• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como escolher um curso superior que combine comigo?

O Ensino Médio é um momento de reflexão para boa parte dos estudantes, pois é nesse momento que se deve escolher sua carreira, ou seja, qual curso superior cursar. É comum, no entanto, que muitas pessoas fiquem em dúvida sobre o curso superior que combina mais com você e, por isso, é importante saber como descobrir.

A decisão de optar por uma profissão é complexa e determinará o seu futuro. É claro que sempre é possível mudar, mas, em um primeiro momento, a faculdade que você escolher te acompanhará pelos próximos anos.

Bateu uma dúvida sobre qual curso ou instituição escolher? A gente te ajuda a descobrir o curso superior que mais combina com você!

1. Descubra suas preferências

Se você se pergunta: “como escolher um curso superior que combine comigo”, o primeiro passo para chegar a essa resposta é descobrir do que você gosta. 

Pense nas disciplinas que você está cursando – ou cursou – no colégio. Você adora Matemática e Química ou prefere Literatura e História? Gosta das aulas de inglês e espanhol ou mal pode esperar pelas atividades no laboratório de Ciências?

Só com essa análise inicial será possível descobrir do que você gosta e o que não é sua praia. Aí, você já consegue identificar se sua área é Humanas, Biológicas ou Exatas. 

2. Identifique suas habilidades

Quando você estiver no processo de análise das suas habilidades, é hora de considerar seus talentos, o que você tem de positivo e negativo.

Por exemplo: você escreve super bem e adora línguas, mas tem dificuldade para fazer uma conta de porcentagem. Provavelmente, vale mais a pena se dedicar a uma área com a qual você tenha mais facilidade e familiaridade do que investir em uma carreira que não lhe trará satisfação.

3. Conheça cada curso a fundo

No momento de escolher o melhor curso superior, é indispensável buscar informações sobre eles. A internet reúne muitos dados sobre as mais variadas instituições e cursos para que você entenda as possibilidades de carreira, área de atuação e grade curricular.

Você pode, ainda, participar de feiras de profissões, workshops sobre carreira ou eventos promovidos pelas próprias faculdades. Ali você consegue tirar dúvidas e saber mais sobre os cursos em potencial.

É importante, ainda, saber se a instituição é reconhecida pelo MEC e qual é sua pontuação, além das modalidades de ensino oferecidas (online ou presencial). 

4. Avalie o mercado de trabalho

A escolha do curso ideal não se baseia apenas na faculdade em que você deseja estudar. É importante considerar a situação do mercado de trabalho e perspectivas para o futuro.

Vale pesquisar a demanda por profissionais, a média de horas trabalhadas, faixa salarial e quais são as possibilidades para quem se forma nessa área.

5. Fale com profissionais 

Vale a pena saber a opinião de quem já trabalha na área em que você pretende se formar. Por isso, para descobrir o curso ideal para você, converse com ex-alunos do curso que você escolheu, fale com conhecidos para saber os pontos positivos e negativos da área e entre em contato com empresas para fazer uma imersão na realidade da companhia e ver se é aquilo mesmo que você deseja. 

6. Considere sua estabilidade financeira

Não adianta você descobrir o curso dos seus sonhos e, depois, ficar sabendo que a remuneração é uma das piores do mercado. Quando você escolhe uma instituição de Ensino Superior, deve ter em mente já a possibilidade de ter uma carreira que permita crescer profissional e financeiramente.

Além disso, quando o estudante investe em um bom curso, tem muito mais possibilidades de fazer uma pós-graduação, bem como cursos de mestrado e doutorado, elevando suas taxas de empregabilidade.

E aí? Deu pra clarear um pouco as ideias sobre como escolher o curso superior que mais combina com você? Dá uma olhada na faculdade Descomplica: temos cursos totalmente online e que podem ser exatamente o que você estava buscando!