• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda agora como fazer o planejamento estratégico para startup!

Saber como fazer o planejamento estratégico para startup é fundamental pra qualquer negócio de primeira viagem. Em geral, as empresas com mais tempo de mercado fazem esse trabalho no meio ou no final do ano.

Entretanto, não há uma regra. O importante é que você aprenda a realizá-lo quanto antes. Afinal, é por meio do planejamento estratégico que você definirá onde quer chegar com seu empreendimento. Sendo assim, ele impacta diretamente nas decisões do seu negócio.

Portanto, continue acompanhando este conteúdo e confira, a seguir, as dicas que a gente separou pra você conseguir elaborar o planejamento estratégico da sua organização sem dificuldades. Saiba mais abaixo!

Analise as forças e fraquezas do negócio

Analise as forças e fraquezas do negócio

Também chamada de análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), essa avaliação consiste em identificar os pontos fortes e negativos do seu negócio

Tal análise serve pra você saber reconhecer as fraquezas do seu empreendimento mais facilmente e, assim, conseguir se prevenir de possíveis imprevistos, além de desenvolver a habilidade de contornar situações adversas com mais eficiência.

Determine a missão e os valores da empresa

Determine a missão e os valores da empresa

Elaborar a missão, visão e valores da sua startup é essencial pra esclarecer o caminho que você deseja trilhar com seu empreendimento. Portanto, não basta apenas escrever palavras bonitas, é preciso pensar cuidadosamente na identidade e objetivos do negócio.

Definir a missão significa estabelecer o propósito fundamental da empresa. A visão representa o estado futuro do seu negócio, o que pretende conquistar. 

Já os valores consistem nas crenças e princípios que servem de guia pras atitudes daqueles que atuam em seu empreendimento, como respeito, confiança, entre outros.

Estabeleça os objetivos e as metas a serem atingidas

Estabeleça os objetivos e as metas a serem atingidas

Outra dica pra aprender como fazer o planejamento estratégico para startup é traçar os objetivos e metas a serem alcançadas. Normalmente, usa-se a técnica SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time-bound), que visa determinar se suas metas são Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Essa metodologia te ajudará a determinar objetivos concretos, que você consiga acompanhar seu desenvolvimento, que não seja impossível de atingir, que faça sentido pro seu negócio e com um prazo fixo. Ou seja, transformar sua startup em um negócio escalável.

Elabore estratégias e trace um plano de ação

Elabore estratégias e trace um plano de ação

Cada meta definida precisa ter um plano de ação pra ser concretizada. Assim, em cada ação é necessário estabelecer um responsável por sua realização, data de início e fim, status, prioridade e custo.

No caso das startups e PMEs, vale destacar a importância de elaborar um plano de ação mais enxuto. Dessa forma, você não sentirá a sobrecarga de tarefas e ficará mais confiante em avançar na estratégia de desenvolver seu negócio.

Realize o monitoramento constante do planejamento

Realize o monitoramento constante do planejamento

De nada adianta elaborar todo esse planejamento estratégico pra deixá-lo parado na gaveta. Portanto, é essencial definir uma periodicidade pra reavaliá-lo, analisar o que foi executado até o momento, quais pontos precisam ser melhorados e quais devem ser mantidos.

Assim, você pode identificar mais facilmente qualquer erro de percurso e conseguirá contornar qualquer dificuldade que surja no meio do processo.

Essas foram as dicas que a gente trouxe sobre como fazer o planejamento estratégico para startup. É claro que não se trata de uma tarefa simples. Mas, com este miniguia, você conseguirá executar um excelente planejamento. Agora, só depende de você ter disciplina e compromisso pra seguir tudo o que for estipulado no planejamento.

E aí, curtiu as dicas? Então, veja como melhorar ainda mais o seu negócio realizando uma das especializações da Pós Descomplica. Confira as opções!