• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como empreender com pouco recurso financeiro?

A gente sabe que o sonho de ser seu próprio chefe é incrível. Mais incrível ainda é ter aquela ideia que vai ajudar as pessoas e ainda colocar grana no seu bolso! O problema, normalmente, é começar. Principalmente quando não se tem um capital enorme. Então, como empreender com pouco?

O primeiro passo é entender que é possível. Muitas pessoas iniciam suas carreiras de empreendedores com pouco dinheiro. Não é fácil, mas ninguém disse que seria, né? O importante é ter um bom planejamento e ver as possibilidades com clareza. Daí para frente é perseverança, análise e determinação.

Há uma série de coisas que vale a pena descobrir antes de começar a empreender. Vem com a gente ver algumas dicas para seguir nesse caminho sem medo!

Como empreender com pouco?

Por mais que cada empreendedor tenha sua própria jornada, alguns passos são fundamentais em todas. Eles aumentam a chance de sucesso e reduzem os riscos. Você vai perceber que ter seu próprio negócio é sempre isso: tentar jogar as probabilidades para cima. Veja como a seguir.

Estude bastante

Os estudos sempre levam todo mundo longe. Não seria diferente com o empreendedorismo! Na verdade, estar preparado é o que diferencia muitos no mercado. E é um mercado bem concorrido, hein.

Você pode até sentir que tem uma disposição natural para liderar, o que é ótimo! Porém, há muitos aspectos sobre gestão que só dá para saber colocando a cara nos livros. E se você já está graduado, não tema — dá para escolher uma pós-graduação em gestão. Por um preço bem bacana, aliás!

Conforme você direciona seu aprendizado, você vai aprender a fundo sobre os tópicos que a gente vai abordar agora. Contudo, é sempre legal ter um spoiler, não acha? Então continue anotando aí!

Faça um plano de negócios

Pense no empreendedorismo como um mar no qual você nunca navegou antes. A primeira coisa a fazer para não se perder é ter um mapa. O plano de negócios é isso. E é ainda mais essencial quando estamos falando de como empreender com pouco recurso.

Entre outras coisas, o plano de negócios permite que você:

  • Identifique ameaças;
  • Teste e descubra as melhores rotas;
  • Entenda seu público;
  • Estruture a divulgação;
  • Previna os erros.

Formalize-se

Ter um CNPJ não é sempre necessário no começo, mas eventualmente será. Você pode se cadastrar como MEI na prefeitura da sua cidade, o que já garante o registro por um valor baixo mensal. 

No caso de empresas maiores, com funcionários e tudo mais, a formalização será outra. Mas conforme você chega nessa fase, já não estará mais se perguntando “como empreender com pouco”. Estará se perguntando qual é o próximo desafio. A gente espera que você sempre tenha a resposta!

E aí, ficou animado para empreender? Comece escolhendo a pós ideal para seus estudos!