• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra as 5 principais áreas de gestão empresarial!

Você já deve ter notado que, cada vez mais, aparecem no mercado cargos à disposição pra diferentes tipos de administradores. A tendência de especializar as áreas de gestão em uma empresa, entretanto, não é mera impressão. 

A proposta, inclusive, tem em vista a redistribuição de competências pra melhor organizar as funções no negócio e tornar estratégica a atuação do profissional. 

Pensando nisso, a gente elencou 5 das principais áreas de gestão pra você conhecer e apostar ao longo da carreira profissional. Se liga!

Pessoas

1. Pessoas

Uma das áreas de gestão em destaque nos últimos anos é a de recursos humanos. Afinal, as pessoas que colaboram pras atividades empresariais são as principais responsáveis pelo seu sucesso. Nesse sentido, o papel do gestor é justamente administrar tudo o que diz respeito à força produtiva do negócio. 

Sendo assim, o profissional de gestão de pessoas fica responsável por guiar os processos que vão desde a contratação de funcionários até a capacitação e o engajamento de equipes.

Financeiro

2. Financeiro

Como uma segunda área de gestão abrangente, está a financeira. Como você já deve saber, a gestão de recursos é fundamental pra garantir a sustentabilidade do negócio e permitir o seu desenvolvimento no mercado.

Nesse sentido, é o gestor financeiro o responsável pelos processos que envolvem captação, administração e aplicação de capital. Como exemplo, estão a contração de empréstimos, a gestão de ativos e o equilíbrio entre contas a pagar e receber.

Operações

3. Operações

Um terceiro segmento importante pra gestão empresarial é o de operações. O profissional que está sob o comando operacional assume a tarefa de administrar toda a cadeia produtiva necessária pra oferta de produtos ou serviços.

Entre os desafios profissionais do gestor, por exemplo, estão:

  • controle de estoque;
  • garantia da qualidade operacional;
  • melhoria da produtividade.
Marketing

4. Marketing

Um quarto segmento importante e que vale a pena investir ao longo da carreira é o marketing. Trata-se da área responsável por organizar os recursos financeiros e humanos disponíveis com a finalidade de posicionar a marca no mercado.

Sendo assim, o administrador estuda mercados, o perfil do consumidor e outras informações necessárias pra elaborar soluções estratégicas pra empresa e ter um espaço de destaque diante da concorrência.

Vendas

5. Vendas

A gestão de vendas pode estar, em muitos casos, associada às estratégias de marketing nas empresas. Isso porque, em certo ponto, essas áreas se aproximam.

O profissional que é confiado pro cargo tem o papel de planejar, implementar e monitorar programas de venda. Também é o profissional que gerencia a equipe de vendas, estabelece as políticas de preço e comissionamento, por exemplo. 

Sem dúvidas, cada área de gestão que compõe a administração de uma empresa é importante pro seu bom desempenho no mercado. Por isso, o profissional qualificado pra exercer essas funções costuma ser valorizado pelas organizações. 

Pra trabalhar nas diversas áreas de gestão, portanto, é fundamental investir na própria formação. Afinal, é por meio dela que se pode adquirir as competências técnicas e práticas necessárias pra conduzir um bom planejamento de carreira.

E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de se inscrever nos cursos da Faculdade Descomplica e apostar na sua formação como gestor!