• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Carreira docente: como iniciar e ter sucesso nessa profissão

Iniciar uma carreira docente é o sonho de muitos profissionais, sejam eles pessoas da área educacional bem como de outras áreas de formação.

A boa notícia é que dar aulas no ensino superior já não é mais algo tão difícil de se alcançar atualmente e isso se deve a alguns fatores, sendo que inclusive, essa é mais uma das vantagens de quem deseja ingressar nesse mercado.

No artigo de hoje, você vai entender a importância do docente universitário, como iniciar nessa profissão, e claro, quais as vantagens que essa carreira proporciona. Continue a leitura!

Como iniciar a carreira docente? 

O primeiro passo para quem deseja iniciar no meio acadêmico, é iniciar um curso de pós-graduação, podendo ser na modalidade Lato Sensu ou Stricto Sensu. Isso vai depender do seu objetivo.

Se sua pretensão é dar aulas em uma universidade pública, o Ministério da Educação – MEC exige, no mínimo, o curso de Mestrado, que pode ser posteriormente, complementado por um Doutorado. 

Esses cursos, têm em média a duração de 02 e 04 anos, respectivamente.

Já no ensino privado, há a possibilidade de lecionar, desde que o profissional possua um curso Lato Sensu, ou seja, uma especialização ou um MBA (Master in Business Administration).

A duração dos cursos de Especialização são um grande atrativo aos cursistas, uma vez que oferecem, em espaço menor de tempo —  mas com qualidade e preços mais acessíveis — a preparação adequada para a carreira de professor universitário.

Em média, as especializações e MBAs podem ser concluídas em até 01 ano ou menos. Os MBAs também levam essa média de tempo de conclusão e geralmente estão mais ligados à área de gestão e administração.

Assim, com a conclusão desse nível de ensino, os pós-graduados podem se candidatar em processos seletivos para a ministração de aulas em universidades privadas.

Quais os benefícios de seguir a carreira docente?

Há várias vantagens em se seguir uma carreira docente, principalmente se essa profissão for exercida no ensino superior. Entre essas vantagens, podemos citar:

  • Melhor estabilidade financeira e planos de carreira;
  • Possibilidade de descansos/férias mais prolongados;
  • Oportunidade de aperfeiçoamento profissional (cursos, formações etc.);
  • Viabilidade de formar estudantes em excelentes profissionais para o mercado de trabalho.

Mas, será que a carreira docente é pra mim?

Se você possui o objetivo de levar o conhecimento às pessoas e tem facilidade em ensinar, com certeza a carreira docente é pra você.

O importante é que, assim como outras carreiras, você tenha bastante dedicação e busque uma melhoria constante, pelo fato de que os saberes estão sempre se renovando.

Isso porque a carreira de professor é uma das que mais exigem estudos frequentes, pois sempre estão surgindo métodos e novos jeitos de ensinar e aprender.

Sendo assim, o investimento em cursos de pós-graduação é bastante útil para você que almeja seguir se preparando para enfrentar os desafios da sociedade.

E então, pronto para dar um salto na carreira de docente? Que tal já começar a se preparar, escolhendo um dos cursos de Pós-Graduação do Descomplica? Venha conferir, estamos te esperando!