• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer um planejamento financeiro para entrar na faculdade?

Um planejamento financeiro é necessário em quase todas as áreas da vida, né não? Se você quer comprar uma casa, precisa se planejar; o mesmo vale pra um carro, uma roupa ou um curso superior. Muita gente tem o sonho de cursar uma faculdade, mas esbarra na falta de dinheiro, o que acaba prejudicando os planos.

Com um planejamento financeiro, é possível se organizar pra pagar as mensalidades até conseguir um estágio ou uma bolsa, por exemplo. Aí, é preciso considerar despesas como parcelas do curso, livros, etc. Se você fizer um curso online, a vantagem é que os gastos com transporte e alimentação fora não existirão. 

Quer se preparar com antecedência pra entrar na faculdade e pagar as mensalidades? Relax que a gente te ajuda!

Como fazer um planejamento financeiro para a faculdade

Quem pretende entrar em uma faculdade particular deve ter em mente que as mensalidades podem pesar no bolso, especialmente se você for responsável pelo seu pagamento. A boa notícia é que o planejamento financeiro te ajuda a se preparar pra esse momento e deixar as coisas mais leves.

O planejamento financeiro deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, mesmo quem ainda está cursando o Ensino Médio. É ali que você começa a se preparar para a faculdade e seus desafios.

Basicamente, pra fazer um planejamento financeiro pra entrar na faculdade, é preciso considerar o seguinte:

👉      Sua atual situação; 

👉      Qual é seu objetivo (onde pretende chegar);

👉      Que caminho deve ser percorrido pra chegar lá.

Quanto mais informações você organizar sobre a sua realidade e planos, mais fácil é de traçar o planejamento financeiro. Tenha dados confiáveis, tais como quanto você ganha (se tiver um salário) ou quanto tem guardado para começar a faculdade, por exemplo.

Se você precisa juntar dinheiro pra pagar a faculdade, a regra é a seguinte: não gastar mais do que se ganha. Isso porque, com essa sobra, você acumula uma quantia de dinheiro ao longo dos meses, que te ajudará a conquistar seu objetivo de entrar na faculdade.

Passo a passo para fazer um planejamento financeiro

Se você quer cursar uma faculdade, mas não tem certeza se tem condições de bancá-la até o final, é importante, antes de mais nada, o curso que deseja fazer e pesquisar aspectos como valores, duração, turno, necessidade ou não de estágio, etc.

Depois, faça uma lista com todos os gastos que você terá nesse período. Como dissemos, quem opta por uma faculdade online não tem gastos com moradia, transporte, alimentação, entre outros. Então, fica bem mais leve de pagar as mensalidades.

O ideal é que você tenha, com clareza, uma previsão de ganhos e gastos para cada mês. É preciso considerar aquilo que entra e o que sai do seu orçamento pessoal pra não tomar uma decisão por impulso e se arrepender depois. 

Se você listou todas as possíveis despesas para se fazer uma faculdade, mas chegou à conclusão de que o valor necessário para cursar a faculdade ficou acima das suas possibilidades, uma das soluções é encontrar uma forma de aumentar a própria renda, por meio de um trabalho temporário ou complementar.

Outra alternativa possível é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou uma modalidade de crédito estudantil privado. Assim, você consegue uma espécie de financiamento do curso até conseguir se estabelecer na profissão e caminhar sozinho.

O ideal, nesse caso, é que, mesmo com as finanças sob controle, você separe uma parcela do seu salário para criar uma reserva de emergência. No seu planejamento, o limite de gasto mensal já deve considerar essa retirada antecipada para a formação de uma poupança. 

Atualmente, há aplicativos que ajudam a controlar as finanças e estabelecer metas de gastos pra ajudar na concretização de um objetivo. Eles são grandes aliados de quem pretende entrar na faculdade.

Sacrificar-se um pouco agora certamente valerá a pena depois que você seu diploma de formado e conseguir um excelente emprego. Pense nisso ao montar seu planejamento financeiro!

A faculdade Descomplica é parceira do MEC e tem cursos online que cabem no seu bolso. Conheça as nossas opções e veja como fazer um curso superior pode ser mais econômico e fácil do que você imagina!