• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as principais características da coordenação pedagógica

Coordenar uma instituição de ensino nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, a gente separou as principais características da coordenação pedagógica que merecem a atenção dos profissionais dessa área.

Melhorar a comunicação interna, promover o compartilhamento de dúvidas e saber tomar decisões são apenas algumas delas.

Continue a leitura e conheça as principais características que um coordenador pedagógico deve dominar!

5 ações que todo coordenador pedagógico deve ter

Pra realizar uma boa coordenação escolar, o profissional deve se preocupar com a qualidade do ensino, mantendo sempre a atenção no ambiente ao seu redor.

Além disso, o gestor eficaz deve atender aos seguintes pontos:

1. Responsabilidade

A equipe gestora é a responsável direta pelo funcionamento do plano de atividade e, perante a lei, tem responsabilidades sobre a escola.

2. Fazer o que estiver ao seu alcance

A gente sabe que nem todos os ambientes educacionais possuem os mesmos recursos. Por isso, a coordenação deve buscar fazer o melhor com o que tem em mãos.

3. Boa comunicação

A coordenação deve manter uma comunicação eficaz com todos os membros da comunidade escolar. Por isso, o profissional deve dispor de uma linguagem calma e adequada ao ambiente de uso.

4. Ser ético

Assim como em qualquer área, a ética é fundamental na educação. Afinal de contas, a escola é um órgão formador de cidadãos.

5. Buscar evoluir profissionalmente

A educação está sempre em movimento, e uma boa coordenação deve acompanhar as mudanças do mundo. Cursos e workshops sobre a área da educação são indispensáveis pra quem deseja ser um bom gestor.

4 aspectos e características da coordenação pedagógica

Uma boa coordenação também deve definir certos pontos importantes pro andamento do processo educacional, são eles:

1. Metodologia e planejamento

É o processo onde se escolhem as formas de ensino, materiais de apoio e, também, a definição dos objetivos.

2. Comunicação entre a equipe

Uma equipe com boa comunicação implica em melhores resultados. Reuniões periódicas, por exemplo, são ótimos espaços pra expor ideias, críticas e elogios.

3. Gestão financeira responsável

Embora as instituições de ensino privado façam parte do setor empresarial do país, as gestões não devem almejar apenas o lucro. Uma divisão de recursos justa ocasiona melhores resultados.

4. Monitoramento do ensino

A coordenação deve garantir que os objetivos de aprendizagem sejam cumpridos. Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos é a melhor forma pra garantir que as metas sejam alcançadas.

Trio gestor: como aprimorar ainda mais a coordenação escolar

Além de tudo o que a gente já citou, existem ainda outros pontos que você deve considerar pra avaliar a qualidade de qualquer coordenação pedagógica.

A equipe gestora deve considerar a pluralidade de alunos que terá contato durante o processo de ensino. Por isso, é importante que a instituição adote uma metodologia de ensino democrática.

O trio gestor é responsável pela definição de todos esses pontos, ele é composto por diretor, orientador e coordenador. Cada um desses profissionais tem uma função na coordenação pedagógica. Saiba mais a seguir.

1. Diretor

O diretor é o responsável pela administração de todos os funcionários e professores. Por isso, fica a cargo da direção a definição de metas e objetivos a respeito da aprendizagem.

A responsabilidade legal pela instituição de ensino também fica a cargo do diretor. Portanto, é indispensável que o diretor tenha conhecimento de tudo o que ocorre na escola.

2. Orientador

O orientador, por sua vez, é o responsável por monitorar o desenvolvimento dos alunos e das práticas de ensino. Também é o responsável por coordenar os docentes.

3. Coordenador

O coordenador pedagógico é o profissional responsável pelo acompanhamento das práticas de ensino. Sendo assim, ele deve aconselhar os professores sobre as melhores formas de aprendizagem. Além disso, o coordenador também é responsável pela mediação entre pais, alunos e direção.

Todos os pontos abordados visam a melhoria do ambiente escolar. Por isso, a gente trouxe as principais características da coordenação pedagógica pra você anotar cada uma, analisar a postura da sua equipe gestora e sugerir quais pontos de melhoria podem ser colocados em prática.

Lembre-se também que a melhor forma de se tornar um bom gestor é através da formação. Quer saber como se tornar um profissional especialista em coordenação pedagógica? Então, conheça as pós-graduações da Faculdade Descomplica na área da Educação!