• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que a biomecânica do movimento estuda e como essa ciência pode ser aplicada?

Se a complexidade do corpo humano também te fascina, é possível que você se dê bem em uma carreira que estuda essa área. Dentre tantas possibilidades, uma muito interessante é a biomecânica do movimento. Você sabe o que é isso?

Pelo nome, já dá pra imaginar do que se trata, né? Mas vale a pena conhecer em mais detalhes com o que essa ciência trabalha e de que maneira esse conhecimento é aplicado na prática. É isso que você vai ver neste artigo.

Então continue a leitura pra entender o que é biomecânica do movimento, seus conceitos fundamentais e como um alguém pode utilizar essa informação de maneira profissional. Bora conhecer?

duas mulheres se exercitando ao ar livre

O que é biomecânica do movimento?

Quantos movimentos um corpo humano é capaz de executar? Apesar de ser um número finito, há uma quantidade impressionante de combinações de forças musculares que permitem que nossa vida seja complexa e interessante como é.

Desde pegar um copo d’água até realizar um espetáculo de dança, todos esses movimentos precisam ser coordenados.

A biomecânica do movimento estuda isso: essa série de alavancas, músculos, nervos e todas as forças internas e externas envolvidas na dinâmica motora do corpo humano.

Mas é importante destacar que essa ciência é um ramo dentro de uma ciência mais abrangente: a cinesiologia. A diferença entre as abordagens investigativas é a especificidade dos estudos. 

Ou seja, enquanto a cinesiologia busca compreender de maneira ampla o contexto de interação de forças e movimentos, a biomecânica do movimento trabalha apenas com as forças envolvidas diretamente com o corpo humano.

Assim, existem conceitos básicos que devem ser esclarecidos pra que seja possível se aprofundar nessa ciência. Esses conceitos também serão determinantes pras divisões do estudo da biomecânica. São eles:

  • cinética;
  • cinemática;
  • torque.

Em resumo, a biomecânica do movimento é uma ciência que tem o objetivo de analisar, descrever e avaliar os movimentos do corpo humano.

E a partir de seus princípios, a gente pode trabalhar com perspectivas ainda mais particulares, como:

  • biomecânica estática;
  • biomecânica dinâmica;
  • biomecânica interna;
  • biomecânica externa etc.
biomecânica do movimento – pessoa se exercitando em casa

Como a biomecânica do movimento pode ser aplicada?

Conhecer profundamente os fundamentos da biomecânica do corpo humano garante diversas aplicações práticas, principalmente na área da Saúde.

Profissionais de Educação Física, por exemplo, utilizam esse conhecimento pra otimizar os resultados de seus programas de treinamento, e o mesmo vale pra:

  • terapias de reabilitação;
  • correção de postura;
  • avaliação do potencial muscular etc.

Assim, é possível tomar as bases dessa ciência pra desenvolver práticas desportivas, terapêuticas ou realizar pesquisas na área.

Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia pra observação e estudos apurados dos processos internos do corpo humano, a biomecânica do movimento é uma área promissora e fundamental na sociedade.

Muito legal conhecer os detalhes de como acontece o movimento do corpo, né? Mas tem coisa pra estudar. Então, se você tem vontade de se aprofundar nos estudos de biomecânica do movimento, se prepara pra navegar pelos mistérios da Biologia e da Física!

Ficou com vontade de conhecer mais sobre essa área? Então vem com o Desco, que a gente tem os melhores professores pra te ajudar a se desenvolver como profissional.

Conheça a pós em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico do Descomplica!