• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra 5 dicas excelentes de marketing digital para iniciantes

O marketing digital para iniciantes pode parecer algo difícil, afinal, a gente sabe utilizar a internet pra conversar, jogar ou pesquisar uma receita de lasanha, mas usar a web de forma profissional é outra coisa.

Por isso, a gente separou algumas dicas pra quem deseja ingressar no marketing digital profissionalmente e quer ter ótimos resultados desde o início.

Mas, o que é Marketing Digital?

Mas, o que é Marketing Digital?

Também chamado de marketing online ou web marketing, o marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas na web. O seu objetivo é que outras pessoas conheçam uma empresa, produto ou serviço.

As ferramentas mais utilizadas nas ações de marketing digital são: redes sociais, e-mail marketing, newsletters, blogs, vídeos, Google Ads e por aí vai.

Por que aprender sobre Marketing Digital?

Por que aprender sobre Marketing Digital?

Os dois maiores benefícios que levam os iniciantes ao marketing digital são: alcance ilimitado e baixo custo.

A internet não se chama rede mundial de computadores à toa. Afinal, as restrições geográficas são quase inexistentes, o que é uma bela vantagem pra uma empresa que busca aumentar o número de clientes.

O segundo grande benefício é o menor custo se comparado a outras estratégias de marketing. Pois, fazer um perfil no Instagram ou no Facebook é de graça. Então, mesmo um empreendedor que está começando pode desenvolver uma estratégia lucrativa.

Além dessas duas vantagens, as métricas também são um ponto positivo pros iniciantes no marketing digital, já que dá para ver quantas pessoas visualizaram stories, curtiram ou compartilharam o seu post.

Tudo isso ajuda muito na hora de avaliar os resultados das ações.

Mas o marketing digital não está só direcionado para as empresas, também dá para usar essa forma de marketing pra impulsionar a sua carreira.

A gente sabe que é mais fácil conseguir o emprego dos sonhos mantendo o perfil no LinkedIn atualizado. Assim, se você usar estratégias de marketing digital, as chances de as empresas acharem o seu perfil é muito maior.

Porém, antes de estabelecer a estratégia, a gente separou alguns aspectos importantes pra analisar.

3 tópicos preliminares do Marketing Digital para iniciantes

3 tópicos preliminares do Marketing Digital para iniciantes

Seguem os pontos essenciais pra um iniciante no marketing digital considerar antes de decidir como montar sua estratégia.

Tópico 1: Estabeleça os principais objetivos

Pra construir uma tática de marketing digital que traga resultados, o primeiro passo é determinar as metas a serem alcançadas. Sendo assim, uma forma de criar os objetivos é aplicar a metodologia Smart, que se baseia em 5 princípios:

  • S – Específico: definir em números o que você quer atingir.
  • M – Mensurável: estabelecer uma maneira de medir os resultados.
  • A – Alcançável: avaliar os recursos disponíveis pra ação.
  • R – Relevante: pensar se essa estratégia faz sentido pra você.
  • T – Temporal: estabelecer um prazo pra chegar no objetivo.

Então, imagine uma pessoa que deseja aumentar as visitas ao perfil no LinkedIn, um exemplo de objetivo Smart seria:

 “Aumentar o número de visitas no meu perfil de 2 para 10 por semana até dezembro de 2021”.

Tópico 2: Pesquisar a sua persona

A persona é um perfil semificcional de um cliente ideal baseado em dados reais e alguma especulação fundamentada. Para simplificar, a persona é um aprofundamento do público-alvo.

Para desenvolver a persona, alguns aspectos considerados são:

  • idade;
  • renda;
  • estado civil;
  • medos;
  • sonhos;
  • hábitos diários;
  • interesses na empresa.

A gente sabe que, no início de uma empresa, estabelecer a persona pode ser complicado. No entanto, quanto mais tempo gastar nisso, mais fácil será planejar o marketing digital.

Tópico 3: Escolher as ferramentas

Como a gente viu lá no início, existem várias ferramentas que um iniciante no marketing digital pode usar nas estratégias. Para isso, é importante pensar na persona e na realidade da empresa.

Por exemplo, uma empresa identificou que a persona prefere assistir reviews dos produtos no YouTube. No entanto, se a empresa não tem os recursos necessários pra criar esses vídeos, chegou a hora de avaliar as alternativas.

Mas antes de alçar voo, a gente preparou algumas dicas de marketing digital para iniciantes começarem com o pé direito.

Principais dicas para iniciantes no marketing digital

Principais dicas para iniciantes no marketing digital

Veja 5 recomendações pra quem está começando no marketing online.

1. No marketing digital, o estudo é contínuo

As coisas no mundo digital mudam constantemente. Novas ferramentas, métricas e aplicativos surgem quase diariamente. Por isso, quem deseja se dedicar a essa área, aprimorar os conhecimentos é fundamental.

2. Métricas são valiosas, mas podem iludir

Algo que pode encantar os iniciantes no marketing digital são os números. Por exemplo, muitos seguidores no Instagram, não quer dizer automaticamente um grande número de clientes.

Por isso, mais vale a máxima “você não precisa de muitos seguidores, mas, sim, dos seguidores certos”.

3. Seja objetivo, mas fale com o coração

A gente sabe que o ser humano é mais emocional do que racional. Então, se quer criar uma relação com a persona, o ideal é colocar os sentimentos na comunicação.

Sendo assim, buscar situações cotidianas, informações que são interessantes ou curiosas pode ser uma maneira de tocar a audiência.

Mas vale lembrar que pra essa conversa funcionar é fundamental ser verdadeiro. Pois, se não for, é muito provável que o público perceba.

4. Crie conteúdos pensando em SEO 

Do que adianta montar uma ótima estratégia de marketing digital se o público não encontrar?

Por isso, você deve pensar na otimização para mecanismos de busca, que são algumas táticas que facilitam que o conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google.

5. O marketing digital não costuma funcionar do dia pra noite

Uma dancinha viralizada no TikTok pode gerar muitos resultados. No entanto, na maioria das vezes, os resultados demoram.

Então, ter resiliência e construir um planejamento estratégico de longo prazo é um ponto importante do marketing online.

Conheci as dicas, mas quero me aprofundar. O que fazer?

Conheci as dicas, mas quero me aprofundar. O que fazer?

Seguindo os passos preliminares e as dicas, ficará mais fácil começar uma trajetória de sucesso dentro do marketing online.

Mas, se quer aprofundar os conhecimentos, o Descomplica conta com uma plataforma de cursos livres que disponibiliza não só cursos de marketing digital para iniciantes, como também de áreas como liderança, gestão e educação.

Eles são específicos, de curta duração, totalmente online e, o melhor de tudo, não precisa ter formação acadêmica pra se inscrever. Então, o que está esperando? Acesse os cursos livres do Descomplica e faça já a sua inscrição!