• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Autodesenvolvimento no trabalho: entenda o que há por trás desse conceito e saiba como colocá-lo em prática

Papo sério! Você tem se responsabilizado pela evolução da sua carreira? O que você tem feito para se destacar e superar seus limites? Seja como for, uma coisa é fato: buscar o autodesenvolvimento no trabalho é o caminho que te levará à realização e ao sucesso profissional.

Afinal de contas, os tempos mudaram e o mercado de trabalho se transformou na mesma velocidade desse cenário, trazendo novos desafios profissionais.

Conta pra gente, se interessou? Então, continue lendo este artigo pra entender mais sobre esse assunto!

O que é autodesenvolvimento?

O que é autodesenvolvimento?

O autodesenvolvimento é um processo de mudanças no qual o indivíduo busca ampliar e transformar sua realidade em diferentes aspectos e necessidades.

Nesse sentido, quando alguém busca se autodesenvolver, assume o protagonismo de tudo aquilo que o impacta, seja no sentido emocional, profissional ou na forma como lida com os relacionamentos.

No entanto, a jornada de autodesenvolvimento é um exercício de autoconhecimento diário e que acompanha as pessoas em todas as fases da vida.

Além disso, é um convite ao novo! Ou seja, é ter que dizer adeus à temida zona de conforto pra caminhar em direção à sua melhor versão. E aí, topa o desafio?

Por que é importante investir no autodesenvolvimento profissional?

Por que é importante investir no autodesenvolvimento profissional?

Nos últimos tempos, o mercado de trabalho passou por grandes transformações, influenciando na busca por profissionais excepcionais que possam oferecer além do básico.

Isso acontece porque a alta competitividade, a velocidade das mudanças, a maneira como as pessoas se comunicam e enxergam o mundo atual são alguns dos fatores que impulsionaram esse novo olhar no universo profissional. 

Sendo assim, o que o mercado procura? Conheça abaixo algumas das competências mais requisitadas pra te ajudar com o seu processo de autodesenvolvimento no trabalho:

  • saber se comunicar com clareza e acertadamente;
  • aprender a escutar e a ter mais empatia;
  • desenvolver a capacidade de resiliência pra lidar melhor com mudanças;
  • adotar uma postura proativa;
  • ser capaz de trabalhar bem em equipe.

Da mesma forma, tenha sempre em mente que nunca é tarde pra reavaliar atitudes, habilidades e oportunidades de melhoria. Portanto, reflita sobre você e onde almeja chegar!

Como praticar o autodesenvolvimento no trabalho? Conheça 5 passos!

Como praticar o autodesenvolvimento no trabalho? Conheça 5 passos!

Agora que a gente já esclareceu sobre a importância do autodesenvolvimento no trabalho, chegou o momento de descobrir como dar os primeiros passos ou aprimorar a trajetória de quem já está caminhando. Confira abaixo!

1. Valorize o autoconhecimento

O básico precisa ser lembrado e reforçado: todo e qualquer processo de desenvolvimento pessoal exige que a gente olhe pra dentro.

  • Quais são suas principais qualidades?
  • Do que você mais se orgulha?
  • E suas fraquezas?
  • Como você pretende melhorá-las?

Assim, essas são algumas perguntas possíveis e, embora pareçam simples, podem te surpreender muito com as respostas.

2. Encare os feedbacks como oportunidades

Quando você aprende a se enxergar através do olhar de outra pessoa, ganha a chance de descobrir novas facetas sobre quem realmente é. 

Com isso, ao buscar o autodesenvolvimento no trabalho, peça ajuda aos colegas e superiores. Certamente, você terá insights valiosos a partir do que ouviu.

3. Crie um planejamento imbatível

Pense e defina:

  • Quais são suas metas e objetivos profissionais?
  • O que será preciso pra conquistar o que você deseja?
  • Quais habilidades e competências serão necessárias?
  • Alguém mais pode te ajudar?

Mas, lembre-se: ter coragem pra tirar os planos do papel é tão importante quanto a etapa do planejamento, combinado?

4. Busque novas fontes de conhecimento

Ainda que você já tenha alcançado uma boa posição profissional, não se deixe levar pelo comodismo.

Pra isso, tenha curiosidade e sede por conhecimento. Pois, ao investir na sua educação e capacitação, o céu é o limite!

5. Reconheça suas conquistas

Ainda sobre o autodesenvolvimento no trabalho, de nada adianta todo empenho do mundo, se você não reconhecer suas pequenas e grandes vitórias…

Caso contrário, a falsa sensação de estagnação pode se manifestar e sabotar o caminho já percorrido.

Em suma, você viu que o autodesenvolvimento no trabalho se relaciona com a aquisição de novas competências e habilidades, assim como a busca por melhoria contínua. Como resultado, suas atitudes e escolhas profissionais se tornam mais conscientes. 

Que tal contribuir mais ainda pro seu crescimento profissional? A Pós Descomplica pode te ajudar! Conheça as opções de cursos disponíveis e autodesenvolva-se agora mesmo!