas. E, claro, escolher o momento mais oportuno pra fazê-las.

Evite, por exemplo, interromper o outro durante a conversa. Ouça com atenção, anote se necessário e, então, pergunte.

6. Invista em capacitação sempre

A capacitação contribui pro desenvolvimento de uma comunicação eficaz e objetiva. Além disso, é requisito indispensável pra quem quer incrementar o currículo e se manter atualizade.

Durante a faculdade, por exemplo, existem diversas oportunidades de aperfeiçoar a comunicação. Pense nas apresentações de trabalho ou, ainda, nos debates e discussões entre colegas.

Até no ensino a distância essa habilidade é desenvolvida, viu? Isso porque em cursos EaD é possível interagir com colegas e professores em fóruns de discussão. Por lá, é possível tirar dúvidas e debater sobre conteúdos vistos.

Então, invista em uma pós-graduação pra continuar aperfeiçoando suas habilidades técnicas e de comunicação. Ou considere uma segunda graduação. Por que não?

Os cursos livres também são boas opções. Afinal, podem ajudar você a adquirir conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto com rapidez.

7. Vá direto ao ponto

A última dica sobre como se comunicar melhor é ir direto ao ponto, sem enrolações. Isso quer dizer que, muitas vezes, menos é mais e é preciso simplificar.

Assim, pense no que é realmente importante em sua fala e foque nisso. Se precisa convencer alguém, por exemplo, deixe de lado argumentos fracos e inconsistentes. Busque a objetividade sempre.

Você já conhece 5 dicas pra ajudar você a se comunicar melhor no trabalho! Como pode ver, elas são simples de serem aplicadas. Agora, é hora de se dedicar pra aperfeiçoar a sua comunicação.

Você pode começar dando uma olhada nos cursos da Faculdade Descomplica. Que acha?