• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como motivar uma equipe: 11 dicas para ter um time de alta performance

Um dos maiores desafios de um bom líder é saber como motivar uma equipe. Afinal, essa é uma tarefa que envolve clima organizacional, reconhecimento, organização, estratégia e muito conhecimento. Ou seja, na maioria dos casos, um bônus financeiro não basta pra que o time vista a camisa da empresa.

Valorizar os colaboradores não serve apenas pra tornar o ambiente de trabalho melhor, como também pra que a empresa cresça e alcance resultados melhores. Ninguém está livre da desmotivação e da perda de produtividade, certo? Por isso, cabe ao gestor fazer com que o incentivo seja constante.

Neste post, você vai entender a importância de ter uma equipe motivada. Também, vai descobrir 11 dicas eficientes pra melhorar o desempenho dos seus colaboradores. Acompanhe até o final!

Por que é importante ter um time realmente motivado?

Você já parou pra pensar sobre o que move as pessoas? Cada uma é um conjunto de desejos, expectativas, influências e formações. Isso é o que torna cada indivíduo único. Porém, há uma coisa em comum pra todos: sentir-se realizado. E isso vale pra todos os setores da vida, inclusive o profissional.

Então, há uma grande diferença entre um colaborador satisfeito e um realmente motivado. O primeiro realiza seu trabalho da maneira esperada e aguarda ansiosamente pelo final do expediente. Nesse caso, podem acontecer duas coisas: ele se acomodar e jamais oferecer algo a mais ou sair da empresa se aparecer uma proposta melhor.

As duas opções são ruins, concorda? Por outro lado, um funcionário motivado vai além do que é pedido. Ele se sente disposto a encontrar formas de otimizar os processos da empresa e de executar suas atividades da melhor maneira.

Desse modo, ele não só impulsiona sua carreira como também ajuda a aumentar os resultados do negócio. Por isso é fundamental que o líder atue estrategicamente e saiba como motivar uma equipe.

A motivação depende do quê?

Conforme a gente comentou, de um modo geral, a motivação é única pra cada pessoa. Entretanto, no mundo corporativo, ela parte dos seguintes pontos:

  • segurança — trabalhar em um ambiente agradável e ter estabilidade no emprego é um bom incentivo pra que a equipe seja cada vez melhor;
  • reconhecimento — não há nada mais desanimador que não ter os esforços reconhecidos, não é mesmo? Assim sendo, é importante dar feedbacks e fazer elogios dos pontos fortes pra estimular o funcionário;
  • dinheiro — apesar de o dinheiro sozinho não motivar as pessoas, a recompensa monetária é um elemento extremamente importante. Ela pode ser através de bônus ou plano de cargos e salários;
  • aprendizado — oferecer cursos e treinamentos torna a equipe mais preparada pras atividades e estimulada a melhorar o desempenho.

Portanto, não basta focar em apenas um desses elementos. A chave pra saber como motivar uma equipe é trabalhar todos eles em conjunto pra ter um resultado efetivo e duradouro.

Mas, como motivar uma equipe, afinal?

Uma instituição que conta com um time motivado é mais produtiva, tem mais qualidade em seus serviços e produtos, conquista mais clientes, entre outros benefícios. A seguir, confira o que um líder deve fazer pra engajar sua equipe!

1. Conheça seus colaboradores

Entender o perfil de cada funcionário é bastante útil nas relações internas da empresa. Afinal, permite mapear as competências de cada um. Com isso, o gestor consegue aproveitar melhor os pontos fortes de cada um e promover treinamentos pra aprimorar os pontos fracos.

2. Alinhe as expectativas

Pra saber como motivar uma equipe, é essencial que os colaboradores compreendam os objetivos da empresa e qual é o seu papel no cumprimento dessas metas. Então, faça com que eles saibam de que forma o trabalho de cada um afeta o andamento da empresa.

Também é importante apresentar o plano estratégico da empresa à equipe. Ao saber onde a direção pretende chegar e quais meios quer usar, seu time se sentirá mais motivado a contribuir.

