• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer uma entrevista de emprego por vídeo?

Você sabe como fazer uma entrevista de emprego por vídeo? O distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus popularizou essa maneira online de conectar profissionais e recrutadores.

Entretanto, antes de contar quais são os passos pra organizar e realizar uma entrevista assim, é necessário saber que este formato não é novo. Atualmente, muitas empresas que já contam com uma gestão moderna e já trabalham assim.

Vídeos economizam o tempo de todos, principalmente de deslocamento, e podem revelar as soft skills, ou habilidades comportamentais, desejadas pela empresa.

Acompanhe o passo a passo de como fazer uma entrevista de emprego por vídeo, da organização ao preparo pra falar com cada candidato!

Defina se a entrevista será gravada ou em tempo real

Defina se a entrevista será gravada ou em tempo real

Na entrevista gravada, o candidato envia o vídeo respondendo às perguntas já encaminhadas previamente. Porém, o tempo de duração do vídeo precisa ser predeterminado.

Já a entrevista em tempo real, que acontece online, necessita que você faça a condução pra obter as respostas desejadas. Também requer o cumprimento de um tempo máximo de duração.

Determine os pontos que serão avaliados

Determine os pontos que serão avaliados

Seguindo o passo a passo de como fazer uma entrevista de emprego por vídeo, aqui você deve determinar os aspectos que serão avaliados nos candidatos. A gente listou os principais:

  • pontualidade: observe se o horário combinado será cumprido;
  • apresentação pessoal: vestimenta adequada pra situação;
  • escolha do local pra chamada: necessita ser silencioso e bem iluminado;
  • postura profissional: equilíbrio entre a seriedade da entrevista e um clima agradável;
  • comunicação verbal: desenvoltura do candidato.
Atente-se à linguagem não verbal

Atente-se à linguagem não verbal

Nesse ínterim, outro ponto importante durante o processo de como fazer uma entrevista de emprego por vídeo é observar a linguagem não verbal dos candidatos. Ela inclui expressões faciais, gestos e movimentos involuntários.

Todos dizem muito sobre a pessoa que está sendo entrevistada! Só pra ilustrar e te ajudar a identificar alguns, observe:

  • postura dos ombros: se estão curvados, demonstram insegurança;
  • braços cruzados: desinteresse, falta de paciência ou negação;
  • coceira no nariz: pode indicar uma informação falsa.

O tom de voz também deve ser analisado, com a finalidade de medir o nível de interação e entusiasmo do candidato, além do grau de interesse em relação ao assunto e/ou oportunidade de emprego.

Aborde as experiências e conhecimentos técnicos

Aborde as experiências e conhecimentos técnicos

O processo de como fazer entrevista de emprego por vídeo não deve deixar de contemplar um momento pra falar sobre as competências profissionais dos candidatos, ou hard skills.

Nesse sentido, explore, ao máximo, as informações apresentadas no currículo, além dos possíveis dados captados em testes online. Dessa forma, aprofunde o assunto pra identificar o nível de domínio sobre cada competência.

Essas informações, somadas às habilidades comportamentais, dirão se o candidato está ou não apto pra se encaixar na rotina da empresa. É fundamental dar esse match pra evitar descontentamentos futuros. 

Por fim, com esse passo a passo de como fazer uma entrevista de emprego por vídeo, você selecionará candidatos com o perfil ideal pra organização — potencializando resultados e a satisfação de todas as partes.

Se quiser aprimorar seu conhecimento em gestão de pessoas, aproveite pra fazer um dos cursos de pós-graduação da Pós Descomplica! Valorize seu currículo e fique por dentro de todos os assuntos que são tendências nesse mercado.