• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Autoconhecimento profissional: como elevar sua autoconfiança

O bom profissional, hoje em dia, é aquele que vai além de sua formação escolar. Como você já deve saber, não basta um currículo recheado de cursos e certificados – é preciso muito mais. As soft skills, tão faladas nos últimos anos, são o ponto alto da formação de um profissional de valor, mas, para desenvolvê-las, é preciso elevar sua autoconfiança e conhecer seus valores e fortalezas.

Você sabe o que faz muito bem? No que é imbatível? Acha que consegue explorar esses potenciais no trabalho e fazer com que os outros te valorizem por isso? Quando você entende seus pontos fortes, consegue monitorar sua carreira, definir em quais pontos focar e melhorar o que não está tão bom. 

Por isso mesmo, vem com a gente descobrir como identificar seus valores e fortalezas e aprimorar seu autoconhecimento!

Qual é a importância de mapear valores e fortalezas?

Mapear valores e fortalezas é muito importante para definir metas e monitorar sua carreira, sabia?

Isso porque, quando você entende no que é bom e em quais pontos consegue se destacar frente às demais pessoas, consegue explorar essa vantagem a seu favor. Aliado à autoconfiança, esse é um dos recursos mais importantes que um profissional pode usar.

Sabia que é possível trabalhar seus valores e fortalezas e se tornar um profissional inabalável? 

Dentro deste processo, é essencial focar em alguns pontos, que são:

  • Autoconhecimento;
  • Cuidados com a saúde e desenvolvimento físico;
  • Equilíbrio emocional;
  • Atenção plena e capacidade de reflexão;
  • Autoestima;
  • Autoconfiança.

O equilíbrio emocional está por trás de todo esse processo. É ele quem vai te levar pra frente e ajudar a enxergar o que é muito bom e o que pode melhorar. Com a confiança elevada, você se torna um profissional de destaque e fica quase insuperável!

Duvida de tudo isso? A gente te mostra que é verdade!

👉 Quer conhecer as top 7 soft skills do mercado? Baixe o nosso e-book! 

Como o autoconhecimento pode ajudar no seu desenvolvimento profissional

Vamos te dar um exemplo de como o autoconhecimento é importante, considerando três cenários. Olha só:

No primeiro cenário, uma pessoa acabou de concluir a graduação e quer um rumo para a sua carreira. Quando investe em autoconhecimento, este recém-formado consegue filtrar as oportunidades que mais combinam com seu perfil para se candidatar ao primeiro emprego. As chances de ter mais sucesso nos processos seletivos são maiores, já que há maior identificação, não é mesmo?

O segundo cenário é para quem já possui alguns anos de mercado e pretende alavancar a carreira. Quando entende suas fortalezas, este faz uma boa campanha de si próprio e identifica pontos de melhoria para criar planos de ação.

Por fim, o terceiro cenário considera um profissional com intenção de mudar os rumos da carreira. Em vez de tentar diferentes segmentos que podem não trazer felicidade, ele já escolhe uma nova profissão ou cargo e busca o desenvolvimento com essa decisão em mente.

Independentemente de qual seja a sua necessidade, o autoconhecimento profissional serve para minimizar as falhas antes que elas se tornem grandes problemas e potencializar os pontos fortes para conquistar destaque.

Você tem mais consciência do que te faz único e consegue se manter competitivo no mercado.

As soft skills são muito importantes no processo de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades. Pensando nisso, nós, da Descomplica, organizamos esse teste de soft skills pra você testar em qual fase está. Vem fazer que vale muito a pena! 

Ah! Nossos parceiros do Porta dos Fundos também prepararam um material incrível sobre as soft skills mais valorizadas do mercado. Vem ver os vídeos

Venha acelerar sua carreira com a Descomplica. A gente quer muito te ajudar a dar aquele salto monstro na sua vida profissional!