3. Ofereça uma infraestrutura adequada

Tudo relacionado ao ambiente de trabalho merece bastante atenção porque impactará na produtividade. Portanto, a empresa deve oferecer as melhores condições pra que os colaboradores consigam realizar suas atividades da melhor forma. Além disso, trabalhar em um local agradável é muito motivador.

Desorganização, equipamentos obsoletos, sistemas lentos e até uma simples cadeira quebrada desanimam qualquer funcionário e prejudicam o cumprimento das tarefas.

4. Troque a hierarquia pela rede

Hoje em dia, o mundo corporativo exige que o gestor seja um bom líder. Isto é, que seja próximo de sua equipe, que ajuste o trabalho e enfrente as dificuldades junto a todos. Lembre-se de que o objetivo é comum pra todos e cada um é corresponsável pelo sucesso ou pelo fracasso.

5. Estabeleça metas tangíveis

Ao traçar os objetivos, é crucial que eles estimulem a melhoria contínua dos funcionários. Do mesmo modo, as metas devem levar ao crescimento da empresa. Então, ao planejá-las, tome cuidado pra que sejam alcançáveis. Por que uma equipe se esforçaria pra atingir um objetivo impossível?

Ainda há outro ponto: as metas também não podem ser tangíveis com grande facilidade e sem esforço. Por que uma equipe procuraria melhorar se não precisa se dedicar pra alcançar a meta proposta?

6. Lidere pelo exemplo

Não tenha dúvidas: a equipe sempre se espelha em seu líder. Por esse motivo, você deve dar o exemplo daquilo que espera do time. Seja comprometido e pontual. Trate todos com respeito e igualdade. Ouça a todos com atenção. Seja resiliente, perseverante e otimista. Certamente isso vai impulsionar a motivação da sua equipe.

7. Celebre as conquistas

Ao alcançar as metas, há empresas que tratam a equipe como se ela não tivesse feito mais do que sua obrigação. Acredite: essa é uma das maiores causas da desmotivação. Mesmo que eles recebam o salário em dia pra produzir, não há nada mais desestimulador do que não ter seus esforços reconhecidos.

E não é preciso fazer uma grande comemoração. Um coffee break ou happy hour com a equipe é o suficiente pra manter o clima agradável. Assim, eles vão perceber que são valorizados.

8. Dê feedbacks

É de extrema importância fornecer feedbacks pra equipe mesmo antes de atingir determinada meta. Somente dessa forma é possível analisar se estão seguindo o caminho correto ou se é preciso ajustar alguns pontos. Então, além de estipular metas intermediárias, realize reuniões periódicas pra analisar os resultados.

9. Ouça sua equipe

Ninguém conhece melhor o trabalho do que aquele que o realiza, correto? Por esse motivo, sempre ouça o seu time. Muitas vezes, eles têm ideias e propostas pra otimizar o trabalho ou, ainda, têm uma visão ampla do negócio e podem indicar oportunidades não vistas pelos demais.

10. Invista em capacitação

Promover treinamentos e qualificações significa dar oportunidades de desenvolvimento aos funcionários. Quando a empresa incentiva o crescimento profissional de cada um, certamente eles se sentem valorizados e, como resultado, mais motivados a ter um desempenho melhor.

11. Crie desafios

Em muitos casos, a rotina de trabalho é repetitiva e maçante. Isso é péssimo pra motivação. Pra contornar essa situação, proponha desafios à equipe. Além de combater o tédio e deixar o ambiente mais dinâmico, ainda estimula uma competitividade saudável entre os colaboradores.

Agora que você já sabe como motivar uma equipe, mãos à obra! Coloque essas dicas em prática quanto antes. Assim, sua empresa vai ter resultados melhores e um espaço de destaque no mercado. Além de ganhar vantagem competitiva, também será um lugar onde todos desejam trabalhar.

Quer ser um expert em liderança? Então, vem estudar com a gente! Faça sua matrícula agora mesmo no MBA Online de Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching.