• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Brand Equity: descubra o que é e como usá-lo sem erros no Marketing

Você já parou pra pensar sobre o quanto vale sua marca? Saber isso é de extrema importância pra sua empresa. E pra chegar à resposta, é preciso entender o que é Brand Equity e de que forma ele impacta o seu negócio. Basicamente, a expressão significa “valor da marca”.

Ou seja, reflete o que o público pensa, sente e como reage a uma marca. É justamente essa percepção do consumidor que tem forte impacto sobre a valorização dos produtos e elaboração de preços. Consequentemente, interfere também na lucratividade e no espaço conquistado no mercado.

Em resumo, quanto mais forte for o nome de uma empresa, maior será o seu valor no mercado. Também, mais valorizados serão seus produtos.

Quer saber como elevar o Brand Equity da sua empresa e ter uma gestão ainda mais eficiente? Então acompanhe as dicas a seguir!

Identifique seu público

O primeiro passo pra aumentar a percepção de valor da sua marca é mapear o seu público-alvo. Afinal, isso ajudará a tornar seu produto e suas campanhas de marketing mais direcionadas e, por isso, mais efetivas. Portanto, faça uma pesquisa a fundo sobre quem são seus consumidores.

Lembre-se de que quanto mais detalhes você souber, melhor conseguirá guiar os processos pra suprir com excelência as suas demandas. Busque saber quais são os anseios e opiniões do seu público. Ainda, entenda suas dificuldades, expectativas, comportamento, hábitos de vida e de consumo.

Aposte no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais eficazes pra gerar Brand Equity, pois seu objetivo principal é gerar valor. Ele consiste na criação e distribuição de conteúdo relevante para uma audiência bem definida.

Assim, ao oferecer conteúdo de qualidade, você vai informar, entreter, educar e criar relações emocionais com seus consumidores. Como resultado, eles terão uma nova concepção da sua marca, isto é, de maior valor.

Cuide da sua reputação

A reputação é outro aspecto que está intimamente ligado ao valor de uma marca. De fato, o avanço da internet e o crescimento do Marketing Digital facilitou bastante o posicionamento da imagem da empresa. Essas são estratégias muito eficientes pra gerar confiança e credibilidade.

No entanto, atualmente também ficou muito mais fácil perder a reputação em um piscar de olhos. Sendo assim, é fundamental adotar a transparência, priorizar a ética e principalmente olhar pros interesses do seu público.

Defina uma proposta de valor

O fator emocional tem grande influência sobre a decisão de compra. Isso significa que, além de ser a solução dos problemas do seu cliente, seu produto deve ir além. Ou seja, deve proporcionar uma experiência única tanto no processo de atração, como no de venda, bem como no pós-venda.

Não esqueça de que o sucesso de uma marca também depende do capital emocional. Desse modo, venda valor e não apenas o produto em si.

Enfim, o Brand Equity é essencial para conquistar destaque no mercado, pois promove a atração de mais clientes, sua retenção e faz com que seu público valorize mais sua marca. Por isso, siga as dicas deste post e gere mais valor para o seu negócio.

Quer se tornar um especialista na aplicação de estratégias pra alcançar o sucesso? Então faça sua inscrição no MBA online de Marketing e Branding para Pequenas Empresas e conecte sua marca com seus clientes!