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Seu negócio no mundo digital: como criar uma loja virtual?

Se o seu negócio ainda não se adaptou ao mundo virtual, você com certeza está perdendo clientes e oportunidades de crescimento. Neste artigo, a gente vai te dar algumas dicas de como criar uma loja virtual do zero. Boa leitura!

Planeje e saia na frente

A cada 10 lojas virtuais — também chamadas de e-commerces — abertas no Brasil, 6 acabam fechando em menos de 1 ano.

Pra não cometer erros e evitar este resultado, primeiramente pesquise e entenda a estrutura do negócio que quer montar. Por exemplo, você pode responder algumas perguntas, como:

  • O que vou vender?
  • Por quanto?
  • Pra quem?
  • Quem é o meu concorrente?
  • Como vou divulgar?
  • Qual o meu diferencial?
  • Quais as ameaças e oportunidades?

Após responder essas perguntas, faça uma análise SWOT pra identificar seus pontos fortes e fracos ao criar uma loja virtual. Dessa forma, você vai obter vantagens em relação aos seus concorrentes.

Escolha a plataforma ideal

Antes de escolher a plataforma, determine o orçamento que você terá disponível pra isso. Sendo assim, você já começa pesquisando por opções que estejam dentro desse valor pré-definido.

Por exemplo, você pode escolher entre estrutura própria e marketplaces (portal de vendas online colaborativo). A seguir, conheça mais sobre cada um deles.

Estrutura Própria

Nesta opção, você pode escolher entre plataformas como Wix, WordPress ou a loja virtual PagSeguro. Dentre outras disponíveis no mercado, essas oferecem templates gratuitos de lojas virtuais.

Porém, neste modelo é preciso considerar todas as demandas existentes, como: pagamentos, logística, atendimento e marketing.

Contudo, ao definir uma estrutura própria pra criar uma loja virtual, os custos acabam sendo maiores.

Marketplaces

Os grandes marketplaces do Brasil, como Magalu, Amazon e Mercado Livre, já estão estruturados no mercado e são utilizados como vitrine pra outros lojistas que querem criar uma loja virtual do zero.

Tais plataformas oferecem ainda acesso a diversas ferramentas e parcerias com as plataformas de pagamento. Sendo assim, não existe necessidade de muito investimento.

Em contrapartida, exige-se o pagamento de uma taxa sobre os rendimentos de cada loja cadastrada. Ainda assim, é uma ótima alternativa pra quem quer saber como criar uma loja virtual.

Invista em comunicação e usabilidade

Seu público ainda não sabe que sua loja virtual existe. Por isso, é preciso investir nos canais de comunicação em que ele está.

Portanto, pesquise e estude sobre Marketing Digital pra aplicar a melhor estratégia e alcançar o seu público-alvo.

A usabilidade da sua loja online deve facilitar o caminho pra compra. Investir em layout vai atrair não só a atenção, mas também a confiança do consumidor.

Não se esqueça de inserir todas as informações e descrições do produto dentro da sua loja online pra que não haja dúvidas na hora de comprar. 

Bom atendimento é tudo

A melhor loja virtual é aquela que atende bem seus consumidores, com isso, além de garantir a venda, você consegue fidelizar o cliente.

Por outro lado, quando o consumidor não recebe atenção, pode acabar prejudicando a reputação da sua marca.

Pensando nisso, desenvolva uma estratégia eficaz de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) mesmo que sua equipe ainda seja pequena.

Esteja sempre disponível pra tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas dos clientes após criar uma loja virtual. Se o único responsável é você, separe períodos ao longo do dia pra responder aos contatos realizados.

Vale a pena também deixar claro os horários de atendimento e os prazos pra que as solicitações se resolvam.

Se pretende dominar o assunto sobre como criar uma loja virtual e obter sucesso, prepare-se pra estudar muito! A gente já preparou um combo pra te ajudar, são 3 cursos livres completos que vão fazer seu e-commerce voar!

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