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Guia completo para fazer o melhor posicionamento de marca

Quando um produto é lançado, o objetivo é vender. Por outro lado, sem saber como fazer o posicionamento de uma marca, corre-se o risco de não vender tão bem. Ou pior, vender somente por um preço abaixo do esperado.

O posicionamento de marca é parte essencial da sua estratégia de negócio. O principal motivo disso é que dificilmente você começará um negócio sem concorrência.

Sendo assim, você deve se esforçar em demonstrar o seu diferencial da forma certa.

Para que isso ocorra, você precisa saber se posicionar. Continue lendo e entenda melhor o que é posicionamento de marca e sua importância na comunicação. 

O que é posicionamento de marca?

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca consiste em como você quer ser visto pelo público. Além disso, também é o que você quer que seus clientes pensem e sintam, assim como as ideias que você quer que eles associem a sua marca.

Um ótimo exemplo de posicionamento de marca é o da Nike. Sem dúvidas, só de ouvir o nome da empresa, já pensamos em corrida e em determinação. 

“Just do it”, certo?

Entretanto, o posicionamento de marca não é somente conceitual. 

Por exemplo, o posicionamento dos bancos digitais. Quando surgiram, essas instituições se posicionaram com um atendimento rápido e eficiente. Sendo assim, ganharam destaque dos bancos tradicionais com facilidade.

O posicionamento de marca pode definir o sucesso de uma empresa. Por isso, é importante bastante estudo e planejamento pra fazê-lo.

Como fazer a estratégia do posicionamento de uma marca?

Como fazer a estratégia do posicionamento de uma marca?

O seu posicionamento deve derivar de uma única ideia que vai nortear toda a sua comunicação. Por exemplo: os seus anúncios, o seu atendimento ao cliente, nada pode sair da sua forma de comunicação.

Pra que essa ideia tenha impacto no seu público, é importante que você responda essas perguntas antes:

1. O que a minha marca representa?

Sim, todos querem ganhar dinheiro. Entretanto, a sua marca deve representar mais do que isso.

Você escolheu o seu nicho por um motivo e está inserido em uma comunidade. Por isso, pergunte-se:

  • Qual impacto quero trazer às pessoas à minha volta?
  • Quais são os meus valores?
  • Que tipo de comunicação quero ter?

2. Como é meu cliente ideal?

Faça uma pesquisa pra entender, de fato, pra quem você vai vender, quais são seus sonhos e os problemas que ele precisa solucionar.

3. Com quem estou concorrendo?

Qual é a forma de trabalhar dos meus concorrentes? Será que eles se comunicam bem com o público? Será que o que eles oferecem atende por completo às necessidades dos consumidores?

4. O que eu posso fazer diferente?

Por mais que seus concorrentes sejam grandes, dificilmente eles conseguirão atender todos. Por isso, encontre o que está faltando no serviço deles e descubra como você pode fazer diferente.

É sempre importante lembrar que as pessoas não compram produtos ou serviços. Acima de tudo, o que interessa é a solução que você vai trazer. 

Como fazer o posicionamento de uma marca na prática?

Como fazer o posicionamento de uma marca na prática?

Após definir qual é a ideia que você quer que seja associada à sua marca, chegou a hora de comunicar o seu valor ao público.

Certamente, seja no seu conteúdo online, seja numa embalagem, é importante que essa ideia esteja sempre presente de forma clara.

Uma forma que muitas marcas usam pra se posicionar é usando o storytelling. Nesses casos, durante a comunicação, o cliente está no centro e possui um objetivo que só a marca pode proporcionar.

Um bom exemplo disso é como a Coca-Cola associa beber Coca a ter um natal feliz com a família e amigos. Dessa forma, mostram seus valores e como eles podem beneficiar o cliente.

Como aprender mais sobre como fazer posicionamento de marca?

Como aprender mais sobre como fazer posicionamento de marca?

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  • como se comunicar com o público-alvo através da internet;
  • entender a cabeça de seu cliente e transformá-lo em fã da sua marca;
  • aumentar as vendas de uma loja online.

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