• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Atividades pedagógicas na Educação Infantil: por que fazer?

Diante de um cenário tecnológico na área da Educação, pode parecer que as atividades pedagógicas perderam o seu espaço. Pelo contrário, elas ainda são fundamentais na educação infantil como ferramenta que ajuda no desenvolvimento das crianças.

Isso não quer dizer, é claro, que a tecnologia está descartada quando se trata do aprendizado dos pequenos. Por outro lado, o propósito dessas atividades é que elas sejam feitas em qualquer ambiente e circunstância.

Pensando na sua relevância pro desenvolvimento infantil, a gente separou alguns tópicos sobre as atividades pedagógicas. Não deixe de conferir!

atividades pedagógicas - cartas de jogo lúdico infantil espalhadas na mesa

Qual a importância das atividades pedagógicas?

Sem dúvidas, a primeira infância é uma fase do desenvolvimento humano cheia de potencial. Neste período, se aprimoram várias funções cognitivas e motoras que serão indispensáveis ao longo da vida.

Nesse contexto, as atividades pedagógicas assumem o papel de auxiliar e fornecer condições pra que a criança se desenvolva.

A metodologia, por exemplo, facilita o aprendizado do pequeno, melhora a sua criatividade, aprimora as relações sociais e as suas funções mentais. 

Esses benefícios revelam a importância de sua promoção por todos os responsáveis pela criança, inclusive pela atuação do pedagogo.

atividades pedagógicas – crianças de costas deitadas no deck, rio ao fundo

Quais são as áreas do desenvolvimento trabalhadas?

Como visto, a aplicação de atividades pedagógicas potencializa habilidades que a criança levará por toda a sua vida. Nesse sentido, são quatro as principais áreas do desenvolvimento infantil trabalhadas:

  • cognitiva: se refere à capacidade de captar informações do ambiente, processá-las e responder a esses estímulos, desenvolvendo a mente;
  • motora: associa-se à noção sobre o próprio corpo e abrange a capacidade de ter controle sobre ele em interação com os demais;
  • socioafetiva: é a habilidade de se relacionar com os que estão ao seu redor, gerindo as emoções e entendendo as dinâmicas de comportamento;
  • linguística: por fim, se pode desenvolver as formas de se expressar por meio da linguagem, de modo a interagir melhor com o outro em vários contextos.
atividades pedagógicas – lousa escolar com rabiscos de giz colorido

Como planejar as atividades pedagógicas?

Tendo em vista a função das atividades pedagógicas, é possível notar que ela se distingue de uma mera brincadeira.

Apesar disto, a envolve como aspecto importante do crescimento da criança. Sendo assim, é preciso planejá-las tendo em vista as áreas acima citadas.

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar muito a construir tarefas pros pequenos, que vão desde pinturas até jogos de memória.

É preciso, por outro lado, ter em vista a fase de desenvolvimento do menor e ter atenção pra sua segurança. Além disso, é importante garantir o envolvimento da criança nas tarefas.

Sem dúvidas, as atividades pedagógicas têm papel central na educação infantil. Por isso, embora possam ser feitas por qualquer um, a atuação de um profissional faz toda a diferença no desenvolvimento da criança.

A Faculdade de Pedagogia do Descomplica, por exemplo, permite que você se aprofunde ainda mais nos processos de aprendizagem pra planejar e pôr em ação bons projetos de educação.

E aí? Curtiu o artigo? Agora que você já sabe mais sobre o tema, não deixe de investir na sua carreira e fazer sua inscrição na Faculdade Descomplica!