• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 dicas de como se dar bem no primeiro ano de faculdade

Provavelmente você já se perguntou: como ir bem na faculdade? Os anos de facul representam um período importante na caminhada pro sucesso profissional. Afinal, é necessário se dedicar por um bom tempo aos estudos daquela área que vai se tornar a sua profissão.

Dessa maneira, começar bem no mundo acadêmico vai muito além de alcançar boas notas no primeiro semestre. É essencial aproveitar as oportunidades extracurriculares, conseguir estágios e cursos complementares indicados pra sua formação, fazer amizades e contatos importantes, entre outros.

Tratam-se de muitas responsabilidades! Pensando nisso, a gente trouxe este post com algumas dicas de como ir bem na faculdade pra você tirar de letra os primeiros anos. Continue a leitura e fique por dentro!

O primeiro dia de aula 

A vida universitária é cercada por histórias sobre festas fantásticas, professores cruéis e veteranos mandões. Diante de tantos mitos, é normal que os calouros fiquem preocupados com o primeiro dia de aula.

Você se encontra nessa situação? Faltam poucos dias pro começo das aulas e o seu estômago está embrulhando de tanta ansiedade que nem te deixa dormir à noite?  

Então, saiba que não precisa sentir angustia por conta disso. Um dos primeiros passos pra perder o medo é lembrar que você não está sozinhe! Outras pessoas estão ingressando com você e compartilham dos mesmos medos.

Você vai encontrar pessoas de diferentes idades, nacionalidades e cidades. Lembre-se que todos estão unidos pela satisfação de realizar o sonho de fazer uma graduação, enfrentando os novos dilemas que a vida acadêmica traz.

Em algumas faculdades, no primeiro dia de aula acontece o famoso trote. Mas não se preocupe, caso não queira participar, isso não vai interferir negativamente na sua vida acadêmica. Ademais, você também vai receber sua grade horária, conhecer as salas de aula, o campus universitário ou o portal online — se o seu curso for EaD.

7 dicas de como ir bem na faculdade 

Se ainda está preocupado em como se dar bem nos primeiros períodos, então conheça 7 dicas superinteressantes:

1. Mantenha a calma 

O nervosismo pode ser um problema pro seu desempenho acadêmico. Mas, o que fazer nessa situação?

Primeiramente, é preciso se acalmar. Não adianta ficar com insegurança e acabar interferindo no começo de uma fase muito importante da sua vida profissional. De início, pode parecer que são muitas informações de uma vez e que você não vai conseguir lidar com o novo cotidiano, mas entenda que logo vai se acostumar e se sair bem.

Dessa forma, organize seus horários, metas, tarefas e quando não entender algum tema, pergunte! Nunca deixe de tirar suas dúvidas.

É muito comum ficar ansiose, mas é primordial respirar e não deixar que as inseguranças tomem conta da sua mente. Não se preocupe, você consegue! 

 2. Fique bastante atento ao primeiro ano na faculdade 

Muitos universitários não dão a devida importância pro primeiro ano na faculdade. Às vezes, novo ambiente, novos colegas, independência social e maior liberdade pra sair em baladas e festas podem assustar, não é mesmo? Por conta disso, diversos estudantes sentem que essa época passa rápido demais.

Entretanto, com o lazer sem limites, as notas ruins e incertezas sobre o curso, também surgem boas oportunidades que podem melhorar seus conhecimentos. 

De maneira que isso não aconteça, encare o seu primeiro ano como algo importante pra sua vida profissional. Não negligencie os seus estudos nos primeiros semestres. Apesar de serem matérias básicas ou mais teóricas, essas disciplinas são essenciais pra sua formação.

3. Organize o seu tempo 

Organizar bem o tempo pra realizar todos os trabalhos acadêmicos não é nada fácil. Você vai perceber que é necessário muito foco, disciplina e organização pra gerir o horário de estudo.

Afinal, existem várias distrações, sobretudo as relacionadas com a socialização. Perder o foco é algo normal, mas é primordial organizar a sua agenda diária se você deseja saber como ir bem na faculdade.

Assim, aproveite cada segundo do seu dia, incluindo o tempo pra atividades de lazer. É possível criar uma boa rotina de aprendizado sem deixar de lado sua vida pessoal. Organize o seu horário de estudo com intervalos, evitando distrações como redes sociais, jogos e TV.

4. Tenha um bom relacionamento com os seus professores 

Um laço importante que você precisa estabelecer no início da graduação é com os professores. Certamente, você vai achar alguns docentes mais interessantes do que outros no percorrer do curso, isso é normal.  

Entretanto, todos estão trabalhando pra aprofundar os seus conhecimentos sobre o curso. Inclusive, eles também podem contribuir pra sua formação fora da sala de aula.

Diversos professores coordenam pesquisas interessantes e mantêm contato com outros profissionais da área que estão à procura de estagiários. Então, é comum que saibam de oportunidades de bolsas, intercâmbios e outros benefícios. Desse modo, sempre busque cultivar boas relações!

5. Evite a procrastinação

É muito importante não deixar as coisas pra última hora. Afinal, essa é uma atitude perigosa pros alunos que estão começando na faculdade.

Esse tipo de comportamento é prejudicial pro bom andamento da sua graduação, como também pode fazer com que não aproveite um tempo importante do seu curso. 

Nesse sentido, aposte em ações pra diminuir a procrastinação, como evitar desculpas pra não fazer suas tarefas, ficar atento a distrações, ser honesto quanto ao seu desempenho universitário e realizar suas listas de atividades.

6. Procure por boas oportunidades de estágio

Outra dica importante é aproveitar a graduação pra conhecer os campos de atuação do seu curso. São diversas opções de estágios disponíveis no mercado, desde o primeiro período universitário até o último. 

A fim de encontrar boas oportunidades de trabalho que se encaixam no seu perfil profissional, é muito importante ficar ligado desde o início do curso nos estágios que estão sendo ofertados na sua área de trabalho.

7. Faça amigos

É sempre bom contar com os amigos, já que ninguém vence na vida sem alguma ajuda. Os seus colegas de turma vão ser futuramente parceiros de trabalho, e não existe nada melhor do que trabalhar com pessoas queridas.

Ademais, crie laços com os veteranos do curso, eles podem dar dicas muito importantes de como ir bem na faculdade. Mas não faça nada que não goste pra ser aceite pelos outros alunos, ok?

Ter amizade com os professores e funcionários também é interessante, já que são pessoas que vão estar presentes no seu cotidiano universitário. A faculdade não é boa somente pro seu crescimento acadêmico, como também pro seu desenvolvimento pessoal e social

Portanto, com essas dicas fica mais fácil entender como ir bem na faculdade. Coloque essas sugestões em prática e tenha mais tranquilidade pra iniciar essa nova etapa da sua vida!

E aí, gostou do nosso artigo? Então, continue a navegar e conheça a Faculdade Descomplica!