• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Áreas da saúde: conheça 5 opções de atuação profissional

Nem só de Medicina vivem os estudantes que querem se dedicar aos estudos relacionados às áreas da saúde. Isso porque as opções são diversas e possibilitam que cada um escolha a alternativa que mais lhe agrada profissionalmente.

Se você deseja se dedicar à carreira, mas não sabe qual caminho seguir, o Descomplica te ajuda! Neste texto você vai conferir quais são as principais áreas da saúde, bem como formas de iniciar ou consolidar sua carreira.

Quer saber mais? Então vem com a gente pra acompanhar todas essas informações valiosas.

áreas da saúde – profissional da saúde segurando um estetoscópio

5 áreas da saúde para você considerar

Se você chegou até aqui é porque quer escolher uma das áreas da saúde pra trabalhar, certo?! Então bora pras informações que você não tem tempo a perder!

1. Psicologia

Nem só de medicina vivem os estudantes que querem se dedicar às áreas da saúde. A Psicologia é a principal indicação pra aqueles que querem entender a mente humana.

O curso de Psicologia dura de quatro a cinco anos e, se você está preocupado com o mercado de trabalho, fique tranquilo! Isso porque a saúde mental tem ganhado cada vez mais relevância (e ainda bem!).

2. Biomedicina

Outra alternativa pra quem deseja trabalhar com saúde é seguir carreira na Biomedicina. Porém, antes de seguir, é importante que você saiba que o curso não tem muito a ver com a medicina em si.

No caso da Biomedicina, a principal atuação dos profissionais está relacionada aos aspectos científicos, ou seja, o biomédico é aquele que quebra a cabeça dentro dos laboratórios pra analisar exames e descobrir diagnósticos, por exemplo.

3. Enfermagem

A Enfermagem é uma das principais opções da áreas da saúde, especialmente por oferecer diversas possibilidades aos estudantes.

Como o enfermeiro é o profissional que mais tem contato com os pacientes, é importante que você realmente goste de lidar e cuidar de pessoas.

4. Farmácia

Se o contato direto com os pacientes não é o seu forte, que tal se dedicar ao curso de Farmácia?! Nesse caso, a atuação do profissional se dá no interior dos laboratórios, onde se estudam fórmulas de medicamentos, cosméticos e outros.

Assim como a Psicologia, o curso de Farmácia dura cerca de cinco anos e oferece um mercado de trabalho bem atrativo.

5. Medicina

Por fim, não podemos deixar de citar o curso de Medicina. Apesar de ser a mais tradicional entre as áreas da saúde, essa opção é bastante atrativa.

Os seis anos de estudo costumam trazer bons resultados aos estudantes que verdadeiramente gostam e querem exercer a profissão. Ah, e mais uma coisa: dentro da Medicina você pode se especializar em centenas de áreas.

E aí? Já escolheu? Escolher uma profissão não é uma tarefa simples, não é mesmo?! Como tudo na vida, é preciso tomar uma decisão.

A principal orientação é que você pesquise bastante antes de optar por um caminho. A boa notícia é que a internet está repleta de informações que facilitam sua vida.

áreas da saúde – pessoa sentada na sala, acenando para o computador

Como iniciar sua carreira nas áreas da saúde?

Como você pôde perceber, a diversidade de áreas da saúde abrem um leque gigantesco de opções, não é mesmo?! 

Entretanto, pra começar, é essencial que você dê o primeiro passo. E é claro que, pra isso, você deve contar com uma instituição de ensino de qualidade.

O Descomplica surgiu exatamente pra ajudar estudantes que desejam alavancar sua carreira. Por isso, nossos cursos são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e totalmente on-line.

Oferecemos mais de 90 opções de cursos em diversas áreas da saúde pra que você começar a construir seu futuro agora mesmo. Conheça todas as oportunidades disponíveis e vem com a gente!