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Como fazer o posicionamento de uma marca? Confira 3 dicas para dominar as mentes dos consumidores!

Quando uma empresa deseja vender seus produtos ou serviços, ela só precisa fazer uma oferta. Mas quando quer dominar uma parte do mercado, aí tem que se posicionar. Então, o que importa é saber como fazer o posicionamento de uma marca.

Afinal, vender por vender leva a uma estagnação que acaba com o espírito empreendedor. Já o crescimento constante significa muito mais do que aumentar o faturamento. A gente tá falando de fazer parte da cultura e da vida das pessoas.

Quer aprender como é possível transformar a percepção dos consumidores e tornar uma marca inesquecível? Então, se prepara, que neste conteúdo você vai descobrir, em 3 dicas, como alcançar esse  poder de dominar mentes. Duvida? Então continue a leitura!

O que é posicionamento de marca?

Hipnose, bruxaria, manipulação, influência ou simplesmente sinergia de valores. Chame como quiser, mas a verdade é que um posicionamento bem-feito de uma marca leva seu público a um estado de idolatria.

O objetivo é garantir que aquela empresa ou produto seja a primeira coisa que venha à cabeça dos consumidores quando precisarem de uma solução. Mas é claro que tudo vai depender do nicho, do produto, do público e de outros detalhezinhos.

Agora, o que acontece se uma empresa não fizer o posicionamento da sua marca? Muito simples: vai ter que contar com a sorte. Mesmo porque, a menos que a empresa esteja sozinha no setor (existe isso, gente?), algum competidor vai se posicionar. E aí… já era!

Quais são as 3 dicas de como fazer o posicionamento de uma marca?

Bora fazer uma brincadeira: preciso de um par de chinelos. Qual vou comprar? Acertô, miserávi… Havaianas! Agora, qual refrigerante você vai achar na mesa do Natal? Coca-Cola, claro! Ainda no mundo do refrigerante, pensa aí: quem é seu amiguinho? É o Dollynho, pô!

Percebe como todas essas marcas souberam se construir diante do público com uma mensagem única? Algumas vezes, isso pode até ser resultado de um acidente de marketing, mas, com um bom planejamento, o efeito vai ser sempre positivo.

1. Faça um planejamento estratégico

Se você quer aprender como fazer o posicionamento de uma marca, o primeiro passo é elaborar uma estratégia. Isso é fundamental, porque é daqui que vai surgir um mapa pra orientar as ações da empresa. Nessa etapa, é preciso considerar:

  • orçamento de marketing;
  • produto/serviço;
  • público-alvo;
  • competidores.

A coisa não é tão simples quanto parece, mas esses 4 elementos são suficientes pra garantir a construção de um plano de ação poderoso. Quando as principais informações de cada ponto ficam claras, as ideias simplesmente surgem. Faça o teste pra descobrir!

2. Defina uma persona

Esse é um dos elementos principais de uma estratégia de posicionamento de marca. Quando, na fase de planejamento, é considerado o público-alvo, a ideia é colher a maior quantidade possível de dados desse público. Mas, pra quê?

Com essas informações, profissionais podem desenhar o perfil ideal do cliente da empresa, assim, de maneira fictícia mesmo. Essa é a persona: um personagem fictício baseado em informações reais daquele mercado consumidor específico.

O legal da persona é que ela não serve apenas pra ajudar na construção de conteúdos de marketing, mas pra orientar tudo, desde as cores da marca até a linguagem e tom de comunicação.

3. Alinhe o produto com a persona

Uma vez que a persona da empresa está bem-construída, tudo o que resta é alinhar o produto ou serviço a ela. Isso significa garantir que a solução seja perfeita em todos os sentidos.

Aqui, a gente não tá falando somente de cumprir uma função, mas de responder a uma causa. Enquanto o produto for apenas útil, as pessoas vão comprar por qualquer conveniência que encontrem, preço, acesso, hábito etc.

Mas quando o produto se torna uma credencial pra pertencer a uma tribo, um distintivo de personalidade, um ato político… Aí a conversa é outra. Portanto, o produto deve ligar a persona a um porquê. Daí, pronto: é assim que se dominam as mentes das pessoas.

Essas foram 3 dicas fenomenais de como fazer o posicionamento de uma marca. Mas não se esqueça de que uma coisa é falar, outra coisa é botar isso em prática. Existe um monte de detalhes que merecem muita atenção na hora de construir uma estratégia.

Que tal então aprender tudo e virar um especialiste no assunto? Pra isso, é só contar com o Desco! Dá uma olhada no MBA de Marketing Estratégico Digital da Faculdade Descomplica e descubra como dominar as feitiçarias de um posicionamento bem-construído!