• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar a distância: veja 5 dicas eficientes para se organizar e ter mais foco

Afinal, como estudar a distância e dar conta de tudo? Não dá pra negar que existem muitas vantagens no ensino a distância. Poder estudar onde e quando quiser é uma boa pedida pra quem busca flexibilidade e ensino de qualidade.

Mas não se engane! Pra encarar a modalidade é preciso se esforçar muito. Portanto, saiba que estudar em casa exige disciplina e muito planejamento.

Pensando nisso, a gente preparou um post pra te mostrar quantas horas estudar por dia no EaD e como isso é possível utilizando o celular.

Ao final, você ainda confere 5 dicas pra ter mais foco e se organizar pra estudar EaD. Bora?

como estudar ead – pessoa conversando pelo computador

Saiba quantas horas estudar por dia no EaD

Muitas pessoas têm essa dúvida. Por isso, antes de mais nada, vamos explicar alguns pontos importantes.

Pra acompanhar a modalidade, a gente recomenda estudar de 4 a 12 horas por semana, pelo menos. No entanto, o tempo pode variar. Afinal, nem todo mundo aprende do mesmo jeito, né?

Depende muito também do curso que você optou e do módulo em que você está. Algumas pessoas podem precisar se dedicar até um pouco mais, nem que seja só no começo. Em suma, o tempo é relativo.

Pra quem não está acostumade a estudar só, pode ser desafiante. Por isso, a dica é apostar em planejamento. Além disso, estudar um pouquinho todos os dias até se habituar com a rotina de estudos EaD é importantíssimo!

como estudar ead – pessoa mexendo no celular

Descubra se dá para estudar EaD pelo celular

Além de estudar onde e quando quiser, saiba que é possível acompanhar o EaD no celular. Sim! Na verdade, você pode usar qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet pra se conectar na modalidade.

Então, não há desculpas pra não começar um curso, hein?! Dá pra estudar no ônibus, nos intervalos do trabalho e até na sala de espera do consultório médico.

Você pode acompanhar fóruns de discussão, tirar dúvidas com professores e acessar todos os conteúdos do curso. Tudo isso com rapidez e facilidade. Muito bom, não é mesmo?

como estudar ead – pessoa fazendo anotações e estudando pelo notebook

Confira 5 dicas valiosas para mandar bem no EaD

Viu como é possível estudar EaD de qualquer lugar? A modalidade é realmente prática pra quem não tem muito tempo no dia a dia. Mas, como dissemos, pra encarar, é preciso comprometimento e planejamento.

Neste tópico, a gente compartilha com você 5 dicas infalíveis pra turbinar a sua rotina de estudos EaD e te ajudar a render mais!

1. Não subestime o seu curso

Tem muita gente que acredita que o EaD é superfácil e que não exige muito do estudante. Mas, a verdade é que é preciso ter atenção redobrada e se dedicar bastante pra passar no curso.   

Será preciso cumprir prazos, participar de discussões e realizar provas. E se você deixar de entregar tarefas, a reprovação é um risco. Fique de olho!

Afinal, as vantagens da modalidade são inúmeras, mas não dá pra encarar o curso de qualquer maneira.

Por isso, antes de se matricular, é importante considerar sua rotina atual e se planejar muito. Falaremos mais sobre o assunto a seguir. Continue a leitura!

2. Faça um cronograma de estudos EaD

Quer saber como estudar EaD de forma eficiente? Então, se planeje!

É essencial organizar seu tempo pra dar conta de tudo, por isso, vale a pena apostar em um cronograma de estudos EaD antes mesmo de começar o curso, viu?

Aqui vão algumas dicas pra ajudar você a montar um cronograma de estudos EaD bem-sucedido. Veja:

  • considere sua rotina e todos os compromissos da semana;
  • defina quantas horas por dia e semana pode estudar;
  • crie uma tabela de dias e horários fixos pro estudo;
  • reserve mais tempo pra matérias mais difíceis;
  • use uma agenda ou apps de organização;
  • inclua pausas durante os estudos;
  • considere os imprevistos.

3. Tenha um cantinho para os estudos

É bom reservar um espaço especial só pra estudar EaD, mesmo que você acompanhe de vez em quando o curso pelo celular no caminho pra casa, por exemplo.

Assim, escolha um local iluminado, arejado e longe de ruídos. Você pode incluir no cantinho um estante pra colocar seus livros e outros materiais. Use a criatividade!

Não esqueça, ainda, de optar por uma cadeira com descanso pros braços e uma mesa espaçosa pro computador e outros itens.

Haverá momentos em que você precisará estudar em casa, com mais calma e atenção. Por isso, é importante ter um local calmo pra conseguir absorver melhor os conteúdos do curso.

4. Evite procrastinar

Procrastinar pra cumprir tarefas e compromissos de cursos não é legal, especialmente quando o assunto é EaD

No começo, você pode até achar que tem o controle da situação, afinal, a modalidade permite que o estudante crie um cronograma de estudos de acordo com a realidade do seu dia a dia.

Mas, não dá pra confundir as coisas. Afinal, ainda será necessário cumprir prazos, como falamos, e você pode se dar mal se adiar demais as coisas, viu?

Separamos, a seguir, algumas dicas simples pra te ajudar a parar de procrastinar. Olha só:

  • fique longe das distrações na hora de estudar, como redes sociais, televisão etc.;
  • gerencie suas emoções, tentando entender por que está adiando uma tarefa;
  • avalie se não está assumindo responsabilidades demais, seja no trabalho ou vida pessoal;
  • crie um sistema de recompensas pra quando cumprir uma tarefa;
  • faça suas pausas longe do cantinho dos estudos.

5. Conheça os seus limites

Por fim, quem quer saber como estudar EaD de maneira efetiva precisa conhecer seus próprios limites.

Isso quer dizer que não dá pra evitar fazer pausas de descanso e estudar de madrugada pra ganhar tempo, por exemplo.  

Pro nosso cérebro aprender, ele precisa descansar. Você precisa dormir ao menos oito horas por noite pra ter gás pra continuar estudando mais no dia seguinte. É besteira ir além do seu limite.

Por isso, a gente recomenda muito que você crie um cronograma de estudos EaD.

E, além disso, que siga à risca o que se propõe a fazer. Assim, você não precisa procrastinar ou entrar em desespero porque não conseguiu comprimir seus compromissos.

Este foi nosso conteúdo especial pra te ajudar a saber como estudar EaD com mais foco e organização. Como pode conferir, a palavra de ordem é planejamento.

Então, antes de começar seu curso, não deixe de avaliar sua rotina e se planejar bastante. Então, tudo dará certo!

Agora que você já sabe como estudar EaD, aproveite pra conhecer os cursos 100% online do Descomplica!