• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um bom currículo?

Todos desejam saber como montar um bom currículo, certo? Afinal, esse importante documento funciona como seu cartão de visita e é ele que passará a primeira impressão para seu futuro profissional. 

Caso você tenha um currículo mal formulado, com erros ou informações faltantes, as chances de conseguir o emprego dos sonhos diminuem e você corre o risco de ficar atrás dos seus concorrentes.

#Dica: Uma forma de valorizar seu currículo é com mais especialização. Conheça o Descomplica Pós-Graduação. São mais de 100 cursos nas áreas de Gestão, Marketing, Tecnologia, Educação e Direito. Se você ainda não sabe qual curso escolher, a gente te ajuda!

👩‍🎓 BAIXE O EBOOK e SAIBA COMO ESCOLHER O SEU TIPO DE PÓS 👩‍🎓

Neste artigo, te daremos dicas de como montar um bom currículo e obter sucesso nessa empreitada!

Dicas de como montar um bom currículo

A gente tem uma série de dicas para te ajudar a montar um bom currículo. Mas nada como um vídeo para esclarecer as nossas dúvidas, não é mesmo? Andrea Krug, professora aqui do Descomplica Pós-Graduação e especialista em Recrutamento e Seleção, contou os três principais pontos a que você precisa ficar atento, quando estiver montando seu currículo.

Uma das primeiras dicas para você que quer saber como montar um bom currículo é ter um documento bem estruturado e organizado. Não jogue as informações de qualquer maneira. É preciso seguir uma linha de raciocínio. 

Comece com suas informações pessoais e depois mostre quais áreas você tem interesse em trabalhar. 

Depois, informe sua formação acadêmica, com data de início e término. Vale destacar cursos de extensão, cursos de idioma ou de Pós-Graduação. Para as experiências profissionais, comece com o último emprego (ou o atual) que trabalhou e siga uma ordem cronológica até chegar a sua primeira oportunidade de trabalho. 

Caso você tenha muitas experiências profissionais, é importante realizar um filtro e colocar apenas as mais significantes e que agreguem valor à sua figura profissional. 

Sobre os cursos realizados, trabalhos voluntários e outras atividades, tome cuidado com o que colocará. Não encha o documento de informações que não serão tão úteis assim. Pense com a cabeça de um recrutador e analise se aquele dado é ou foi realmente relevante para sua profissão ou crescimento pessoal. 

Por fim, cite algumas competências e pontos positivos de sua personalidade que julga essenciais para o ambiente profissional. 

Informações que devem constar no currículo

Agora que você pegou as dicas de como montar um bom currículo de modo geral, vamos conferir algumas das principais informações que não podem faltar:

  • Informe seus Dados pessoais, como nome, profissão, endereço, idade e estado civil;
  • Informe se você tem disponibilidade para viagens a trabalho ou mudança de residência, bem como carteira de habilitação para carros ou motos — dependendo da profissão, essas informações podem ser cruciais; 
  • Cite as áreas e campos que você tem interesse em trabalhar; 
  • Coloque sua formação do ensino médio, superior e cursos de pós-graduação — sempre com data de início e conclusão;
  • Informe suas experiências profissionais, citando a empresa para qual trabalha ou trabalhou, o período em que permaneceu lá, quais as funções que desenvolveu e o cargo desempenhado; 
  • Cite outras atividades agregadoras, como cursos de idioma, níveis de conhecimento em plataformas, trabalhos voluntários, intercâmbios, atividades exercidas no ensino superior ou pós, entre outras; 
  • Coloque suas principais competências como profissional;
  • Caso tenha algum portfólio ou site on-line, coloque o endereço da web. 

Gostou das dicas? Então siga acompanhando o blog Tudo Sobre Pós para saber mais!