• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 áreas de atuação do pedagogo que você precisa conhecer

Quem ama aprender a educar (e aprender educando) pode se interessar por Pedagogia. Mas antes você quer conhecer melhor algumas áreas de atuação do pedagogo, certo? Então, se você faz parte dessa galera, deve querer saber mais sobre a carreira e também das possibilidades que o mercado oferece. Isso, pra além da sala de aula.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa, existem várias áreas de atuação do pedagogo. Contudo, apesar do cenário de crise, elas estão cheias de oportunidades. Todas esperando por você. Dessa forma, se tem interesse pelo campo e quer fazer a diferença na educação, não deixe de conferir!

1. Sala de aula

Em primeiro lugar, a gente tem a boa e velha sala de aula. Inicialmente, essa área de atuação tradicional pode parecer limitante. Porém, é um dos ambientes mais desafiadores. Afinal, quem faz faculdade de Pedagogia pode ser docente na Educação Infantil, mas também pode lecionar séries iniciais. Dá ainda pra atuar em processos de alfabetização e educação de jovens e adultos.

2. Gestão escolar

Ainda dentro da escola, você pode atuar em cargos de direção e coordenação. Essas são funções de gestão que exigem responsabilidade. Além do mais, muito jogo de cintura! Eles são essenciais. Isso, tanto na administração quanto no acompanhamento pedagógico de todo o ambiente escolar.

3. Educação Especial

Hoje em dia, está crescendo a procura por profissionais especializados em Educação Especial, geralmente com pós-graduação em Pedagogia. Essa é uma área de ensino focada em ações pedagógicas pra estudantes com necessidades especiais. Por aqui, entram alunos com deficiência física ou mental. Porém, também existem aqueles superdotados e com altas habilidades.

4. Psicopedagogia

Essa é uma das áreas de atuação do pedagogo. Ela estuda de perto processos de ensino e aprendizagem. Por isso, é possível identificar vários transtornos e dificuldades. Isso porque eles interferem na educação de crianças, jovens e adultos. Portanto, são usados conhecimentos diversos. Entre eles, a gente pode citar a Psicologia. Assim, ela ajuda a analisar o comportamento e hábitos do estudante.

5. Tecnologia pedagógica

Muitos desenvolvedores de programas precisam do pedagogo. Afinal, são jogos virtuais e programas educativos. Dessa forma, o profissional ajuda na construção de soluções digitais que são efetivas pro processo de ensino-aprendizagem. Claramente, sobretudo o público infantil se beneficia.

6. Mercado editorial

Além disso, várias editoras elaboram materiais didáticos e outros conteúdos lúdicos. Por isso, existem muitos profissionais da área de Pedagogia que trabalham em editoras. É um campo muito promissor! Isso porque há uma alta procura no mercado. Mas isso também por conta da necessidade de produzir com qualidade.

7. Pedagogia hospitalar

Por fim, as instituições de saúde têm alas infantis que precisam do apoio da Pedagogia. São crianças e adolescentes internados que precisam desse acesso à educação. Nesse contexto, o pedagogo é responsável por prestar atendimento personalizado. Ele foca, por exemplo, em atividades recreativas.

Então, viu só quantas possibilidades de áreas de atuação do pedagogo? Se você gosta de ensinar e quer fazer carreira na educação, estas são ótimas chances de começar. Portanto, comece a trilhar uma jornada de sucesso. Enfim, faça o que ama e tenha um retorno profissional positivo!

Gostou de conhecer algumas das áreas de atuação do pedagogo? Então, conheça a graduação online em Pedagogia da Faculdade Descomplica e comece a cursar agora mesmo!