• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Características de um bom professor: confira as 5 principais

É verdade que o início da sua carreira em pedagogia pode trazer um pouco de insegurança, principalmente com os grandes desafios que já estão surgindo no mundo durante a pandemia. A gente te entende… Afinal, muita coisa vem mudando em relação às tecnologias, modo de aprendizagem e estilo de vida — e não é diferente quando pensamos nas características de um bom professor.

Antes de tudo, é importante entender que essas características são as chamadas soft skills — ou seja, são relacionadas ao comportamento humano e vêm se adaptando a cada segundo! É por isso que, antes de ensinar a matéria, coordenar as aulas e avaliar o aprendizado dos alunos, um bom professor é aquele que começa as transformações dentro de si próprio.

Que tal continuar a leitura desta matéria e conhecer bem de perto quais são as 5 principais características de um bom professor? Vem com a gente!

1. Criatividade

Atrair a atenção dos alunos em um tempo dominado pela segunda tela (isto é, os benditos celulares) pode ser um problema gigantesco. Tudo bem, às vezes a matéria é chata mesmo, mas o bom professor é aquele que transforma o jeito de passar (ou comunicar) a mensagem.

A dica é se atualizar diariamente e adaptar sua linguagem ao universo dos alunos. Será que aquele meme engraçadíssimo que saiu hoje não pode servir de gancho pra iniciar a sua aula de amanhã?

2. Respeito

Essa é uma característica que não se impõe — se conquista! Manter a disciplina durante a aula fica muito mais fácil quando os alunos respeitam o seu trabalho.

Por isso, ouça bastante, seja justo e procure entender com qual pessoa você vai lidar. Ao fazer isso, você vai mostrar pro aluno que se importa de verdade com ele — e, em troca, vai receber o respeito dele em sala de aula.

3. Paciência

Antes de mais nada, o processo de aprendizagem é um trabalho em equipe. E, como em qualquer outra área, lidar com pessoas requer uma boa dose de paciência. Não desista de um aluno, por mais difícil que seja ensiná-lo. 

Procure se adaptar ao estilo dele, além de mostrar interesse em se tornar um aliado pra superar as dificuldades do aprendizado. Essa é uma bela forma de trazer o aluno pro seu lado!

4. Humildade

Sem dúvida, seu aluno pode ser melhor que você em muitas coisas. O bom professor não deve se esquecer de que é um dos responsáveis por formar as pessoas de uma sociedade, e a boa formação começa pela humildade.

Enfim, conhecer as próprias limitações te coloca em posição de aprendiz — e aprender com os outros pode ser o primeiro passo pra ensinar com mais qualidade no futuro.

5. Confiança (e confiabilidade!)

Pra fechar as 5 principais características de um bom professor, temos aqui uma síntese de todos os tópicos anteriores. Unindo criatividade, respeito, paciência e humildade, você pode adquirir cada vez mais confiança em si mesmo — e, claro, transmitir confiabilidade pros outros (não só os alunos, mas também seus colegas).

Erre bastante, mas nunca deixe de buscar a evolução. Afinal, somos humanos, mas sempre podemos nos tornar humanos melhores — confiantes e confiáveis!

Pronto para adquirir as características de um bom professor?

Então garanta agora seu lugar na faculdade online de pedagogia do Descomplica. Nesse curso ministrado por professores mestres e doutores em Educação, você se capacita pra desenvolver projetos educacionais em diversas áreas, além de habilitar-se em licenciatura pra Educação Infantil e Ensino Fundamental.

E o melhor é que você não precisa esperar o curso acabar pra começar a buscar vagas de trabalho! Com nossa tecnologia de microcertificados, você vai construindo seu currículo em tempo real, conforme você estuda.

Aprimore as características de um bom professor listadas neste artigo e aprenda sobre psicologia da aprendizagem, gestão escolar e desenvolvimento de jovens e adultos — tudo de forma online, quando e onde você quiser. Bons estudos!