• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Começar uma faculdade aos 30 anos: por que não?

A sociedade está acostumada a seguir padrões que, à primeira vista, devem manter um ritmo conforme a idade. Por exemplo, sair do ensino médio e partir pro superior, estar formado até os 22 anos, entre outros. Mas muita gente quer começar uma faculdade aos 30 anos, e tá tudo bem!

Ainda que, pra muitos, iniciar uma faculdade aos 30 anos pode ser considerado tarde, fato é que não há tempo certo pra começar um sonho e muito menos tentar ter uma vida melhor com um bom emprego.

Pra te ajudar com isso, a seguir, você vai conferir algumas dicas pra se preparar e começar sua faculdade! Acompanhe e confira!

Não há limite de tempo para aprender

Mesmo que você já tenha feito uma faculdade ou até uma pós-graduação, é essencial se atualizar pra se manter no mercado de trabalho e ganhar cada vez mais, não é? Nesse sentido, por que não fazer uma nova faculdade e encarar um desafio de uma nova área?

Ou, até mesmo, fazer uma faculdade que complemente o seu conhecimento e que vá trazer ainda mais bagagem pro seu dia a dia no trabalho, aumentando as chances até de ser promovido na empresa.

Aliás, você sabia que ter um curso superior pode aumentar seu salário em mais de 100%? Então, por que fugir dessa incrível oportunidade apenas por conta de se achar velho demais pra começar uma faculdade aos 30 anos?

Um dos grandes segredos do sucesso, inclusive compartilhados por grandes nomes do setor corporativo, é estar sempre aberto a aprender. Hoje, é comum ver pessoas de todas as idades dando início a novas carreiras e enfrentando novos desafios.

Vantagens de começar uma faculdade aos 30 anos

Ao contrário do que se pode imaginar, não existe nenhum empecilho ou problema em começar uma faculdade aos 30 anos. Por outro lado, se parar pra pensar há uma série de vantagens que podem vir junto à conquista de uma graduação. Abaixo, a gente listou algumas delas!

Mais maturidade para levar a faculdade

Mesmo que, aos 17 anos, as pessoas já estejam classificadas na idade adulta, ainda é cedo pra ter certeza de qual área deseja seguir. É comum que, ao longo dos anos, as preferências mudem, o mercado se direcione pra determinadas áreas de maior sucesso, entre outros fatores.

Isso pode desencadear certo desinteresse ao longo do curso e a pouca idade justifica completamente isso, sendo comum que muitos jovens não levem tão a sério o compromisso com uma graduação.

No entanto, aos 30 anos, a clareza e a maturidade se fazem mais presentes. Assim, a decisão do curso é mais bem pensada e tomada com base já no seu cargo atual ou até em uma área nova pretendida.

Por isso, as chances de uma pessoa com mais de 30 anos levar o curso mais a sério e não desistir ao longo do caminho são grandes e, certamente, uma faculdade vai agregar muito na vida profissional e também nas experiências pessoais que serão vividas durante a graduação.

Clareza para escolher o curso

E falando na escolha do curso, essa também é outra vantagem ao começar uma faculdade aos 30 anos. As dúvidas nessa época da vida já são mais brandas ao se falar de carreira e profissão, ou seja, pessoas dessa idade contam com uma personalidade mais decidida.

Nesse sentido, é muito mais fácil dar um tiro certeiro no curso que deseja, seja baseado em uma escolha pessoal, pesquisas sobre o mercado ou até em uma área em que o futuro estudante já tenha contato.

A desistência da faculdade por não gostar do curso, portanto, acontece muito pouco. A escolha quando pensada e baseada em motivos sólidos traz essa certeza e determinação.

A experiência pessoal e profissional pode ajudar

Fazer um curso de graduação com 30 anos pode trazer inúmeros benefícios, mas a sua experiência de vida também pode contar muito nessa jornada. O que você já viveu na carreira, tenha ela relação ou não com a sua graduação, pode ajudar a fazer análises, relacionar situações e muito mais.

Usar o que você já viveu na vida pessoal e na sua profissão no curso de graduação pode ajudar muito na hora de ter mais desenvoltura pra apresentar trabalhos, mais conhecimento pra compartilhar com os colegas e professores e até uma clareza maior pra entender o conteúdo das provas.

Mais foco e determinação com um objetivo em mente

Quanto mais experiência adquirida, maior também a determinação e o foco pra alcançar um objetivo. Uma pessoa com mais de 30 anos sabe bem o que quer, onde quer chegar e não quer mais perder tempo com situações que não agreguem em suas vidas.

Por isso, começar uma faculdade aos 30 anos pode render muito e trazer inúmeros benefícios pra sua vida profissional e pessoal, já que o contato com outras pessoas de todas as idades, os métodos de ensino atualizados e a convivência no geral ajudam ainda mais nesse novo desafio.

Dicas pra perder a vergonha e se jogar na faculdade

Você está ciente de todas as vantagens de se começar uma faculdade aos 30 anos, certo? Mas, mesmo assim, bate aquela insegurança e até uma certa vergonha de dar esse passo? É comum que isso aconteça, mas você pode vencer esse desafio facilmente, dá uma olhada em algumas dicas:

  • pense nos inúmeros benefícios que você terá em sua carreira com a nova graduação;
  • você é uma pessoa igual aos seus outros colegas, não há diferenças;
  • as aulas online são fáceis de acessar e não precisa ter contato com ninguém se você não se sentir à vontade;
  • começar é o maior desafio, depois que o estudo se tornar um hábito, fica ainda mais fácil!

Começar uma faculdade aos 30 anos é uma alegria pra quem quer decolar na carreira ou começar um novo projeto na vida profissional. Por isso, deixe o pensamento da idade de lado e tenha em mente que não há limite pra aprender, basta querer!

Se você quiser escolher o curso ideal pra sua carreira, confira as opções da Faculdade Descomplica e comece a mudar o seu futuro agora mesmo!