• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como começar a empreender na Internet: o guia descomplicado

“Ganhe dinheiro na Internet!” Você com certeza já viu essa frase em algum lugar da rede, não é mesmo? E não é mentira, é sim possível criar uma fonte de renda a partir da Web. Mas o que ninguém conta direito é como. Até agora! Neste artigo a gente vai desmistificar o assunto e te mostrar passo a passo como começar a empreender na Internet.

Você vai descobrir tudo o que precisa pra começar o seu primeiro negócio online, e com o pé direito! Preparade? Então vem com a gente!

1. Decida qual é o seu negócio

Falar é mais fácil que fazer. E decidir qual é o seu negócio pode ser a parte mais difícil da sua jornada. Afinal, o que você vai comercializar?

Se você ainda não sabe, a gente trouxe algumas dicas pra te ajudar a descobrir. Existem basicamente três tipos de soluções que você pode vender na Internet:

  • produtos (skates, brincos, camisetas, eletrônicos);
  • serviços (gestão de redes sociais, aulas de idiomas online, montagem de treino);
  • seu conhecimento (cursos, consultorias, e-books).

A partir dessas categorias, pode ser mais fácil pra você identificar boas oportunidades de negócios online. Por isso, anote algumas das suas ideias pra avaliar sua viabilidade. Afinal de contas, o objetivo de uma empresa é gerar lucro.

Assim, analisar o potencial da sua ideia e planejá-la antes do lançamento da sua empresa virtual é imprescindível. E a melhor forma de fazer isso é criando um plano de negócio.

2. Como começar a empreender na Internet pra valer?!

2. Como começar a empreender na Internet pra valer?!

Com a sua ideia de negócio bem definida, a próxima etapa é colocar as mãos à obra e lançar seu empreendimento online. Pra isso, você precisa selecionar suas plataformas.

Site

Independentemente do seu produto, você vai se beneficiar tendo o seu próprio site. Esta ferramenta vai te ajudar trazendo tráfego a partir de buscadores, como o Google. Aqui, você tem dois caminhos:

  • contratar um programador;
  • criar o site por conta própria.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, um bom programador vai tornar mais rápido o processo e vai entregar uma estrutura de alta qualidade, aumentando as chances do seu site aparecer nas primeiras páginas do buscador. Mas isso tem um custo maior. 

Por outro lado, você pode não gastar com isso, mas provavelmente vai levar mais tempo pra conseguir começar seu empreendimento na Internet. Se você quiser seguir sozinhe, as primeiras coisas que deve fazer são:

  • comprar um domínio;
  • contratar uma hospedagem.

Pra criar o site, você pode usar um tema (pago ou gratuito) em um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS), como o WordPress. Nesse tipo de plataforma, o site já está pronto e você só precisa editar as imagens e criar os textos.

Redes sociais

Você pode vender diretamente nas redes, agora que muitas delas oferecem sistemas pra lojinhas. Além disso, criar presença nestes canais vai te ajudar a construir uma marca forte e ganhar mais clientes.

Marketplaces

Se você tem dúvidas sobre como começar a empreender na Internet, os marketplaces são uma boa pedida. Grandes lojas e plataformas de afiliados permitem que você comercialize seus produtos com facilidade e ainda atraem tráfego mesmo sem anúncios pagos.

3. Dê o próximo passo: aprimore os seus conhecimentos!

3. Dê o próximo passo: aprimore os seus conhecimentos!

Empreender não é uma ciência exata. Mas existem muitas técnicas pra te ajudar no aprimoramento da sua empresa, potencializando seus resultados.

As pós-graduações em Gestão, Marketing e Tecnologia da Faculdade Descomplica podem não só te oferecer as ferramentas pra alavancar seu negócio online, como também te ajudar a se posicionar como especialista no mercado. Conheça aqui os cursos disponíveis!