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Como gerenciar uma equipe de sucesso? Conheça 10 dicas essenciais!

Quem ocupa um cargo de liderança e deseja ser bem-sucedido deve atuar de forma planejada. A correria do dia a dia e a pressão por resultados não pode interferir nas suas ações, muito menos desestabilizar a equipe. No entanto, saber como gerenciar uma equipe de sucesso é o essencial pra fugir desse cenário.

De forma básica, é preciso gerenciar, auxiliar, acompanhar, motivar e engajar cada colaborador pra que o time seja campeão. Os trabalhos individuais e coletivos, portanto, afetam o resultado da empresa.

Conduzir um grupo de pessoas pra alcançar o objetivo organizacional é um desafio e tanto. Só que não tem mistério! Quer aprender como gerenciar uma equipe de sucesso? Acompanhe essas 10 dicas essenciais!

1. Comece separando o pessoal do profissional

Parece básico, né? Mas não é! Quem está à frente de um cargo de liderança e busca resultados positivos precisa aprender a separar as coisas.

Privilégios, por exemplo, não devem ser concedidos apenas porque você mantém uma amizade com alguns colaboradores. Caso isso venha a acontecer, saiba que os demais perceberão e ficarão desmotivados.

Também vale pros conflitos. Em alguns casos, você terá a missão de mostrar que falhas e problemas não afetam o seu lado pessoal. Trata-se de uma questão de ter inteligência emocional.

2. Conheça cada membro da equipe

Saber como gerenciar uma equipe acontece quando o líder conhece individualmente cada membro do time. Por meio disso, é possível saber quais são as habilidades e pontos fortes de todos.

Esse conhecimento é de extrema importância porque possibilita aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores. Consequentemente, também facilita a delegação de tarefas, pois se sabe o limite de cada um.

Afinal, quando você generaliza o nível de conhecimento sobre os membros da equipe, acaba correndo o risco de ser ineficaz na execução das atividades.

3. Use abordagens diferentes

Pra gerenciar uma equipe de sucesso, outra estratégia é usar abordagens diferentes. Considere as variadas personalidades que faz parte do seu time pra saber como aplicar a diversidade em suas ações.

Alguns colaboradores trabalham melhor sob pressão, enquanto outros fazem autogestão e necessitam de tempo e espaço pra realizarem suas atividades.

Sendo assim, a dica é adaptar a abordagem ao dar orientações ou feedbacks individuais. Pense na melhor forma de repassar algo pra cada um!

4. Aproveite as características únicas dos talentos

Algumas organizações têm o hábito de delegar à área de Recursos Humanos a tarefa de selecionar, do início ao fim, todos os profissionais. Entretanto, é importante que você participe desses processos.

Como líder de uma equipe, você sabe o perfil que necessita pra realizar as tarefas. Por isso, trabalhe em conjunto com o RH pra facilitar o processo de recrutamento e seleção de novos talentos.

Outro ponto é participar das entrevistas e avaliar características que estão além do currículo, como as habilidades interpessoais.

5. Unifique a equipe em torno de um objetivo

Tarefas como gerenciar uma equipe de sucesso demandam atenção e planejamento. Por esse motivo, o objetivo do time deve ser único pra todos os membros, tá?

Você não pode se esquecer de que cada indivíduo terá objetivos, contudo, é necessário garantir que todos saibam que essas realizações, quando somadas, contribuem pra uma realização maior.

Aumente, portanto, a necessidade de colaboração entre os funcionários pra lembrá-los de que são uma equipe.

6. Saiba delegar tarefas

Outro passo pra gerenciar uma equipe de sucesso é não ser um líder centralizador, daqueles que precisam decidir e olhar tudo. Assim sendo, confie no talento dos membros do seu time, afinal você escolheu cada um deles!

Quando as tarefas são delegadas, os colaboradores sentem o peso da responsabilidade e ficam com um sentimento maior de comprometimento em relação às atividades.

Igualmente ocorre o aumento da confiança entre vocês, pois delegar demonstra um gesto positivo a favor do trabalho mútuo. Juntos, todos são mais fortes!

7. Promova a realização de treinamentos

Não há limites pro conhecimento, sobretudo no mundo atual em que as novidades surgem de maneira cada vez mais rápida. Pra que todos acompanhem a velocidade da globalização, você deve promover a realização de treinamentos.

Portanto, acompanhe as principais tendências da sua área profissional pra se antecipar em relação às demandas futuras. Busque cursos rápidos e até de conhecimento aprofundado, como os de pós-graduação!

Igualmente, treinamentos devem ser utilizados como uma maneira de se atualizar, pra que todos estejam preparados pros desafios que estão por vir.

8. Forneça feedbacks frequentes à equipe

O gerenciamento de uma equipe de sucesso depende ainda de um líder capaz de orientar seus liderados como o maestro de uma orquestra. Isso ocorre por meio de feedbacks.

Dar feedbacks significa manter a equipe atualizada, por dentro das decisões e com foco nos objetivos da companhia. Dessa maneira, ela permanece unida e preparada pra trabalhar em conjunto.

De olho nisso, busque dar um retorno a cada atividade realizada. Aponte os acertos pra valorizar as ações e trate os erros como aprendizado.

9. Use software de produtividade

A tecnologia é uma aliada fundamental na atividade de qualquer líder de equipe. Suas ferramentas ajudam a gerenciar pessoas e projetos, presencial ou remotamente.

Pra facilitar a comunicação e até realizar reuniões virtuais, dá pra contar com softwares como Slack, Skype, Meet, WhatsApp, Zoom e Microsoft Teams.

Já as ferramentas que auxiliam no planejamento e acompanhamento das tarefas são o Trello, Asana, Todoist e Clicksign. E os arquivos podem ser compartilhados pelo WeTransfer, Google Drive ou Dropbox.

10. Atualize seus conhecimentos sobre gestão de pessoas

Há quem diga que liderar é uma habilidade que nasce com a pessoa. Entretanto, ser líder envolve outras questões e bastante conhecimento adquirido ao longo de qualquer carreira.

Uma das maneiras mais práticas de aprender e aprimorar essa habilidade é fazendo um curso de gestão de pessoas. Nele, você conhece as teorias e práticas da arte de inspirar profissionais.

As matérias envolvem persuasão, resiliência, inteligência emocional, produtividade, coaching, mentoring e muitos outros assuntos abordados ao longo deste post. Em outras palavras, é a base pra se consolidar como líder e continuar crescendo.

E se você quer fazer um MBA online de Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, a Faculdade Descomplica tem a oportunidade certa pra você! Ou seja, desenvolva habilidades, técnicas e métodos pra liderar, administrar, desenvolver colaboradores em qualquer projeto e saber como gerenciar uma equipe. Você não vai perder essa chance, né?