• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 dicas fundamentais para uma boa comunicação empresarial

A gente sabe que garantir uma boa comunicação empresarial é muito importante pra que os colaboradores se mantenham engajados na empresa, não é? Então, garantir a fluidez do diálogo é um dos fatores que mais estão ligados a satisfação de trabalhar em um local.

Entretanto, isso não significa que é uma tarefa fácil. Entre os desafios, estão os canais utilizados, o retorno de mensagens e a democratização da informação. Tudo isso, pode impactar negativamente o seu objetivo.

Você pode estar se perguntando: “Como gerar uma boa comunicação empresarial?” Por isso, a gente trouxe a solução! Hoje, você vai conhecer 4 dicas fundamentais pra quem deseja alcançar esse resultado. Aproveite pra dar uma conferida e colocar a mão na massa!

4 dicas para ter uma boa comunicação empresarial

4 dicas para ter uma boa comunicação empresarial

O importante é já começar falando que não existe nenhuma receita de bolo. Aqui, nada é mágica. Mas, seguindo as dicas levantadas, você vai conseguir colocar a boa comunicação em prática dentro do seu trabalho e deixar todo mundo satisfeito.

Afinal, as empresas que procuram engajar seus profissionais, sabe que um dos pontos mais importantes é a satisfação de estar naquele lugar. Então, como alguém fica feliz se não consegue ouvir o que acontece e, pior ainda, ser ouvido?

Agora, pega a caneta e presta bastante atenção nas dicas do Descomplica!

1. Tenha um ambiente amigável

Ter um fluxo claro e constante de comunicação é extremamente importante pra engajar seus profissionais. Dessa forma, a melhor maneira de ter esse resultado é criando um ambiente amigável.

Como gestor, uma forma de fazer isso é incentivar interações e temas que fogem do contexto profissional. Mas, olha, a ideia não é sair falando qualquer coisa, viu? Você pode falar sobre sentimentos e compartilhar ideias pra promover essa sensação.

Ah, outra coisa! Esteja sempre disponível pra sua equipe. Ou seja, dê ouvidos, respeite o espaço de cada um, seja acessível pra quando surgir a necessidade. Isso que é ser um expert em liderança!

2. Escolha as ferramentas corretas

Saber como falar também é importante pra ter uma boa comunicação empresarial, não é? Por esse motivo, escolha ferramentas que garantam que a mensagem ocorra dos dois lados. 

Saca um exemplo: o uso de murais informativos é interessante pra passar uma informação, certo? Mas não é a forma correta pra ouvir o retorno dessa informação. Se um colaborador discordar ou tiver alguma dúvida, como ele vai entrar em contato facilmente?

3. Programe reuniões de alinhamento

Reuniões são formas importantes de conseguir manter todos os assuntos alinhados com a sua equipe. Por esse motivo, você deve investir em um cronograma de reuniões práticas e objetivas.

Sendo assim, elas podem acontecer uma ou duas vezes na semana. É um ótimo momento pra equipe tirar todas as dúvidas, expor opiniões, compartilhar ideias e, principalmente, ser ouvida.

4. Estabeleça uma via de mão dupla

A princípio, um dos maiores erros da comunicação empresarial é ser unilateral. Ou seja, apenas uma pessoa tem a oportunidade de transmitir uma mensagem.

Sempre que possível, solicite ao time que compartilhem ideias, estabeleçam prioridades, ofereçam feedbacks e integrem discussões importantes pras tomadas de decisão.

Com isso, a gente finaliza as principais dicas pra ter a tão sonhada boa comunicação empresarial. Viu que não é nada muito difícil? Ah, vale relembrar que não são receitas mágicas, mas podem te ajudar bastante nesse desafio. Gostou?

E sabe como você pode melhorar ainda mais a comunicação? O Descomplica preparou os melhores cursos livres que vão te ajudar nesse objetivo e em muitos outros! Começa lá agora mesmo com a gente!