• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Por que é importante cuidar da linguagem corporal no trabalho?

Já aconteceu de você dizer algo no seu ambiente profissional e ser interpretado de forma diferente do que esperava? É possível que essa confusão tenha sido causada pela sua linguagem corporal no trabalho.

Porém, o que significa exatamente isso? É o que você vai descobrir a seguir. Continue lendo!

O que é linguagem corporal?

O que é linguagem corporal?

Linguagem corporal envolve uma comunicação não verbal, que utiliza gestos, expressões faciais, movimentos corporais etc.

Até mesmo a distância entre quem fala e quem escuta entra nesse pacote, uma vez que pode influenciar a forma como a mensagem é passada, recebida e percebida.

Por que cuidar da sua linguagem corporal?

Por que cuidar da sua linguagem corporal?

Porque os gestos, a forma como se move, as expressões faciais, outros elementos do corpo humano e comportamento também transmitem mensagens.

Portanto, treinar a sua linguagem corporal pra ser condizente com o que você deseja comunicar é fundamental por uma série de motivos. Veja alguns a seguir.

Evitar problemas de comunicação

Às vezes, os gestos e a postura não são condizentes com o que a gente quer expressar em palavras, levando a um entendimento equivocado das mensagens faladas.

Por exemplo, uma solicitação ou instrução direcionada a colegas pra que façam algo pode ser entendido como uma ordem, até mesmo agressiva. Com o tempo, isso poderá provocar problemas de relacionamento com os demais.

Outro caso: imagine que alguém pergunte se você pode fazer determinada atividade e você diz que sim, porém faz isso enquanto boceja e apoia a cabeça entre as mãos, sem nem olhar pro seu interlocutor.

Esses são movimentos que tendem a passar a ideia de desinteresse, ociosidade e tédio. Provavelmente, o seu colega pensará que você não liga o suficiente pro que foi pedido ou que não fará isso, mesmo que você esteja realmente comprometido em realizar a solicitação.

Transmitir mensagens mais claras

Ao evitar mensagens ambíguas ou desalinhadas da expressão corporal, a tendência é que se tornem mais compreensíveis. Dessa forma, seus interlocutores poderão entender melhor o que você deseja transmitir. Isso é essencial pra quem é ou pretende se tornar um líder.

Potencializar o efeito das mensagens

Imagine que você é um gestor que quer incentivar a equipe a se motivar pra realizar um projeto. No entanto, enquanto fala, seus ombros estão caídos, seus gestos são lentos e monótonos, e você mal presta atenção nos demais.

As chances de alcançar seu objetivo são pequenas, pois a mensagem corporal tende a provocar um efeito praticamente oposto ao que você deseja.

Porém, se você se movimentar com energia, olhar atentamente pros seus colaboradores, sorrir e falar de forma entusiasmada enquanto apresenta seus argumentos, a probabilidade de incentivá-los aumenta consideravelmente.

Como melhorar a sua linguagem corporal no trabalho?

Como melhorar a sua linguagem corporal no trabalho?

Se você tentar acalmar alguém enquanto se movimenta de forma ansiosa e faz muitos gestos bruscos, dificilmente alcançará esse objetivo, não é mesmo? A mensagem que seu corpo transmite é quase contrária ao que você deseja.

Isso também vale pro ato de mexer as mãos continuamente, pois pode passar a impressão de nervosismo ou estresse.

Portanto, se você deseja acalmar, é importante que os seus movimentos e gestos sejam calmos e que as suas expressões transmitam tranquilidade.

Sendo assim, é fundamental estudar sobre como determinados gestos e expressões podem ser entendidos pelas pessoas.

Dessa forma, você poderá alinhar melhor o que deseja transmitir a sua linguagem corporal no trabalho. O mesmo vale pra outros ambientes, como em casa, em família, ou em um curso.

Por falar em curso, aproveite agora pra conhecer as opções de pós-graduação da Faculdade Descomplica que podem contribuir ainda mais com a sua carreira!