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Como lidar com o estresse: confira 5 dicas

A ansiedade se faz presente na rotina do dia a dia e na correria que todo mundo enfrenta pra cumprir todos os compromissos em um tempo apertado, assim como a sensação de não dar conta de tudo. Por isso, saber como lidar com o estresse e gerenciar esse sentimento é primordial.

Quando o estresse toma conta, os sintomas mais comuns são: taquicardia, irritabilidade excessiva, falta de ar, tremores e um cansaço que não passa. Em longo prazo, essas sensações podem trazer consequências sérias pra saúde, como problemas no coração e até depressão e Síndrome do Pânico.

A seguir, você confere 5 dicas valiosas de como lidar com o estresse e viver melhor. Acompanhe!

1. Como lidar com o estresse: faça meditação

A meditação é uma técnica milenar e muito importante pra ensinar a focar no presente. Aquietar a mente, ao contrário do que se pode pensar, não é esvaziá-la. Pelo contrário, é ter o poder de, apesar de tantos pensamentos que se passam nela, saber escolher qual trabalhar naquele momento.

A meditação ajuda a trazer mais foco pro dia a dia, organização dos pensamentos e, consequentemente, um maior controle emocional das situações.

2. Esteja focado no momento atual

A ansiedade e o estresse vêm muito de momentos onde a mente fica emaranhada com tantos compromissos e responsabilidades. Saber focar no presente, portanto, é uma ação que só traz benefícios.

Você fica mais focado no que precisa ser feito e, portanto, mais produtivo. Além disso, espantar o que não é possível mudar no momento traz mais clareza da situação e ajuda a manter a calma durante o tempo todo.

3. Respire antes de começar a se estressar

É comum que o estresse se torne corriqueiro no dia a dia, que você comece a se irritar com pequenas situações desnecessárias. Porém, antes de deixar essa sensação invadir seu corpo, pergunte-se se é o caso de se abalar.

Parar alguns segundos antes de dar uma resposta ou ter uma reação pode evitar brigas e desentendimentos que, por sua vez, desencadeiam mais estresse. Faça algumas respirações profundas e avalie cada situação, evitando agir por impulso.

4. Equilibre seu dia a dia

Quando o dia é focado apenas em uma tarefa só, como trabalho, cuidado com a casa ou só estudos, o corpo se estressa mais facilmente. Isso porque não há uma válvula de escape pra que ele possa descansar e voltar ao que precisa ser feito.

Portanto, é essencial que você consiga equilibrar seu dia a dia, dividindo entre seus afazeres e responsabilidades, mas sem deixar de lado outros pontos importantes. Durma bem, se alimente adequadamente e pratique exercícios físicos pra evitar que os dias fiquem pesados e estressantes.

5. Aceite o que não pode ser mudado no momento

Uma das maiores armas contra o estresse é o autocontrole emocional. A partir do momento em que você consegue entender que não pode mudar determinadas situações, tudo fica mais fácil de entender. Ao passo que, quando se insiste em algo que não tem como mudar, o estresse fica maior.

Por isso, é importante saber trabalhar o lado psicológico pra saber como lidar com o estresse corretamente. Dessa forma, o controle da situação é mantido, o seu dia fica mais produtivo e a sensação de incapacidade passa longe da sua rotina!

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