• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descomplicando tudo: como conseguir estágio remunerado

Conseguir ingressar no mercado de trabalho de sua área profissional é uma das maiores preocupações de universitários. Aliás, essa preocupação, pra maioria dos estudantes, ocorre bem antes da graduação.

Os programas de estágio são o caminho mais direto pro universitário ingressar no mercado profissional. Entretanto, tais programas estão mais concorridos a cada ano.

Além disso, a maioria dos programas de estágio não paga nada pro estudante estagiário, fato que gera até memes. Mas, neste artigo, a gente vai te mostrar como conseguir estágio remunerado.

O que é um programa de estágio remunerado? 

Um estágio remunerado é o sonho de praticamente 99% dos estudantes universitários no Brasil. E que está ansioso por começar a atuar na área profissional escolhida pelo estudante, mesmo antes da formatura.

Isso porque permite ao estudante ingressar no mercado de trabalho e, assim, desenvolver habilidades, capacidades e competências dentro da sua área profissional. E, é claro, permite ainda aprender mais sobre sua profissão e futura carreira através da prática. 

É exatamente igual à forma como a maioria dos programas de estágio funcionam. No entanto, ele possui um plus que todo universitário adora: o estagiário recebe pelos seus serviços.

Estágio remunerado é emprego?

Alguns universitários acreditam, num primeiro momento, que um estágio remunerado é praticamente um emprego. Entretanto, acreditar nisso está completamente errado, e essa ideia precisa ser mudar.

Os contratos de estágio remunerado não são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Não existe, em nenhum momento, qualquer vínculo empregatício entre a empresa e o estagiário.

O estudante não entra na folha de pagamento da empresa onde ele está estagiando. Afinal, sua remuneração é feita sob a forma de uma bolsa-auxílio de estágio

Em relação a direitos, o estagiário pode tirar 30 dias de férias remuneradas a cada 12 meses de estágio realizado. Ou o equivalente de dias em relação aos meses de duração do programa de estágio.

Ainda, o estagiário tem direito a auxílio-transporte e jornada de trabalho de, no máximo, 30 horas semanais.

Como conseguir estágio remunerado na prática?

Antes de tudo, é importante dizer que conseguir um contrato pra programas de estágio remunerado está mais difícil nos últimos anos aqui no Brasil.

Isso se deve a diversos fatores, um deles é o aumento da oferta de estudantes buscando estágio em relação à demanda de vagas. 

Outro ponto é o momento atual do país, de crise econômica e sanitária. E que tem levado empresas a demitirem funcionários e reduzir a abertura de novas vagas em programas de estágio, remunerados ou não.

Porém, difícil não quer dizer impossível, então confira as dicas abaixo pra aumentar suas chances de conseguir um estágio remunerado

  • tenha as melhores respostas pras perguntas comuns de entrevistas de estágio e emprego;
  • trabalhe seu networking e monte uma rede de contatos na sua área que possam te indicar pra estágios remunerados;
  • ao se deparar com uma oportunidade, estude a empresa contratante e demonstre as competências e capacidades que ela valoriza;
  • não se limite apenas aos conhecimentos da sua formação profissional, agregue valor ao seu currículo com conhecimentos e habilidades de interesse das empresas que fazem programas de estágio remunerado.

Gostou dessas dicas e está pronto pra dar aquele up na sua formação e currículo? Então, saiba mais sobre as graduações da Faculdade Descomplica.