• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quais são as atribuições do assistente social na saúde?

Você sabia que as atribuições do assistente social na saúde são tão diversas quanto às dos próprios funcionários do ramo?

Pois é, o profissional da área de serviço social possui diversas funções descritas pelo próprio Ministério da Saúde, com atuação dentro e fora dos hospitais. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse trabalho?

Hoje a gente vai te contar tudo sobre as atribuições do assistente social na saúde! Bora conferir?

uma pessoa colocando a mão no ombro de outra pessoa

Principais atribuições do assistente social na saúde

Dentre as atividades exercidas pelo assistente social, podemos destacar a identificação — através do olhar treinado e sensível — das situações de vulnerabilidade.

Leia também: Conheça 9 opções de pós-graduação na área da Saúde

Em resumo, podemos listar as seguintes funções desse profissional em hospitais, ambulatórios e até UBS:

  • visitar os lares dos pacientes;
  • identificar as condições da família e elaborar relatórios;
  • mobilizar recursos pro tratamento;
  • oferecer suporte e orientações ao paciente sobre seus direitos e deveres.

A gente consegue citar, ainda, a responsabilidade que o assistente social possui de verificar se o paciente está desempregado, sofrendo discriminação ou qualquer outro tipo de violência pra que possa ser devidamente amparado.

Outra das diversas atribuições do assistente social na saúde, é orientar familiares que acabaram de perder um ente querido e não podem arcar com os custos do funeral.

Em síntese, todas as tarefas desse profissional têm como intuito oferecer suporte ao paciente e seus familiares, visando um tratamento digno que possibilite o restabelecimento da saúde. 

atribuições do assistente social na saúde – profissional da saúde conversando com paciente

Qual o papel do assistente social na área da saúde?

Uma gestão hospitalar que se preze sabe a importância do profissional de Serviço Social. Afinal, é ele quem tem o papel de atuar junto à equipe médica pra assegurar os direitos civis da pessoa doente e prestar a ela apoio psicológico.

Diante do cenário de pandemia da Covid-19, por exemplo, os assistentes sociais têm a missão de:

  • entrar em contato com as famílias;
  • atualizar cadastros;
  • coletar informações sobre o vírus. 

Além disso, são eles os responsáveis por descobrir o contato de familiares da pessoa infectada e passar aos médicos pra que o quadro de saúde do paciente seja completo.

Por fim, a atuação do assistente social é pautada no acolhimento aos doentes, tendo como objetivo minimizar suas aflições emocionais, sociais e, claro, físicas.

atribuições do assistente social na saúde – três estudantes de jaleco branco conversando

Como se tornar um assistente social?

Sem dúvida, a principal característica que um assistente social ligado à saúde precisa ter é empatia.

Academicamente falando, é necessário cursar Serviços Sociais e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social. Feito isso, é hora de buscar concursos públicos ou vagas no setor privado, as oportunidades são vastas em ambas as áreas.

Então, se você se interessou por esse campo de atuação indispensável à sociedade e quer dar o primeiro passo nessa jornada profissional, conheça a Pós em Serviço Social e Assistência Social na Saúde da Pós Descomplica. Clica aí e vem conhecer o nosso curso!