• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Afinal, como empreender de forma sustentável ainda em 2021?

O tema da sustentabilidade nunca esteve tão presente no dia a dia das pessoas como atualmente. Nesse sentido, muitos empresários se questionam: como empreender de forma sustentável?

Essa pergunta não é à toa, sabia disso? Hoje, as organizações sabem da importância e sua relevância pra sociedade. Nesse sentido, elas buscam entender como transformar o macroambiente no qual estão inseridas e, consequentemente, gerar valor pros seus clientes.

Mas Descomplica, como posso tornar meu negócio mais sustentável? Calma, calma! Deixa que a gente vai te explicar direitinho o que você precisa fazer. Não é difícil, mas te garanto que vai ser muito importante. Vem com a gente!

Qual a importância de ser uma empresa sustentável?

Qual a importância de ser uma empresa sustentável?

A princípio, pode até parecer uma pergunta muito óbvia. Mas, na verdade, não é bem assim. Empresas vão muito além de impacto no meio ambiente, como também em toda a sociedade. Sejam elas pessoas, ecossistemas, outras empresas etc.

Seja como for, diretamente ou indiretamente, todas as empresas criam um impacto positivo ou negativo. Nesse sentido, a melhor maneira disso ser feito é de uma forma positiva, correto?

Além disso, hoje, a sociedade está mudando sua visão sobre empresas que consomem. Não basta apenas ter um bom produto a um bom preço, é preciso gerar mais valor

Contudo, a sustentabilidade é um fator que pode, sim, levar consumidores a deixarem de comprar se o negócio gera um impacto negativo na sociedade. E você certamente não quer perder clientes. Então, bora colocar metas e aprender a como ser uma empresa sustentável?

Como empreender de forma sustentável em 5 passos?

Como empreender de forma sustentável em 5 passos?

Agora, chega de conversa, pois está na hora de entender mais sobre como empreender de forma sustentável em alguns passos bem práticos. Confira!

1. Reduzir o papel no escritório

Quer coisa mais antiga que ter uma mesa cheia de papelada? Mas isso não é só uma questão de modernização, viu? Folhas de papéis impressas, além de causar muito lixo, também consomem recursos naturais.

Pra você ter uma ideia, pra produzir uma folha de papel em tamanho A4 são consumidos 10 litros de água. Então, na hora de empreender, busque soluções como:

  • digitalização de documentos;
  • assinaturas eletrônicas;
  • políticas de impressão, entre outras.

2. Invista em capital humano 

Lembra que a gente falou que não é só impacto ambiental? Então, é preciso investir em seus colaboradores, eles são os principais bens que você terá.

Abra espaço pra que eles se desenvolvam e tragam ideias e inovações a fim de contribuir pra uma empresa melhor. Além disso, ao oferecer esse espaço, você transmite um senso de pertencimento que será muito importante pra visão que o negócio terá, seja internamente ou no ambiente externo.

3. Promova a consciência coletiva

Ok, Descomplica, falar é muito fácil. Mas como colocar em prática mecanismos sustentáveis?

Pra isso, reúna seus profissionais e estimule a conscientização. Aborde temas como:

  • consumo de luz e ar-condicionado;
  • racionalização da água;
  • políticas de higiene no banheiro;
  • utilização de garrafas e copos recicláveis, entre outros.

4. Opte por equipamentos mais novos

Equipamentos mais antigos, como computadores e ar-condicionado, tendem a gastar mais energia. Nesse sentido, sempre que possível, invista em equipamentos, que além de gerar menos impacto, vai reduzir seu custo fixo e ainda melhorar a produtividade da sua equipe.

5. Acompanhe as tendências de mercado

Olha, tem muita coisa boa saindo por aí, viu? Com o mundo passando por transformação, logo surgem inovações com foco em tornar as rotinas das empresas mais sustentáveis. Por esse motivo, acompanhe o que o mercado vem realizando e estude pra ver se faz sentido ou não implementar em seu negócio!

Viu, a gente falou que não era algo difícil de ser feito, não foi? Em conclusão, entender como empreender de forma sustentável é um dos primeiros passos que você precisa fazer com seu negócio.

Lembra-se que todo impacto realizado por ele terá uma influência — direta ou indireta — na sociedade. Busque sempre se desenvolver como gestor e evoluir com a organização.

Ah, aproveitando que a gente tocou neste assunto. Por que você não dá uma conferida nos cursos de pós-graduação da Pós Descomplica? Essa é uma ótima forma de descobrir como transformar ainda mais o seu negócio! Vem com a gente!