• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as 4 principais áreas da Medicina

As áreas da Medicina aparecem no radar dos estudantes que têm o sonho de virar médicos e, talvez, esse seja o seu caso. Afinal, é uma das profissões mais importantes e também uma das mais valorizadas.

Assim, a necessidade dos profissionais ainda pinta em vários lugares do país, especialmente quando há especializações.

Geralmente, os recém-formados encontram espaço como generalistas, mas há espaço pra especializações.

Você também pode investir em formações mais interdisciplinares, como Saúde Pública ou Gestão Hospitalar, equilibrando a formação com outros conhecimentos.

Porém, ao se deparar com a variedade de áreas, talvez você fique um pouco perdide e se depare com a dúvida cruel sobre qual das opções é a sua cara.

Pensando nisso, a gente escreveu este post justamente pra elucidar essa história. Tudo isso, você vai entender nos próximos tópicos. Bora lá?

áreas da medicina – médica de óculos olhando para baixo

Quais são as áreas da Medicina mais importantes?

A Medicina está entre as carreiras que mais empregam e que contam com melhor a remuneração.

Geralmente, há mais escassez de profissionais longe dos grandes centros, e por isso, são as regiões em que mais pintam algumas das oportunidades.

Existem várias áreas, como as que listamos a seguir. Confira!

1. Oncologia

O Oncologista é o profissional responsável por lidar com os tumores e com o câncer. A especialização ajuda principalmente nos tipos mais comuns na população, tendo a competência pra identificar e tratar.

Por isso, um outro nome pra área é Cancerologia. Assim, é comum que o médico trabalhe em uma equipe multidisciplinar, contando com apoio de várias áreas.

2. Infectologia

Os infectologistas estudam as formas com as quais as doenças se alastram, ajudando a diagnosticar os problemas originados por bactérias, vírus e por aí vai.

Assim, ajudam a fazer o diagnóstico e propõem ideias de tratamento. Aqui, é comum interagir com problemas negligenciados e doenças ligadas aos problemas sociais, orientando sobre o cuidados básicos

3. Radiologia

A Radiologia é a área que estuda o diagnóstico por imagem. O mais popular é o raio X, mas você provavelmente já fez vários outros exames do tipo. Por exemplo, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

O trabalho ajuda, por exemplo, a orientar o tratamento de problemas cardíacos ou AVC.

4. Hematologia

A Hematologia estuda os problemas de saúde relacionados ao sangue e aos órgãos que fazem parte da produção das células sanguíneas.

Alguns dos profissionais também ajudam na análise de hemogramas, contribuindo pro diagnóstico das doenças.

Além disso, é possível se dedicar em áreas como transplante de medula óssea, trombose, hemoterapia e por aí vai.

As áreas da Medicina trazem várias opções pros formados, fazendo com que os alunos possam apostar no curso de especialização que mais se identificam e querem seguir carreira.

Ainda há opções alternativas, como a Gestão e a vida acadêmica.

Porém, nem sempre a decisão é fácil, já que talvez você precise dedicar alguns anos de estudo. No entanto, investir em você e no seu conhecimento vale muito, não é mesmo?

Aqui, você também pode contar com conhecimentos capazes de complementar a carreira médica.

O Marketing Digital, por exemplo, é útil na hora de divulgar corretamente seu trabalho, encontrando pacientes com o uso da web.

Já imaginou reinventar sua carreira contando com aulas 100% online e um preço acessível? A Pós Descomplica pode oferecer isso pra você e ainda conta com a maior plataforma de ensino do país.

Vem estudar com a gente!