• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe como lidar com problemas no trabalho de forma saudável?

Sabia que, segundo uma pesquisa divulgada no Fórum Econômico Mundial, 74% dos executivos consideram impossível trabalhar com funcionários sem inteligência emocional? Isso porque, para lidar com problemas no trabalho de forma saudável, é imprescindível se colocar no lugar do outro, ter calma, paciência e muita resiliência.

Como fazer isso em tempos de mercado de trabalho cada vez mais disputado, comportamentos difíceis de gerenciar e projetos que exigem agilidade e trabalho em equipe? Aprender a gerenciar crises no trabalho e lidar com elas de forma saudável é essencial para ter uma carreira promissora e de sucesso.

Entenda, a seguir, as melhores formas de lidar com problemas no trabalho e como aprimorar essa habilidade no seu dia a dia!

Como lidar com problemas no trabalho

Existem alguns truques que ajudam a enfrentar melhor os problemas no trabalho e evitar que eles tomem conta da sua rotina, atrapalhando seu relacionamento com os colegas, por exemplo.

Conheça os principais a seguir:

1. Não finja que eles não existem

De nada vale fingir que um problema não existe. É preciso encará-lo de frente e buscar resolver essa questão o quanto antes. Isso faz com que você aumente suas chances de agir de forma assertiva, encontrando formas de minimizar os efeitos desse ocorrido e extraindo aprendizados dessas situações.

2. Peça ajuda, se necessário

É comum que alguns profissionais tenham dificuldade para pedir ajuda e passem por longos momentos de sofrimento. Isso não é necessário, sabia? Você deve reconhecer que não está conseguindo lidar com aquilo e pedir ajuda. Este é um grande sinal de sabedoria e, falando com as pessoas certas, você certamente terá ajuda em momentos delicados.

3. Trabalhe sua inteligência emocional

Inteligência emocional é muito importante para impedir que emoções negativas e reações fora de controle prejudiquem sua produtividade e suas relações no ambiente de trabalho. Para evitar que isso aconteça, autocontrole e racionalidade antes de tomar alguma decisão são essenciais. A falta de inteligência emocional é um problema encarado como algo sério pelas empresas – vale a pena prestar atenção nisso.

4. Aprimore suas habilidades

É importante investir constantemente em preparo técnico, profissional e comportamental para lidar com os problemas no trabalho. Quando um profissional reúne essas características, ele consegue lidar com momentos de crise e tem uma visão mais clara das situações, conseguindo pensar rapidamente em soluções para os problemas.

5. Priorize o trabalho em equipe

O trabalho em equipe ajuda bastante a superar dificuldades no trabalho. Com a união de várias pessoas, fica mais fácil pensar em soluções e na colaboração de cada um para resolver essa questão. A união faz a força, lembre-se disso!

6. Conserve o bom humor

O mau humor e os sentimentos negativos pioram a situação do ambiente de trabalho, interferindo na sua produtividade e nos resultados. Por isso, mantenha-se positivo diante dos desafios, confiando que tudo dará certo. O otimismo e o bom humor são capazes de melhorar qualquer ambiente!

Como melhorar a capacidade de lidar com problemas no trabalho

Se você tem dificuldades para lidar e resolver problemas no trabalho, existem cursos que ajudam a aprimorar essas habilidades e trabalhar a inteligência emocional. 

O curso livre de Coaching e Inteligência Emocional do Descomplica é de curta duração, 100% online, com início imediato e completo! E o melhor de tudo é que o preço cabe no seu bolso e você não precisa ser formado para conquistar seu certificado!

Neste curso do Descomplica, você aprende a usar sua competência emocional para vencer os desafios no mundo corporativo, usando as emoções para melhorar as relações no ambiente de trabalho e potencializar o seu talento.

As aulas englobam temas como:

·      Autoconhecimento;

·      Origem do estresse;

·      Importância da resiliência para lidar com situações difíceis do dia a dia.

Você também fica por dentro dos fundamentos do coaching, da valorização da autoestima e neurolinguística e aprende como equilibrar suas emoções!

As aulas são totalmente online e você pode assisti-las e rever quando quiser! Os certificados são obtidos em um mês e ainda tem conteúdo bônus, com exercícios, materiais de apoio e estudos de casos exclusivos. 

Conheça o curso de Coaching e Liderança Emocional do Descomplica e matricule-se já!