• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as principais áreas de atuação em Ciências Contábeis

Pra quem deseja fazer este curso, conhecer as áreas de atuação em Ciências Contábeis é essencial para saber em quais delas poderá trabalhar. Afinal, ter apenas o diploma sem saber o que fazer não adianta muita coisa, certo?

Portanto, a gente vai listar aqui as principais áreas de atuação. Você poderá entender bem a sua carreira profissional e conseguir o melhor emprego. Bora?

Áreas de atuação em Ciências Contábeis: quais são as principais?

A seguir, a gente vai listar seis carreiras importantes pra você se tornar um profissional reconhecido pelo mercado de trabalho.

Contador

Todo mundo que faz Ciências Contábeis espera ser um contador. No entanto, é preciso entender melhor o que faz esse profissional. O contador é o responsável por todos os relatórios da empresa.

Ou seja, ele é um bom profissional que possui um papel importante dentro da empresa. É por meio dele que o empreendimento conseguirá pagar os seus impostos e se manter em dia com o governo sobre as suas obrigações.

Auditor

Essa é outra função muito importante dentro das empresas. O auditor é o responsável por avaliar as contas da empresa e explicar pra diretoria se todo o trabalho está de acordo com aquilo que se espera.

Como resultado, se aparecer algum erro, ele deve alertar e apontar a direção certa pros ajustes necessários.

Analista Contábil

O analista contábil tem um trabalho parecido com o do contador, porém, ele não responde na justiça pela empresa. Mas ele possui a capacidade de analisar todos os processos contábeis dentro do negócio.

É possível analisar e estruturar todo o trabalho da contabilidade. Isso deixa as informações bem claras pra que o setor estratégico possa tomar boas decisões.

Analista Tributário

Já o analista tributário completa o trabalho do analista contábil. Ele tem o papel de analisar os principais tributos a serem pagos pela empresa. Além disso, ele precisa acompanhar todas as leis que falam sobre os principais impostos.

Com esse acompanhamento, será possível observar as oportunidades de diminuir os valores a serem pagos. Isso faz com que a estratégia da empresa cresça pra tomar as melhores decisões possíveis.

Analista Financeiro

O analista financeiro tem seu trabalho parecido com o do analista contábil. Entretanto, o foco aqui é voltado pras questões financeiras, como contas a pagar e a receber.

O profissional acompanha o caixa da empresa pra determinar a quantidade de dinheiro que há nas contas bancárias. Afinal, o valor em caixa determina as melhores práticas do empreendimento.

Perícia Contábil

O perito contábil é o profissional responsável que avalia os procedimentos que geram a situação de cobrança de imposto. A partir disso, ele precisa determinar se as práticas de recolhimento dos impostos estão de acordo com essas atividades.

Caso haja alguma coisa de errado, o perito precisa informar aos órgãos competentes, que determinarão as punições. Portanto, é uma profissão que exige um conhecimento muito grande sobre as leis.

Pra resumir, foram colocadas aqui todas as principais áreas de atuação onde você poderá escolher qual seria o melhor caminho a seguir.

É importante dizer que essa escolha precisa ser bem avaliada pra que o profissional não desanime durante a carreira.

Portanto, durante a sua graduação, analise bem as habilidades que serão desenvolvidas. Assim, você saberá com quais dessas competências tem mais afinidade.

Depois dessa análise, fica mais simples determinar o melhor caminho profissional nas áreas de atuação em Ciências Contábeis.

Esteja sempre atento ao mercado de trabalho e às habilidades que mais combinam com o seu perfil. A partir disso, você seguirá de maneira consistente o seu plano de carreira.

Pra facilitar essa escolha, a gente recomenda o Bacharelado Online de Ciências Contábeis da Faculdade Descomplica. Entre agora, conheça o conteúdo do curso e aproveite o melhor custo-benefício pra você!